DENTISTAS

Odontologia biológica é ramo inovador no mercado

Odontologia biológica é ramo inovador no mercado

Área da odontologia une procedimento terápicos aos tradicionais

Com a evolução de técnicas e procedimentos odontológicos, novos modos de pensar a profissão surgem. Um deles, e que vem recebendo destaque ultimamente, é a odontologia biológica.

Você conhece a odontologia biológica?

Odontologia biológica é um novo tipo de tratamento utilizado nos consultórios. Ela visa associar os procedimentos odontológicos às novas tecnologias e a uma visão mais ampla da saúde do paciente.

Desse modo, ela também pode receber o nome de odontologia holística ou odontologia integrativa.

Objetivos da Odontologia Biológica

Esse novo ramo da odontologia tem como principal objetivo a busca por maneiras seguras e pouco tóxicas de realizar os tratamentos dentários.

Além disso, também é levada em consideração a individualidade de cada pessoa. Isso significa que os efeitos de um procedimento odontológico no organismo de um indivíduo são avaliados antes de sua realização.

Por isso, o dentista biológico opta por procedimentos menos invasivos, traumáticos ou tóxicos para melhor a saúde bucal do paciente.

Desse modo, a área inovadora combina tecnologias sofisticadas com as diretrizes da terapia multidisciplinar, incluindo:

  • Medicina Ortomolecular;
  • Medicina Pós-Genômica;
  • Fitoterapia;
  • Nutrição;
  • Homotoxicoterapia;
  • Terapia Neural;
  • Medicina Funcional.

Técnicas da Odontologia Biológica

Abordagem individualizada

Uma das principais características da odontologia natural é a abordagem individualizada. Consiste em levar em consideração o organismo e as características pessoais do indivíduo para a realização de procedimentos.

Dessa maneira, para ampliar o sucesso dessa etapa, também é incluída a participação pessoal do paciente. Isso significa que métodos de autocuidado e mudanças de hábitos estão inclusos e servem de base para o tratamento.

Diagnóstico diferenciado

Para o diagnóstico de possíveis doenças ou desequilíbrios, o dentista holístico alia as técnicas tradicionais, comumente utilizadas em consultórios odontológicos, com métodos eletrônicos e fisiológicos.

Como exemplos de métodos utilizados durante o diagnóstico na odontologia holística, podemos citar:

  • A iridologia;
  • O exame da língua;
  • A análise da saliva;
  • A microscopia da gota de sangue;
  • A biorressonância;
  • O mineralograma.

Assim, eles visam localizar problemas que dificilmente seriam reconhecidos através de exames comuns. Além disso, permitem que, posteriormente, sejam tomadas medidas preventivas ao desenvolvimento de possíveis alterações.

Tratamento biológico

O tratamento biológico utiliza recursos terapêuticos aliado a atitudes benéficas que o próprio indivíduo pode tomar para potencializar o processo de cura e a capacidade natural do corpo de auto regulação.

Desse modo, os profissionais que atuam nessa área são desfavoráveis ao uso de amálgama em restaurações dentárias e da fluoretação da água. Além disso, preferem abordagens não cirúrgicas para doenças gengivais.

Procedimentos da Odontologia Biológica

Entre alguns dos procedimentos realizados na odontologia natural, podemos citar:

  • Procedimentos restauradores e estéticos – para a realização desses procedimentos, os profissionais procuram não utilizar componentes contaminadores ou agressivos ao organismo.
  • Remoção de amálgama – procedimentos para remoção segura de amálgama são realizados pelos profissionais da odontologia natural. Isso porque os profissionais não são favoráveis ao uso desse material rico em mercúrio e que, posteriormente a sua colocação, pode acarretar malefícios para a saúde do paciente. A amálgama é um metal que pode ser encontrado algumas restaurações dentárias ou obturações.
  • Periodontia – nesse ramo da odontologia, os problemas que atingem a região da gengiva e tecidos próximos são realizados com técnicas biológicas e oxidativas em conjunto com os tratamentos tradicionais e popularmente conhecidos.
  • Odontologia preventiva – os procedimentos que visam evitar o desenvolvimento de problemas da saúde bucal também estão inclusos no novo ramo. Além disso, a mudança de hábitos e o estímulo à uma vida saudável fazem parte do papel do profissional.
  • Tratamento de dor orofacial – a odontologia biológica visa tratar desconfortos e dores orofaciais utilizando de algumas técnicas como a ozonoterapia e a acupuntura.
ACESSO RÁPIDO
    Rodrigo Venticinque
    Rodrigo Venticinque é graduado pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e especialista em Prótese e Reabilitação Oral Integrativa, Biofísica Quântica, Biorressonância Aplicada e Ortomolecular. Possui pós-graduação em Estética Dental e Reabilitação Oral, com certificação em Remoção Segura da Amálgama e Odontologia Biológica pela Academia Internacional de Medicina Oral e Toxicologia. Também é professor de pós-graduação em Biofísica e Ortobiomolecular da QuantumBio e atua nas áreas de Ozonioterapia, Odontologia Sistêmica, Sedação Consciente com Óxido Nitroso e Hipnose. Além disso, Rodrigo possui registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 52860 e é diretor da Clínica Venticinque Odontologia Biológica e Integrativa, que fica na Rua dos Chanés, 505 - Moema, São Paulo - SP.

    Leia também