O que é Guta Percha? E como é usada na Odontologia?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Presente em diferentes elementos, acabou sendo substituída com o tempo por outro tipo de material

Muitas das substâncias, medicamentos e outras composições são extraídas das árvores e suas seivas. A guta percha é um exemplo! Mas você deve estar se perguntando: o que é a guta percha e qual sua relação com a odonto?

Sua relação na odontologia é com procedimentos que envolvem obturações. Desse modo, a guta percha sempre foi e, ainda é utilizada recorrentemente pelos cirurgiões-dentista.

Guta percha é um gênero de árvores Palaquium, da família Sapotaceae. Além disso, é ainda o nome que se da ao produto natural de látex, produzido a partir da seiva extraída dessas árvores.

Mais precisamente a partir de Palaquium Guta.

O que é Guta Percha?

É preciso ressaltar que o látex extraído da guta percha não é o mesmo que a borracha. Apesar de serem materiais parecidos, com cor e textura similares, a guta não tem a mesma elasticidade que a borracha.

Todo esse material é extraído das espécies Mimusops Balata e Mimusops Huberi.  Ambas essas vegetações se encontram em Sumatra e nas Filipinas ou na floresta amazônica.

Uma curiosidade sobre essa substância é que ela vem de árvores relacionadas ao sapotizeiro. Essa é a vegetação da qual se extrai a resina usada nas tão conhecidas e adoradas gomas de mascar.

Como é Feita a Manipulação da Guta Percha?

No caso da odontologia, existe um passo a passo ao manipular esses materiais obturadores dos canais radiculares. Dessa forma, o que deve ser feito é:

  1. Preparar o canal radicular;
  2. Limpar e secar o canal e aplicar o selante na parede do canal radicular com pontas de papel;
  3. Selecionar a guta de acordo com as características do canal preparado;
  4. Irrigá-la com solução de NaOCl 5,25% para desinfecção;
  5. Inserir a guta no canal no comprimento;
  6. Inserir as gutas acessórias no canal com o auxílio do condensador;
  7. Confirmar se o preenchimento está completo através de um raio-x.

É importante lembrar que essa manipulação somente deve ser feita por pessoas especializadas na área odontológica, em local arejado e seco.

Quais os Diferentes Tipos?

Existem cinco variações de gutas que costumam ser utilizadas cada uma com sua devida funcionalidade e importância. São elas:

  1. Gutas acessórias
  2. Guta Percha para sistema manual
  3. Gutas para sistema reciprocante
  4. Guta Percha para sistema rotatório
  5. Solventes de gutas

Tirando os quatro primeiros itens, somente o último, o solvente, é um outro tipo de substância utilizada na remoção e certos tipos de preparação das gutas.

Relação com a Odontologia

O que envolve a relação entre a guta e a odontologia é o fato de que ela é muito utilizado em obturação e moldagens dentárias. Porém, seu uso diminuiu com o surgimento de plásticos e resinas sintéticas.

Além disso, ela também é usada durante terapia do canal radicular. Dessa forma, é o material que mais é escolhido para obturar ou preencher o espaço vazio dentro da raiz. Por isso, a guta percha para endodontia é tão eficaz.

Finalmente, saber utilizar de forma apropriada a guta percha permite com o que o canal seja selado muito bem, tornando-o impermeável à líquidos e bactérias.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!