PACIENTES

Odontologia para bebês previne doenças e complicações

Odontologia para bebês previne doenças e complicações

Importante área da odontopediatria, conta com cuidados específicos dos pais com os filhos

Muitos pais não sabem que é preciso cuidar da saúde bucal dos filhos desde pequenos. Se possível, até mesmo antes de seu nascimento. Por isso, há profissionais especializados em odontologia para bebês.

Envolvendo diversos cuidados, a odontologia para bebês é extremamente importante para que as crianças não tenham, no futuro, diversas doenças relacionadas à má saúde bucal.

Odontologia para bebês envolve tratamentos específicos para a idade de cada criança em questão e, principalmente, cuidados e atenção dos pais com os filhos.

Pré-natal na Odontologia para Bebês

Junto com todos os acompanhamentos médicos feitos pelas futuras mamães, é importante ainda que as gestantes frequentem o dentista para cuidar bem de sua saúde bucal.

Durante esse período, elas irão receber as primeiras orientações da odontopediatria sobre os cuidados bucais do seu bebê.

Problemas de saúde durante a gestação podem levar à futura formação de defeitos nos dentes do bebê. Dessa forma, a saúde bucal da mãe está diretamente relacionada com a segurança da saúde bucal da criança.

Por isso, deve ficar clara a importância de ir com frequência ao dentista e manter uma boa higiene bucal durante a gravidez também.

A alimentação nessa fase deve suprir as necessidades do corpo da mãe e do bebê em formação. Por isso, escolher alimentos frescos, naturais e ricos em vitaminas, cálcio e fibras é importante.

Também é indicado fugir dos alimentos com açúcar, pelo menos durante o período de gestação. 

Levar o bebê ao odontopediatra por volta de 6 meses ou, no máximo, até 1 ano, é importante. Essa consulta será o primeiro contato da criança com os cuidados bucais e será realizado o primeiro exame odontológico.

Cuidando da Higiene Bucal do Bebê

Antes dos primeiros dentes começarem a nascer, é importante manter a gengiva do bebê sempre limpa, realizando tal limpeza com o simples uso de uma gaze úmida.

Esse procedimento deve ser feito de leve ao menos uma vez ao dia, começando a criar então uma rotina de cuidados. Desse modo, a hora do banho pode ser o momento perfeito!

Assim que o primeiro dente nascer, a limpeza já deve ser feita por um adulto, com uma escova de cabo longo e cabeça pequena. Deve-se utilizar a pasta de dente em pequena quantidade, ao menos duas vezes ao dia.

O ideal é sempre questionar o odontopediatra na consulta odontológica para bebês a respeito do uso de creme dental com flúor, o que pode ser importante na prevenção de cárie.

De qualquer forma, existe ainda um manual de odontologia para bebês, aonde o Ministério da Saúde fala sobre a importância do flúor nos primeiros dentes.

É indicado que a escovação seja sempre manuseada por um adulto prestando atenção na escovação. Assim, evitando que a criança engula uma quantidade perigosa de pasta.

Quando os demais dentes nascerem, será possível observar se a criança tem os dentes bem juntos. Se for o caso, é importante usar o fio dental pelo menos uma vez ao dia.

Qual a importância da odontologia para bebês?

Começar um tratamento odontológico o mais cedo possível pode evitar que seu filho contraia doenças periodontais e tenha outras complicações. Por exemplo:

  • Erosão dental, o desgaste acentuado do dente;
  • Cárie dental;
  • Doença periodontal, sendo a gengivite no começo e podendo evoluir para uma periodontite;
  • Oclusopatias, uma alteração no encaixe dos dentes e/ou arcadas;
  • Traumatismos orais, devido a quedas e batidas na boca.

É importante não desistir, pois essa fase pode ser um pouco difícil e irritante para os recém-nascidos.

Porém, a odontologia para bebês e a saúde bucal estão em jogo! Torne esse momento mais divertido para seu filho e aos poucos ele irá se acostumar e, no futuro, lhe agradecer.

ACESSO RÁPIDO
    Rodrigo Venticinque
    Rodrigo Venticinque é graduado pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e especialista em Prótese e Reabilitação Oral Integrativa, Biofísica Quântica, Biorressonância Aplicada e Ortomolecular. Possui pós-graduação em Estética Dental e Reabilitação Oral, com certificação em Remoção Segura da Amálgama e Odontologia Biológica pela Academia Internacional de Medicina Oral e Toxicologia. Também é professor de pós-graduação em Biofísica e Ortobiomolecular da QuantumBio e atua nas áreas de Ozonioterapia, Odontologia Sistêmica, Sedação Consciente com Óxido Nitroso e Hipnose. Além disso, Rodrigo possui registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 52860 e é diretor da Clínica Venticinque Odontologia Biológica e Integrativa, que fica na Rua dos Chanés, 505 - Moema, São Paulo - SP.

    Leia também