Confira aqui como o profissional precisa se capacitar para atuar na área da odontologia veterinária
Você gosta da área da odontologia? Mas, você também é apaixonado pelos animais? Então, que tal conhecer a odontologia veterinária? Assim você consegue juntar duas paixões e ser um profissional de sucesso.
Neste artigo iremos tirar todas as suas dúvidas sobre a odontologia veterinária. Vamos começar?
A odontologia veterinária é uma área da medicina veterinária. O profissional cuida da saúde bucal dos animais.
A odontologia veterinária também é conhecida como odontoveterinária. E, os profissionais desse ramo são chamados de dentista veterinário.
Formação acadêmica
Antes de você se tornar um dentista veterinário, você precisa se formar em medicina veterinária. Mas, por que isso?
A resposta é simples: a odontologia veterinária é uma especialidade da medicina veterinária. Então, é como se a odontoveterinária fosse uma pós-graduação.
Por isso, você deve ter o diploma em veterinária. O curso é de bacharel e dura 5 anos. Na faculdade, você aprenderá a cuidar e tratar animais de pequeno porte até grandes animais silvestres.
É preciso fazer o estágio supervisionado. E, no final de algumas faculdades, é preciso que o estudante faça um TCC, também conhecido como trabalho de conclusão de curso.
A grade vai variar de uma faculdade de medicina veterinária para a outra. Além disso, pode mudar de ano para ano também. No entanto, as matrizes estipuladas pelo Ministério da Educação (MEC) devem ser respeitadas e cumpridas.
Assim, há conteúdos que devem ser obrigatoriamente ensinados em todas as faculdades. No entanto, o nome dado a disciplina pode variar. Algumas matérias da grade curricular são:
- Biologia;
- Cirurgia Veterinária Básica;
- Anatomia dos Animais;
- Estatística;
- Morfologia dos Animais;
- Parasitologia;
- Nutrição Básica;
- Genética;
- Química; e
- Microbiologia.
Depois de se forma em medicina veterinária, chegou a hora de escolher a sua especialização! Caso você opte pela odontoveterinária, você precisa fazer um curso de pós-graduação lato sensu e stricto sensu.
O curso de odontologia veterinária tem duração de 500 horas e precisa ser aprovado pelo Ministério da Educação (MEC).
Durante as aulas, você irá estudar anatomia, fisiologia, patologia e terapia direcionados para a cavidade bucal dos animais.
No curso você desenvolverá o conhecimento sobre materiais e técnicas usadas na área da odontoveterinária. Quando completar o curso, você já está apto para atuar na área!
Como posso atuar na odontologia veterinária?
Assim como a odontologia voltada para os humanos, a odontoveterinária também é dividida em subdivisões. Assim, o profissional dentro da odontologia veterinária pode atuar nas seguintes especialidades:
- Clínico geral: o profissional faz cuidados básicos com a higiene oral, como limpezas, restaurações, extração de dentes e a colocação de próteses;
- Especialista em dentística: o dentista restabelece a forma e a função do dente a partir de clareamentos e correções estéticas;
- Endodontista: o profissional foca em doenças na raiz e polpa dos dentes;
- Ortodontista: o dentista usa aparelhos para correção da posição dos dentes, e também de problemas de crescimento; e
- Periodontista: trabalha com gengiva e ossos da boca.
No entanto, há muitas outras especialidades dentro da odontologia veterinária. Por isso, pesquise e escolha a especialização que mais combina com você.