Como organizar o consultório odontológico? Confira nossas dicas!

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Saiba por que é importante organizar o consultório odontológico

Ao abrir uma nova clínica, existem muitos pontos que necessitam de atenção, como por exemplo comprar os equipamentos que serão utilizados. Mas, além disso, é indispensável organizar o consultório odontológico.

Afinal, de nada adianta prestar um bom serviço ao paciente mas deixar isso de lado. Por isso, nós realizamos este artigo sobre como organizar o consultório odontológico e qual a importância disso.

Organizar o consultório odontológico é um ponto considerado chave para o sucesso da clínica, tendo em vista que ela gera a primeira impressão ao paciente.

Contudo, não se trata apenas de organizar os documentos da sua clínica, mas sim de instrumentos, fichas e realizar uma revisão do estoque para, principalmente, oferecer um bom atendimento para os pacientes.

E se você deseja saber mais sobre como manter o consultório organizado, confira neste artigo tudo o que separamos sobre este assunto.

Por que é Importante Organizar o Consultório Odontológico?

Mas afinal, você sabe o que faz a organização ser tão importante?

Por meio desse hábito é possível melhorar quatro pontos do consultório, que mostram a relevância desse ato:

  1. Aumento na produtividade, uma vez que você sabe onde se encontra cada ferramenta necessária em um atendimento;
  2. Mostra para o paciente que o tratamento é feito de forma profissional e com alta qualidade. Lembre-se que a primeira impressão que a pessoa tira é o que fará ela retornar ou não ao seu consultório;
  3. É um ponto fundamental para poder controlar melhor as finanças, para isso tenha em vista quanto é recebido e quanto é gasto mensalmente para manter a clínica funcionando;
  4. Proporciona uma liberação de espaço.

Para este último ponto, no entanto, a nossa recomendação é que os documentos sejam guardados de forma digital, por meio de um notebook, ao invés de em armários, caso este seja o caso.

Para isso, pode ser utilizado algum software disponível, que com certeza irá auxiliar na organização da clínica odontológica.

Dicas para Organizar da Melhor Maneira

Algumas dúvidas que surgem quando se fala neste assunto são:

  • Como organizar fichas de pacientes odontológicos?
  • Como organizar prontuário odontológico?
  • De que modo categorizar os instrumentos?
  • É possível manter a organização do consultório odontológico? Como?

Sendo assim, confira as nossas dicas:

  1. Pense na primeira impressão que o paciente terá ao chegar em seu consultório, além de uma boa decoração e da limpeza;
  2. Separe, categorize e identifique os instrumentos e produtos por qual é o uso (ortodontia, limpeza, implantes, etc), fator que dá maior velocidade para encontrá-los quando necessário;
  3. As fichas dos pacientes devem ser prioridade e por isso deve haver muito cuidado com ela, a recomendação é organizá-las em ordem alfabética para ajudar na procura pela documentação ou então de maneira digital;
  4. Evite panfletos e papéis em excesso no consultório, afinal isso dificulta a organização e limpeza local;
  5. Tenha uma agenda com os horários de consultas e telefones dos pacientes, caso possível, e confirme as consultas;
  6. Analise o estoque pelo menos uma vez por mês, verificando datas de validade e quantidade de produtos disponíveis;
  7. Evite o acúmulo de coisas antigas que estão sem uso;
  8. Mantenha na mesa apenas o que for realmente necessário e tiver uso;
  9. Assim que utilizar algo, guarde de volta no local que ele deve estar.
  10. Delegue funções de organização para os funcionários da clínica, envolvendo-os no processo de manter tudo arrumado.

Seguindo as nossas indicações é possível que você consiga melhorar o trabalho feito durante o dia, assim como aumenta a possibilidade de fidelizar pacientes.

Como eu Posso Manter a Organização?

Para que a organização seja mantida, existe apenas um passo fundamental, que é justamente o de arrumar o consultório constantemente.

A preferência é que seja no tempo entre as consultas e ao final do dia de trabalho, para garantir aumento da produtividade no dia seguinte.

Por isso, a recomendação é evitar ter um atendimento logo após o outro. Afinal, neste período é possível deixar o espaço bom para que o próximo paciente se sinta à vontade.

De toda forma, lembre-se sempre que a organização é um processo contínuo e que deve ser feito sempre que possível!

Sendo assim, agora que você já sabe como organizar o consultório odontológico, que tal investir tempo em realizar isso e cuidar para que o seu espaço continue arrumado?

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.