Conheça os impactos da obesidade na saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Descubra como se livrar dessa doença e prevenir diversos problemas de saúde

A obesidade é uma doença extremamente perigosa. Ela pode desencadear a aparição de diversos problemas de saúde.

A questão é que além de aumentar os riscos de problemas cardiovasculares, de diabetes e hipertensão, a obesidade também está associada a algumas doenças infecciosas de nossa boca.

A obesidade é definida como o acúmulo de gordura em nosso corpo, causado quase sempre por um consumo excessivo de calorias em nossa alimentação.

Essas calorias são superiores ao valor utilizado por nosso organismo para sua manutenção e realização das diversas atividades rotineiras.

O excesso de gordura corporal pode levar ao desenvolvimento de diabetes tipo 2, doenças do coração, pressão alta, artrite, apnéia e derrame.

No Brasil, mais metade da população adulta é considerada acima do peso ideal.

Esses quilinhos a mais na balança correspondem a fatores de risco para doenças crônicas. Elas são responsáveis por mais de 70% dos óbitos em nosso país.

Assim, é bom que você perca peso mesmo que não esteja se sentindo mal de imediato. É difícil mudar seus hábitos alimentares e fazer exercícios. Mas quando existe um prévio planejamento, fica mais fácil conseguir.

Obesidade x Saúde Bucal

Mas você sabe quais são os efeitos da obesidade na saúde dos dentes?

Bom, a obesidade predispõe o indivíduo a problemas bucais, como a doença periodontal, erosão dentária relacionada ao refluxo gastresofágico, cárie dentária e xerostomia.

Ela tem sido bastante relacionada com a severidade da doença periodontal. Essa anomalia pode apresentar valores alarmantes em pacientes obesos mórbidos indicados à cirurgia bariátrica.

A elaboração de um protocolo de atenção à saúde, envolvendo a saúde bucal dos pacientes obesos e bariátricos é essencial para que o cirurgião-dentista possa prevenir, orientar e tratar esses pacientes.

As doenças periodontais são resultados de infecções crônicas e inflamatórias de baixo grau.

Elas ainda podem agravar inflamações em curso de órgãos bem distante, Isso ocorre quando bactérias bucais são levadas a outros órgãos através da corrente sanguínea.

A doença periodontal é um processo patológico de caráter inflamatório que atinge os tecidos periodontais.

Assim, ela afeta a gengiva, podendo progredir com processos de destruição das estruturas que suportam os dentes. Essa é a principal causa de perda total ou parcial de dentes em adultos.

Assim, em indivíduos submetidos à cirurgia bariátrica, se o tecido ósseo da maxila e mandíbula for afetado, poderá levar a perda dentária por comprometimento do periodonto de sustentação.

Com isso, o resultado da cirurgia pode ser afetado. Uma vez o paciente não terá capacidade mastigatória adequada, ele começa a deglutir alimentos não triturados. Assim, a digestão acaba sendo dificultada.

Portanto, é recomendado que um paciente obeso mórbido candidato à cirurgia bariátrica, seja submetido ao tratamento e acompanhamento odontológico.

Isso serve para prevenir que os problemas bucais não prejudiquem o resultado final da cirurgia

Como posso me prevenir

A melhor maneira de manter a forma e, consequentemente a saúde, é realizando exercícios físicos e se alimentando de forma correta. O ideal é realizar pelo menos 150 minutos de atividades físicas semanais.

Além disso, você deve seguir alguns hábitos alimentares, tais como:

  • Invista nas frutas, legumes e vegetais;
  • Prefiro alimentos integrais aos refinados;
  • Evite alimentos como biscoitos, bolachas e refeições prontas. Elas são ricas em açúcar, sódio e gorduras – tudo o que sua filha ou filho não pode comer em exagero;
  • Limite o consumo de bebidas adoçadas, incluindo os sucos industrializados. Essas bebidas são muito calóricas e oferecem poucos ou nenhum nutriente;
  • Reduza o número de vezes em que a família vai comer fora, especialmente em restaurantes de fast-food.

Seguindo essas dicas você pode manter problemas de obesidade distantes. Isso propicia uma melhor qualidade de vida e preveni doenças crônicas e bucais.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.