Odontologia do Sono está apta para tratar diversos distúrbios

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

A Odontologia do Sono é uma área pouco conhecida, mas que produz tratamentos bastante proveitosos

Após a conclusão do curso de Odontologia, o dentista pode procurar uma especialização, que são diversas. Uma delas, e que muita gente não conhece, é a Odontologia do Sono.

Você pode estar pensando: “Odontologia do sono? O que o sono tem a ver com a odontologia? Será que conseguirei parar de roncar com um tratamento dessa área?” E a resposta é: sim, essa especialidade está apta a fazer um tratamento antirronco!

A Odontologia do Sono é uma especialidade que capacita os profissionais para que eles tratem problemas de obstrução da respiração durante o sono, além de outras disfunções pertinentes ao assunto. Esse ramo atua dentro da Medicina do Sono, que agrupa diversas áreas da saúde que trabalham nesse tipo de diagnóstico.

Afinal, por ser um campo bastante complexo, é necessário de uma equipe multidisciplinar especializada. Essa equipe envolve otorrinolaringologistas, psicólogos, endocrinologistas, pneumologistas, cardiologistas, nutricionistas, fonoaudiólogos, nutrólogos, neurologistas e dentistas.

Problemas tratados pela Odontologia do Sono

Apneia do sono é um dos problemas tratados pela Odontologia do Sono

Os problemas que a dentista do sono cuida são:

  • Ronco;
  • Apneia obstrutiva do sono;
  • Síndrome da resistência das vias aéreas superiores;
  • Bruxismo do sono;
  • Dor orofacial do sono.

Conhecimentos da Odontologia do Sono

Conhecimentos que o dentista do sono deve ter

O profissional que quiser trabalhar com a especialidade deve ter os seguintes conhecimentos:

  • Compreender a fisiologia relacionada com o sono, bem como sua comunicação com o bem-estar físico, mental e metabólico;
  • Quais são os distúrbios do sono;
  • Quais são os exames clínicos para diagnosticar as doenças;
  • Saber planejar os tratamentos dos problemas;
  • Quais são as indicações clínicas e cirúrgicas.

Para trabalhar com a Odontologia do Sono

Para trabalhar com a Odontologia na Medicina do Sono

O profissional que desejar exercer a profissão deverá se licenciar por meio de curso de capacitação, habilitação e credenciamento.

A carga horária do curso varia de 40 a 50 horas, dependendo do local que fornece a especialização.

É importante que, depois da conclusão, o dentista requisite seu credenciamento junto à Associação Brasileira do Sono (Absono).

Infelizmente, a área ainda não é muito explorada pelos dentistas. Para se ter uma ideia, existem apenas 11 especialistas em Odontologia na Medicina do Sono na cidade de São Paulo, número que foi confirmado até a data de publicação deste artigo (ele pode ser verificado no próprio site da Absono).

Tratamentos realizados pelo dentista

Aparelho intraoral é recomentado como tratamento para ronco

Dependendo do distúrbio diagnosticado, poderá ser realizada a cirurgia ortognática, colocado o aparelho intraoral ou recomendado o uso da placa de bruxismo.

Cirurgia ortognática

A cirurgia ortognática é uma técnica para reposicionar os maxilares. Não trata-se de um procedimento isolado, ou seja, faz parte de um processo de tratamento ortodôntico para otimizar a posição dos ossos maxilares.

O profissional indicado para efetuar a cirurgia é o especialista em traumatologia e cirurgia bucomaxilofacial.

Aparelho intraoral

O aparelho intraoral tem o intuito estabilizar a mandíbula para que não haja uma interrupção da passagem de ar. Ele serve como tratamento para ronco e apneia do sono.

Placa de bruxismo

O bruxismo é o ato inconsciente de apertar ou ranger os dentes constantemente. Esse hábito parafuncional pode ocorrer tanto durante o dia quanto durante a noite.

A disfunção ainda não possui um tratamento efetivo.

No entanto, existe um método para diminuir o desgaste gerado nos dentes. O dentista especialista em Odontologia do Sono recomendará o uso de uma placa de proteção dentária usada enquanto o paciente dorme. A pessoa também pode tomar relaxantes musculares para ajudar.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.