A Odontologia do Sono é uma área pouco conhecida, mas que produz tratamentos bastante proveitosos
Após a conclusão do curso de Odontologia, o dentista pode procurar uma especialização, que são diversas. Uma delas, e que muita gente não conhece, é a Odontologia do Sono.
Você pode estar pensando: “Odontologia do sono? O que o sono tem a ver com a odontologia? Será que conseguirei parar de roncar com um tratamento dessa área?” E a resposta é: sim, essa especialidade está apta a fazer um tratamento antirronco!
A Odontologia do Sono é uma especialidade que capacita os profissionais para que eles tratem problemas de obstrução da respiração durante o sono, além de outras disfunções pertinentes ao assunto. Esse ramo atua dentro da Medicina do Sono, que agrupa diversas áreas da saúde que trabalham nesse tipo de diagnóstico.
Afinal, por ser um campo bastante complexo, é necessário de uma equipe multidisciplinar especializada. Essa equipe envolve otorrinolaringologistas, psicólogos, endocrinologistas, pneumologistas, cardiologistas, nutricionistas, fonoaudiólogos, nutrólogos, neurologistas e dentistas.
Problemas tratados pela Odontologia do Sono
Os problemas que a dentista do sono cuida são:
- Ronco;
- Apneia obstrutiva do sono;
- Síndrome da resistência das vias aéreas superiores;
- Bruxismo do sono;
- Dor orofacial do sono.
Conhecimentos da Odontologia do Sono
O profissional que quiser trabalhar com a especialidade deve ter os seguintes conhecimentos:
- Compreender a fisiologia relacionada com o sono, bem como sua comunicação com o bem-estar físico, mental e metabólico;
- Quais são os distúrbios do sono;
- Quais são os exames clínicos para diagnosticar as doenças;
- Saber planejar os tratamentos dos problemas;
- Quais são as indicações clínicas e cirúrgicas.
Para trabalhar com a Odontologia do Sono
O profissional que desejar exercer a profissão deverá se licenciar por meio de curso de capacitação, habilitação e credenciamento.
A carga horária do curso varia de 40 a 50 horas, dependendo do local que fornece a especialização.
É importante que, depois da conclusão, o dentista requisite seu credenciamento junto à Associação Brasileira do Sono (Absono).
Infelizmente, a área ainda não é muito explorada pelos dentistas. Para se ter uma ideia, existem apenas 11 especialistas em Odontologia na Medicina do Sono na cidade de São Paulo, número que foi confirmado até a data de publicação deste artigo (ele pode ser verificado no próprio site da Absono).
Tratamentos realizados pelo dentista
Dependendo do distúrbio diagnosticado, poderá ser realizada a cirurgia ortognática, colocado o aparelho intraoral ou recomendado o uso da placa de bruxismo.
Cirurgia ortognática
A cirurgia ortognática é uma técnica para reposicionar os maxilares. Não trata-se de um procedimento isolado, ou seja, faz parte de um processo de tratamento ortodôntico para otimizar a posição dos ossos maxilares.
O profissional indicado para efetuar a cirurgia é o especialista em traumatologia e cirurgia bucomaxilofacial.
Aparelho intraoral
O aparelho intraoral tem o intuito estabilizar a mandíbula para que não haja uma interrupção da passagem de ar. Ele serve como tratamento para ronco e apneia do sono.
Placa de bruxismo
O bruxismo é o ato inconsciente de apertar ou ranger os dentes constantemente. Esse hábito parafuncional pode ocorrer tanto durante o dia quanto durante a noite.
A disfunção ainda não possui um tratamento efetivo.
No entanto, existe um método para diminuir o desgaste gerado nos dentes. O dentista especialista em Odontologia do Sono recomendará o uso de uma placa de proteção dentária usada enquanto o paciente dorme. A pessoa também pode tomar relaxantes musculares para ajudar.