Entre os principais músculos que compõem a cabeça, é responsável por expressões de susto e terror
São muitos os músculos que fazem parte da região da nossa face. Cada um deles tem funções especificas, e os cirurgiões-dentistas precisam ter conhecimento sobre eles, como o músculo temporoparietal.
Por mais que não tenha uma relação direta com a boca, o músculo temporoparietal possui uma importante função juntamente com todos os outros que compõem a anatomia da face.
Músculo Temporoparietal é uma vasta lâmina muito delgada que se localiza em nossa fossa temporal.
Você já tomou um susto assistindo filme de terror? Se surpreendeu com algo e de pronto franziu as sobrancelhas? Pois bem, esse músculo é o responsável por criar tal expressão.
Principais Características do Músculo Temporoparietal
Assim como já citamos anteriormente neste mesmo artigo, de forma geral, esse músculo temporoparietal o responsável pelas expressões de surpresa. Porém, não é só isso. Entre suas características, temos:
- Origem: fáscia temporal e pele da região temporal;
- Inserção: borda lateral da aponeurose epicrânica
- Inervação: nervo Facial (VII);
- Ação: movimenta o escalpo e traciona para trás as têmporas. Combina-se com o occiptofrontal para enrugar a fonte e ampliar os olhos. (expressão de medo e de horror).
Essas quatro características não são as mesmas e apresentam cada um desses aspectos diferentes de acordo com cada um dos músculos. Dessa forma, cada um é responsável por uma ação e tem origens diferentes.
Por ser um músculo comum da cabeça, o profissional que analisa qualquer tipo de problema ou inflamação no mesmo é o Neurologista. Porém, em casos menos graves, um clínico geral pode avaliar o quadro do paciente.
Quando combinado com o músculo conhecido por occipitofrontal, é o momento em que ambos acabam então enrugando a fronte e ampliando a região dos olhos. Assim ocorre a expressão de medo e horror.
Músculo Temporoparietal e a Fossa Temporal
O temporoparietal é um músculo que está ligado aos músculos da mímica facial. Esses são então os responsáveis pelas expressões faciais.
Ele é um músculo da face que está presente e completamente ligado a fossa temporal. Que nada mais é que uma depressão na região temporal, além de ser um dos maiores marcos anatômicos do crânio.
Dessa forma, ela se localiza então na região que está superior à fossa infratemporal, que está localizada abaixo do arco zigomático. Algumas das características que envolvem essa fossa e seus ossos, são:
- Limites – superior e posteriormente: linha temporal superior; Inferior: arco zigomático; Anterior: processo frontal do zigoma e o processo zigomático do osso frontal;
- Músculo – músculo temporal;
- Vasos sanguíneos – artéria temporal superior e veia temporal superior;
- Nervos – ramo do nervo mandibular; Ramos anterior e posterior do nervo temporal profundo; Nervo auriculotemporal; Ramos temporais do nervo facial
Dessa forma, é importante lembrarmos que cada uma dessas estruturas possui então particularidades que realizam funções de extrema importância.
Assim como o músculo temporoparietal, todos os músculos da cabeça realizam ações essenciais para o bom funcionamento do corpo humano. Manter uma boa rotina de exames e garantir que ele esteja bem é fundamental!