Confira a importância da odontologia miofuncional para a saúde bucal
Um grande perigo no nosso crescimento é o desenvolvimento facial incorreto e as más oclusões. E o dentistas especializado em odontologia miofuncional tem um papel importante nesses casos.
A odontologia miofuncional utiliza aparelhos intra bucais com o máximo de conforto e segurança para o paciente. Além disso, os avanços tecnológicos ajudaram a trazer tratamentos mais completos.
A odontologia miofuncional é uma especialidade que se dedica à reabilitar disfunções orofaciais.
Os profissionais mais indicados para corrigir os hábitos miofuncionais, que levam às disfunções orofaciais, são: ortodontistas, odontopediatras, ortopedista facial e ortopedista funcional dos maxilares.
Odontologia miofuncional e disfunções orofaciais
Como vimos, essa especialidade traz tratamentos, como a terapia miofuncional, para corrigir hábitos miofuncionais. Entre eles estão:
- Respiração bucal; e
- Postura incorreta da língua;
Assim, a partir da reeducação da musculatura e da ortodontia miofuncional, os tratamentos conseguem direcionar o crescimento correto da composição do complexo crânico-cérvico-mandibular.
Além disso, ajudam no nivelamento e também no alinhamento dos dentes.
Assim, pacientes de todas as idades podem notar a diminuição dos efeitos das disfunções orofaciais. Entre elas estão:
- Bruxismo: é o ato inconsciente de apertar ou ranger os dentes constantemente de forma rítmica. Esse hábito parafuncional pode ocorrer tanto durante o dia quanto durante a noite;
- Ronco: é um ruído causado pela obstrução das vias respiratórias. Ela dificulta a passagem de ar e promove vibrações que originam o ronco enquanto dormimos.
- Apneia: é um distúrbio do sono grave. Ele faz a pessoa parar de respirar, durante alguns segundos, em diversos períodos à noite. A apneia do sono, como também é chamada, é dividida em: apneia obstrutiva do sono e apneia do sono central;
- Alterações na articulação temporomandibular: alteração em toda a movimentação do maxilar inferior. Pode ser considerada um distúrbio temporomandibular; e
- Deglutição atípica: é uma alteração na movimentação da língua e de outros músculos da boca enquanto realizam o ato de engolir alimentos.
Formação acadêmica
Caso você tenha se interessado pela área, que tal se tornar um profissional especializado?
Dentro da faculdade de odontologia, o futuro profissional estuda estruturas bucais, como os dentes, a boca e os ossos da face.
No ambiente universitário, é ensinado como fazer prevenção, diagnósticos e tratamentos de doenças orais. Ainda, o estudo pode ser focado em questões estéticas.
A duração do curso de odontologia é de 5 anos, com todos os cursos presenciais. As aulas práticas são iniciadas no segundo ano da faculdade.
Em todas as instituições, o estágio é obrigatório para a formação. E, no final de todo o curso, é preciso que o estudante faça um TCC, também conhecido como trabalho de conclusão de curso.
Caso você opte por fazer o curso em uma instituição privada, a maioria delas custa em média R$1700,00 por mês. Mas, fique atento para as bolsas universitárias e programas de financiamento.
Quando você finalizar a faculdade e já estar com seu diplomas, você pode atuar como um dentista generalista. Assim, atendimentos clínicos e tratamentos que são básicos serão a sua área de atuação.
Mas, e a odontologia miofuncional? É preciso que você faça cursos para ter uma especialização na área. Uma pós-graduação é ideal.