Nanodiamantes poderão ser usados em tratamentos de canal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Partículas de carbono são exploradas na área odontológica

Conforme a ciência evolui, novas descobertas criam novas perspectivas de tratamentos odontológicos. Recentemente, a comunidade científica descobriu que os nanodiamantes podem ser aliados no tratamento de canais radiculares e eficientes contra a osteonecrose.

A expectativa é que os nanodiamantes poderão ajudar os cientistas, os médicos e os dentistas a superar os desafios de várias áreas dos cuidados de saúde, como a cicatrização da lesão na saúde oral. Mas você sabe o que são os nanodiamantes?

Nanodiamantes são pequenas partículas de carbono, com um tamanho de cerca de cinco nanômetros de diâmetro, impossíveis de se ver a olho nu. Essas partículas são cobertas de facetas, similar a uma bola de futebol.

Quais benefícios os nanodiamantes podem trazer para a odontologia?

Os nanodiamantes são partículas formadas como subprodutos da refinação e mineração de diamante. A implementação da nanotecnologia na área da saúde vem sendo amplamente explorada em diversos tratamentos, como na medicina regenerativa, no tratamento do câncer e na odontologia.

O estudo responsável pela investigação com nanodiamantes foi conduzido pela UCLA School of Dentistry e mostrou alguns benefícios dessas partículas na área odontológica, como:

  1. Tratamento de canal;
  2. Regeneração óssea.

Nanodiamantes no tratamento de canal

Um dos materiais mais comuns usados no tratamento de canal é a guta percha. Sua função é proteger o canal desinfectado das bactérias que causam infiltração e infecção nos dentes.

A guta percha é um material maleável e biocompatível, sendo o tratamento padrão na endodontia. Contudo, durante o tratamento ela pode partir-se ou criar bolsas de espaço, dando uma brecha para a infecção bacteriana.

O estudo, que recebeu o nome de “Compósitos de Biomateriais de Nanodiamante e Guta Percha para tratamento do Canal Radicular”, sugere que o nanodiamante aprimorado com guta percha pode apresentar mais vantagens se comparada à guta-percha convencional.

A combinação dos dois materiais mostrou-se mais resistente ao encolhimento e à rutura. Além disso, a adição de amoxicilina pode impedir o crescimento bacteriano na região.

Os estudos prosseguirão pelos próximos anos, a fim de otimizar a formulação do material de nanodiamante e de inciar os ensaios clínicos.

Nanodiamantes na regeneração óssea

Essas micropartículas também foram eficazes na promoção do crescimento ósseo e na durabilidade dos implantes dentários em pacientes acometidos pela osteonecrose.

A osteonecrose causa a morte de células ósseas devido o interrompimento de seu suprimento de sangue. Quando o local atingido está perto de uma articulação, é possível que os movimentos sejam restringidos ou até mesmo impedidos.

Essa é uma condição que pode afetar o maxilar e a mandíbula, reduzindo a qualidade de vida do paciente e impedindo-o de efetuar tarefas simples, como comer ou falar.

Quando a perda óssea fica perto dos implantes dentários, a condição pode levar à falha do implante. O tratamento convencional nesse caso é feito de forma cirúrgica invasiva, por meio da inserção de uma esponja que administra proteínas no local, promovendo a regeneração do osso.

Assim, o estudo, que recebeu o nome de “A Liberação de Multi-proteína por Nanodiamantes Promove Formação Óssea”, relatou que os nanodiamantes podem ser mais eficientes na liberação dessas proteínas, além de ser um procedimento muito menos invasivo que o convencional, já que serão inseridos por injeção ou enxaguante bucal.

O estudo também demostrou que os nanodiamantes atuam por um período maior no tratamento da osteonecrose, pois suas proteínas são liberadas de forma mais lenta.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!