Odontologia conservadora recupera função e estética do dente

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Especialidade odontológica visa evitar a extração dentária

Atualmente, os avanços na área da odontologia permitem que sejam feitas próteses muito naturais para a substituição de dentes perdidos. Contudo, não há nada tão precioso quanto nossa arcada dentária original, não é mesmo? Por isso, os tratamentos da odontologia conservadora também são importantes.

Você sabe o que é odontologia conservadora e quais são suas principais técnicas?

Odontologia conservadora é a especialidade odontológica que visa proporcionar ao paciente tratamentos menos invasivos.

Isso significa que a especialidade procura manter a estrutura dental do paciente o mais próximo possível da original, evitando procedimentos drásticos como a extração dentária.

Desse modo, os principal objetivo do tratamento conservador é restaurar o tecido destruído, a função e a estética dentária.

Quais as principais técnicas utilizadas na odontologia conservadora?

Obturação Dentária

Os tratamentos contra a cárie dentária são umas das principais técnicas de odontologia conservadora.

A obturação no dente é necessária quando existe a perda de tecidos duros. Esses tecidos têm como finalidade proteger e amortecer os dentes a cada mastigada.

Em geral, essa perda está associada com o desenvolvimento de uma cárie nos dentes. Contudo, ela também pode acontecer devido a um desgaste ou uma fratura.

Dessa maneira, a cárie destrói a dentina e o esmalte do dente.

Após a remoção da cárie, o profissional da odontologia pode optar por colocar material de obturação na cavidade que ali ficou.

Nesses casos, os dois produtos mais usados são o amálgama de prata e a resina. O mais vantajoso é a resina, porque possui uma coloração esbranquiçada e não fica aparente. Já o amálgama, por ser prateado, ganha destaque no sorriso do paciente.

Tratamentos Endodônticos

Em casos mais graves de cárie dentária, por exemplo, se torna necessária a realização de tratamentos endodônticos.

Isso porque a ação das bactérias atinge a polpa dentária, e esse tipo de tratamento objetiva a extração dela. Outros possíveis motivos para o comprometimento da polpa são traumas ou fraturas dentárias.

Também conhecido como tratamento de canal, esse procedimento consiste no esvaziamento do dente e preenchimento com materiais de restauração.

Ainda, também é comum inserir uma coroa sobre o dente para restaurar seu formato e dar uma aparência natural.

Tratamentos Para o Bruxismo

Basicamente, o bruxismo é o hábito involuntário de ranger os dentes durante a noite. Essa disfunção pode ser extremamente prejudicial para os dentes, uma vez que provoca seu desgaste.

No intuito de conservar os dentes, a especialidade se utiliza de dispositivos feitos em acrílico que diminuem a intensidade do ranger e protegem os elementos da arcada dentária.

Técnicas Preventivas

Não existe melhor maneira de manter seus dentes conservados do que evitar que alguma desordem os afete, não é mesmo? Por isso, as técnicas da odontologia preventiva também fazem parte da odontologia conservadora.

Esse ramo da odontologia atua na prevenção de doenças orais. Ainda, o profissional dessa especialidade realiza procedimentos de manutenção da saúde bucal do paciente.

Outra função do profissional da prevenção odontológica é orientar o paciente em relação às melhores maneiras de cuidar de sua saúde bucal.

É importante ressaltar que, para a realização eficiente do tratamento de prevenção odontológica ou da odontologia conservadora, é necessário que o paciente faça visitas regulares ao dentista.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira é cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Possui especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Também é professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilofacial e Harmonização Orofacial e voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA Brasil). Com o registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 52860, Valdir integra a equipe odontológica do Instituto Bernal e Oliveira, que está localizado na Avenida dos Imarés, 572A - Indianópolis, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2021

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.