DENTISTAS

Neuralgia do auriculotemporal provoca fortes dores no paciente

Neuralgia do auriculotemporal provoca fortes dores no paciente

Entenda quais são os sintomas e as principais formas de tratamento para a doença

Dores orofaciais são um grande incômodo para qualquer pessoa. E, seu diagnóstico e tratamento se tornam ainda mais difíceis quando ela é desencadeada por uma neuralgia do auriculotemporal.

O interessante é que o nervo localizado nessa região não é tão afetado pela neuralgia do auriculotemporal. A lesão mais comum nessa parte do corpo é Síndrome de Frey.

Neuralgia do auriculotemporal é uma disfunção que provoca fortes dores nos tecidos moles e mineralizados localizados em nossa cavidade oral e na face.

O mais comum é que ocorra a neuralgia do auriculotemporal primária, que é a forma mais amena da doença. Entretanto, se não tratada, pode evoluir, proporcionando complicações mais graves ao paciente.

Sobre a Neuralgia do Auriculotemporal

A neuralgia do auriculotemporal é uma condição relativamente rara. Entretanto, ao desenvolvê-la, o paciente pode enfrentar uma série de sintomas bastante incômodos.

Entre eles, é comum a DTM, uma disfunção grave que acomete a articulação temporomandibular. Assim, geralmente, a pessoa sente fortes dores na mandíbula, dentes e tecidos periodontais.

Isso se deve ao fato dessa disfunção ocasionar a má oclusão dentária. Como consequência, pode gerar o apinhamento dentário, ou em casos mais graves, provocar a mordida cruzada.

O problema pode parecer simples, mas com o passar do tempo pode levar ao desgaste elevado dos dentes e até mesmo a perda da estrutura dentária.

Além disso, o apinhamento pode dificultar a higienização, facilitando o surgimento de outras anomalias orais como cárie dentária e gengivite.

Outro fator importante e que deve ser citado, é que a doença geralmente tem início a partir de uma disfunção temporomandibular leve, que quase não é percebida pelo indivíduo acometido.

Entretanto, somente essa leve movimentação mandibular já é o suficiente para comprimir o nervo auriculotemporal contra a parede medial da fossa mandibular, gerando muitos incômodos e dor no músculo auricular posterior.

Portanto, a lesão deve ser tratado o mais rápido possível. E é sobre isso que iremos falar agora. Acompanhe!

Como Tratar a Neuralgia do Auriculotemporal?

Não existe um tratamento específico para a anomalia. O ideal é que o profissional se concentre, principalmente, em aliviar a pressão no nervo atingido para melhorar as dores do paciente.

Assim, o ideal é tratar a DTM que desencadeou o problema e evolui junto com ele. Geralmente, os procedimentos para tratar o problema envolvem apenas técnicas para o alívio de seus sintomas.

Entretanto, nesse caso, fazer apenas isso não seria o suficiente. Logo, não adianta realizar compressas ou até mesmo tomar remédios, pois a dor voltaria assim que o efeito passasse.

Dessa maneira, o recomendado para curar de vez o problema é uma intervenção cirúrgica para recompor as partes afetadas da mandíbula.

Somente assim é possível curar a neuralgia do auriculotemporal. O dentista encarregado pelo procedimento ainda deve ficar atento ao estado do nervo auriculotemporal.

Caso ele esteja muito prejudicado, o paciente deverá ser encaminhado para um profissional especializado, que poderá resolver a neuralgia do auriculotemporal da melhor maneira possível, recuperando seu bem-estar.

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também