Odontologia para bebês previne doenças e complicações

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Importante área da odontopediatria, conta com cuidados específicos dos pais com os filhos

Muitos pais não sabem que é preciso cuidar da saúde bucal dos filhos desde pequenos. Se possível, até mesmo antes de seu nascimento. Por isso, há profissionais especializados em odontologia para bebês.

Envolvendo diversos cuidados, a odontologia para bebês é extremamente importante para que as crianças não tenham, no futuro, diversas doenças relacionadas à má saúde bucal.

Odontologia para bebês envolve tratamentos específicos para a idade de cada criança em questão e, principalmente, cuidados e atenção dos pais com os filhos.

Pré-natal na Odontologia para Bebês

Junto com todos os acompanhamentos médicos feitos pelas futuras mamães, é importante ainda que as gestantes frequentem o dentista para cuidar bem de sua saúde bucal.

Durante esse período, elas irão receber as primeiras orientações da odontopediatria sobre os cuidados bucais do seu bebê.

Problemas de saúde durante a gestação podem levar à futura formação de defeitos nos dentes do bebê. Dessa forma, a saúde bucal da mãe está diretamente relacionada com a segurança da saúde bucal da criança.

Por isso, deve ficar clara a importância de ir com frequência ao dentista e manter uma boa higiene bucal durante a gravidez também.

A alimentação nessa fase deve suprir as necessidades do corpo da mãe e do bebê em formação. Por isso, escolher alimentos frescos, naturais e ricos em vitaminas, cálcio e fibras é importante.

Também é indicado fugir dos alimentos com açúcar, pelo menos durante o período de gestação. 

Levar o bebê ao odontopediatra por volta de 6 meses ou, no máximo, até 1 ano, é importante. Essa consulta será o primeiro contato da criança com os cuidados bucais e será realizado o primeiro exame odontológico.

Cuidando da Higiene Bucal do Bebê

Antes dos primeiros dentes começarem a nascer, é importante manter a gengiva do bebê sempre limpa, realizando tal limpeza com o simples uso de uma gaze úmida.

Esse procedimento deve ser feito de leve ao menos uma vez ao dia, começando a criar então uma rotina de cuidados. Desse modo, a hora do banho pode ser o momento perfeito!

Assim que o primeiro dente nascer, a limpeza já deve ser feita por um adulto, com uma escova de cabo longo e cabeça pequena. Deve-se utilizar a pasta de dente em pequena quantidade, ao menos duas vezes ao dia.

O ideal é sempre questionar o odontopediatra na consulta odontológica para bebês a respeito do uso de creme dental com flúor, o que pode ser importante na prevenção de cárie.

De qualquer forma, existe ainda um manual de odontologia para bebês, aonde o Ministério da Saúde fala sobre a importância do flúor nos primeiros dentes.

É indicado que a escovação seja sempre manuseada por um adulto prestando atenção na escovação. Assim, evitando que a criança engula uma quantidade perigosa de pasta.

Quando os demais dentes nascerem, será possível observar se a criança tem os dentes bem juntos. Se for o caso, é importante usar o fio dental pelo menos uma vez ao dia.

Qual a importância da odontologia para bebês?

Começar um tratamento odontológico o mais cedo possível pode evitar que seu filho contraia doenças periodontais e tenha outras complicações. Por exemplo:

  • Erosão dental, o desgaste acentuado do dente;
  • Cárie dental;
  • Doença periodontal, sendo a gengivite no começo e podendo evoluir para uma periodontite;
  • Oclusopatias, uma alteração no encaixe dos dentes e/ou arcadas;
  • Traumatismos orais, devido a quedas e batidas na boca.

É importante não desistir, pois essa fase pode ser um pouco difícil e irritante para os recém-nascidos.

Porém, a odontologia para bebês e a saúde bucal estão em jogo! Torne esse momento mais divertido para seu filho e aos poucos ele irá se acostumar e, no futuro, lhe agradecer.

Rodrigo Venticinque

Rodrigo Venticinque

Graduado pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e especialista em Prótese e Reabilitação Oral Integrativa, Biofísica Quântica, Biorressonância Aplicada e Ortomolecular. Pós-graduado em Estética Dental e Reabilitação Oral, com certificação em Remoção Segura da Amálgama e Odontologia Biológica pela Academia Internacional de Medicina Oral e Toxicologia. Professor da pós-graduação em Biofísica e Ortobiomolecular da QuantumBio. Também atua nas áreas de Ozonioterapia, Odontologia Sistêmica, Sedação Consciente com Óxido Nitroso e Hipnose. Diretor da clínica Venticinque Odontologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!