Músculo temporoparietal está localizado na face

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entre os principais músculos que compõem a cabeça, é responsável por expressões de susto e terror

São muitos os músculos que fazem parte da região da nossa face. Cada um deles tem funções especificas, e os cirurgiões-dentistas precisam ter conhecimento sobre eles, como o  músculo temporoparietal.

Por mais que não tenha uma relação direta com a boca, o músculo temporoparietal possui uma importante função juntamente com todos os outros que compõem a anatomia da face.

Músculo Temporoparietal é uma vasta lâmina muito delgada que se localiza em nossa fossa temporal.

Você já tomou um susto assistindo filme de terror? Se surpreendeu com algo e de pronto franziu as sobrancelhas? Pois bem, esse músculo é o responsável por criar tal expressão.

Principais Características do Músculo Temporoparietal

Assim como já citamos anteriormente neste mesmo artigo, de forma geral, esse músculo temporoparietal o responsável pelas expressões de surpresa. Porém, não é só isso. Entre suas características, temos:

  • Origem: fáscia temporal e pele da região temporal;
  • Inserção: borda lateral da aponeurose epicrânica
  • Inervação: nervo Facial (VII);
  • Ação: movimenta o escalpo e traciona para trás as têmporas. Combina-se com o occiptofrontal para enrugar a fonte e ampliar os olhos. (expressão de medo e de horror).

Essas quatro características não são as mesmas e apresentam cada um desses aspectos diferentes de acordo com cada um dos músculos. Dessa forma, cada um é responsável por uma ação e tem origens diferentes.

Por ser um músculo comum da cabeça, o profissional que analisa qualquer tipo de problema ou inflamação no mesmo é o Neurologista. Porém, em casos menos graves, um clínico geral pode avaliar o quadro do paciente.

Quando combinado com o músculo conhecido por occipitofrontal, é o momento em que ambos acabam então enrugando a fronte e ampliando a região dos olhos. Assim ocorre a expressão de medo e horror.

Músculo Temporoparietal e a Fossa Temporal

O temporoparietal é um músculo que está ligado aos músculos da mímica facial. Esses são então os responsáveis pelas expressões faciais.

Ele é um músculo da face que está presente e completamente ligado a fossa temporal. Que nada mais é que uma depressão na região temporal, além de ser um dos maiores marcos anatômicos do crânio.

Dessa forma, ela se localiza então na região que está superior à fossa infratemporal, que está localizada abaixo do arco zigomático. Algumas das características que envolvem essa fossa e seus ossos, são:

  • Limites – superior e posteriormente: linha temporal superior; Inferior: arco zigomático; Anterior: processo frontal do zigoma e o processo zigomático do osso frontal;
  • Músculo – músculo temporal;
  • Vasos sanguíneos – artéria temporal superior e veia temporal superior;
  • Nervos – ramo do nervo mandibular; Ramos anterior e posterior do nervo temporal profundo; Nervo auriculotemporal; Ramos temporais do nervo facial

Dessa forma, é importante lembrarmos que cada uma dessas estruturas possui então particularidades que realizam funções de extrema importância.

Assim como o músculo temporoparietal, todos os músculos da cabeça realizam ações essenciais para o bom funcionamento do corpo humano. Manter uma boa rotina de exames e garantir que ele esteja bem é fundamental!

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.