Nifedipino: qual sua relação com a odontologia? Descubra!

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Tratando a pressão alta, nifedipino é prescrito por profissionais de diversas áreas da saúde

A hipertensão é uma doença que atinge muitas pessoas, seja ela de origem hereditária ou desenvolvida ao longo da vida. O nifedipino é um dos medicamentos recomendados nesse tratamento.

Entre os remédios controlados, o nifedipino é muito eficaz. Ele atua principalmente em diversas situações e acidentes envolvendo a saúde vascular.

Nifedipino é a substância ativa presente no nioxil. É um fármaco bloqueador dos canais de cálcio utilizado como hipotensor, vasodilatador e tocolítico.

É indicado em casos de hipertensão arterial sistêmica e pulmonar, angina de peito estável e na prevenção de parto prematuro.

Para Que Serve o Nifedipino?

Como já citamos, a principal função desse medicamento é para o tratamento da pressão alta e da doença coronária, a angina de esforço.

Uma de suas opções é a nifedipina em gel. Ou ainda o medicamento em capsulas, que nesse formato, é indicado para:

  • Doença arterial coronária: angina do peito crônica estável (angina de esforço), angina do peito vasoespástica (angina de Prinzmetal e angina variante);
  • Hipertensão essencial;
  • Crise hipertensiva.

É preciso cautela com seu uso em pacientes com hipertensão essencial ou angina do peito crônica estável.

Isso porque quando tratados com as formas de liberação rápida de Nifedipino 10mg, existe chance de ocorrer aumento dependente da dose no risco de complicações.

Por isso, ele somente deve ser utilizado para tratamento desses pacientes em questão se nenhum outro medicamente for apropriado para o caso.

Funcionamento do Nifedipino

Sua atividade mais importante é a de dilatar os vasos sanguíneos, diminuindo assim a resistência ao fluxo do sangue.

Dessa forma, possibilita que o sangue consiga correr livremente pelas artérias. Ou seja, fazendo com que diminua a pressão arterial.

O tratamento da pressão alta diminui o risco de ocorrerem complicações no coração, no cérebro e nos vasos sanguíneos.

O nifedipino serve também para tratar a dor no peito conhecida como angina do peito. Essa substância ativa faz com que chegue mais sangue ao coração.

Ainda sim, por ser um medicamento relativamente forte e que atua em uma importante área do corpo, possui algumas contraindicações. São elas:

  • Casos de hipersensibilidade ao composto ou um dos excipientes;
  • Choque cardiovascular;
  • Na gravidez antes da vigésima semana e durante a amamentação;
  • Em cápsulas de liberação imediata, é contraindicado em angina do peito instável e nas quatro semanas iniciais após infarto.

Qual a Relação do Nifedipino Com a Odontologia?

Embora seja muito usado no tratamento de várias complicações cardiovasculares como já citamos, na odontologia o medicamento não tem as melhores consequências.

É comum que o cirurgião-dentista observe em pacientes que fazem uso do Nifedipino uma alteração na gengiva, mais precisamente, um crescimento gengival.

Esse aumento da gengiva influenciado por medicamentos é caracterizado pelo crescimento excessivo do tecido
gengival circunjacente à região das papilas interdentais.

Dessa forma, as consultas de caráter preventivo são fundamentais para os indivíduos que apresentam risco de desenvolver esta alteração gengival.

Assim como sempre lembramos também da importância do diagnóstico certeiro e precoce. Ambos podem melhorar consideravelmente o prognóstico do paciente.

É importante ressaltarmos que o Nifedipino é um medicamento forte e que deve ser usado somente sob prescrição médica. A automedicação pode trazer sérios problemas à saúde.

Ramiro Murad
Ramiro Murad
Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.