Nervo nasopalatino e palatino maior: o que você precisa saber

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O nervo nasopalatino está associado aos dentes anteriores da arcada dentária superior

O palato é o nosso céu da boca. Ele é formado pelo palato duro e pelo mole, separa a cavidade bucal da nasal e sua coloração é rosada. A região é bastante inervada. Dessa forma, é importante que o dentista conheça sua anatomia. Nesse artigo, falaremos sobre o nervo nasopalatino.

O nervo nasopalatino está acoplado dentro do osso maxilar, que abrange a arcada dentária superior.

O nervo nasopalatino é responsável por inervar o palato duro, ou seja, a parte anterior do céu da boca, na região dos dentes incisivos e caninos.

Caminho do Nervo Nasopalatino

Ele é um ramo do nervo do trigêmeo, que é sensitivo e controla as sensações da face, entrando por meio do forame esfenopalatino.

A partir disso, penetra a parte de cima da cavidade nasal, bem embaixo do seio esfenoidal. Isso permite que ele atinja o septo. Depois, atravessa o periósteo e a membrana mucosa da parte inferior do septo.

Para alcançar o palato, desce pelo canal incisivo se comunicando com o nervo incisivo e com o nervo palatino maior.

O nervo nasopalatino municia as estruturas palatinas que circundam os dentes incisivos centrais, incisivos laterais e caninos da arcada dentária superior.

Bloqueio anestésico do nervo nasopalatino

Para anestesiar o nervo nasopalatino, o dentista terá de se atentar à porção anterior do palato duro, bem na área rugosa atrás dos incisivos centrais.

Em seguida, aplicará um anestésico tópico por se tratar de uma anestesia traumática.

O profissional irá localizar a papila incisiva e fazer a punção lateralmente à ela utilizando uma agulha curta.

O fluido anestésico deverá ser injetado ate que se consiga obter uma diminuição da irrigação sanguínea do local.

Sobre o Nervo Palatino maior

O nervo palatino maior inerva o palato duro na região dos dentes caninos e molares superiores.

Ele é um ramo do nervo do trigêmeo que conduz fibras sensitivas do nervo maxilar e fibras parassimpáticas do nervo do canal pterigoideo.

Depois de descer pelo canal palatino maior, aparece no palato duro pelo forame que carrega o nome do canal citado anteriormente e a atravessa o sulco do palato, quase atingindo os dentes incisivos.

Abastece o tecido gengival, a membrana mucosa e as glândulas do palato duro. Além disso, se comunicando com os filamentos terminais do nervo nasopalatino.

No canal pterigopalatino, liberta ramos nasais posteriores inferiores laterais que invadem a cavidade nasal por meio de aberturas no osso palatino. Ramifica-se em cima da concha nasal inferior e dos meatos médios e inferiores.

Saindo do canal, um ramo palatino é compartilhado com as superfícies do palato mole.

Bloqueio Anestésico do Nervo Palatino Maior

A área anestesiada será a região posterior do palato duro até o primeiro pré-molar.

Primeiramente, aplica-se anestésico tópico. O dentista deverá ter como ponto de referência próximo ao ápice do segundo molar;

A agulha é injetada a partir do lado oposto, formando um ângulo reto com o local.

Por fim, administre o fluido anestésico até conseguir a isquemia.

Em resumo, conhecer a anatomia dos nervos da maxila, como o nervo nasopalatino e o palatino maior, permite que o dentista tenha mais destreza para realizar os procedimentos odontológicos.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.