Noma é uma doença degenerativa extremamente grave

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

A anomalia costuma afetar principalmente crianças de até 6 anos de idade e, se não for tratada, pode ser fatal

Noma é uma doença degenerativa grave, conhecida também como cancro oral ou estomatite gangrenosa.

A noma ainda foi apelidada de doença da fome, uma vez que atinge diversas crianças subnutridas e com maus hábitos de higiene na região da África Subsaariana.

Noma é um processo gangrenoso bastante intenso, responsável por danificar os tecidos moles da região facial do indivíduo acometido.

Principais causas da Noma e seus sintomas

A grande verdade é que ainda não foi descoberta uma causa exata para essa infecção. No entanto, estudos indicam que as bactérias Fusobacterium necrophorum e Prevotella intermedia estejam diretamente relacionadas ao surgimento da estomatite gangrenosa.

Além das bactérias e da má nutrição, podemos indicar alguns elementos que desencadeiam a anomalia:

  • Higiene oral inadequada;
  • Saneamento básico ineficiente;
  • Ingestão de água não potável;
  • Ocorrência recente de outra doença;
  • Distúrbio de imunodeficiência, como a AIDS;
  • Deficiência de vitaminas A e B;
  • Sarampo;
  • Tuberculose;
  • Escarlatina;
  • Idade — crianças abaixo de 6 anos estão mais propensas a contrair a doença.

Agora iremos falar um pouco sobre a relação do cancro oral com a nossa saúde bucal, o que é bastante visível ao observarmos seus sintomas.

A noma causa a destruição da membrana que reveste a nossa boca e os tecidos ao redor dela. Por ser progressiva, a anomalia é extremamente perigosa.

Com o passar do tempo, caso não seja tratada, ela pode afetar as gengivas e os revestimentos internos de nossa bochecha.

Fora isso, o processo infeccioso promove a liberação de um fluido altamente fétido, causando mau hálito nos pacientes afetados. Ainda é possível que a pessoa sinta muita dor.

Com a progressão da doença, ela tende a afetar outras regiões e provocar até mesmo a morte dos tecidos moles e duros, ocasionando em perda dentária e deformidade facial.

Diagnóstico e tratamento da Noma

Um exame físico normalmente é o necessário para identificar a infecção no paciente, já que, como dissemos, a doença é extremamente notável a olho nu.

Em seguida, o profissional indicará ao paciente as regiões afetadas pelo cancrum oris e qual o estágio da doença.

A partir disso é possível traçar o planejamento para o melhor recurso terapêutico. Tudo começa com a prescrição de alguns suplementos alimentares para nutrir corretamente o paciente.

Nessa fase, o médico pode recomendar que a pessoa consuma alguns antibiótico específicos, como ciproflaxocino, doxicicilina e flagyl. É importante ressaltar que medicamentos só devem ser ingeridos mediante a prescrição profissional.

Na maioria dos casos, a cirurgia plástica é necessária. Ela tem como objetivo remover os tecidos destruídos, reconstruir as partes afetadas e reabilitar as funções da mandíbula e da cavidade bucal do paciente.

Quando o tratamento é bem efetuado, as chances de cura são bastante grandes. O único empecilho são as cicatrizes que o paciente levará para o resto de sua vida.

Vale lembrar que se o crescimento da noma não for contido rapidamente, a anomalia pode levar a criança a desenvolver complicações mais severas ou até mesmo ser fatal.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.