DENTISTAS

Músculo corrugador do supercílio indica expressão de sofrimento

Músculo corrugador do supercílio indica expressão de sofrimento

Entenda um pouco mais sobre essa estrutura e os outros músculos faciais

Você por acaso já ouviu falar sobre os músculos periorbitais? Tratam-se de estruturas capazes de modificar o formato dos nossos olhos. Entre eles, podemos citar o músculo corrugador do supercílio.

Trata-se de um mecanismo muito importante, localizado na região das pálpebras. O músculo corrugador do supercílio auxilia na proteção dos olhos contra lesões e luz excessiva.

Músculo corrugador do supercílio é um músculo com origem na região medial da margem supra orbital. Ele traciona medialmente as nossas sobrancelhas, produzindo rugas verticais na glabela.

Em outras palavras, ele é responsável por nos deixar com cara de mal. Deixando nosso supercílio inclinado. Sua inserção ainda ocorre na extremidade lateral dessa região.

Para muitos, o corrugador do supercílio ainda pode indicar uma expressão de dor ou sofrimento. Assim, quando o paciente passa por algum processo dolorido e incômodo, ele pode forçar a região.

Função dos Músculos Periorbitais e do Músculo Corrugador

Como já dissemos anteriormente, os músculos periorbitais são responsáveis por alterar o formato de nossos olhos. O principal e mais importante entre eles é o orbicular dos olhos, que circunda os olhos, atuando como um esfincter.

Uma vez que alteram o formato da região ocular, estas estruturas podem mexer com as nossas pálpebras.

Assim, elas ficam encarregadas de proteger os nossos olhos do sol ou de partículas externas.

Além disso, o conjunto dessas ferramentas ainda efetua um serviço de extrema importância. Juntos, eles mantêm a córnea lubrificada e hidratada.

Como Estimular o Músculo Corrugador do Supercílio?

Para realização de um exame clínico, o profissional deve inibir o lado oposto do lado avaliado com uma pequena pressão digital na musculatura frontal e na do corrugador do supercílio.

Trata-se de um procedimento extremamente comum na realização de exames. Ainda, é necessário pedir para o paciente fazer uma expressão de “bravo” para analisar seu funcionamento e desempenho muscular.

Sobre os Músculos da Cabeça

Os músculos da face têm a particularidade de frequentemente estarem ligados a outros músculos ou até mesmo à pele.

Isso acontece por meio de suas redes gigantescas de fibras, o que permite a produção dos movimentos e expressões faciais com extrema facilidade.

É importante saber que essa musculatura altera os movimentos de outros músculos, e está diretamente relacionada com a capacidade humana de demonstrar emoções e de interagir no contexto social.

Assim, ela proporciona uma grande diversidade de expressões faciais que podemos produzir consciente e inconscientemente.

Para a odontologia, conhecer os músculos da face que estão associados ao redor da boca, ou até mesmo em outras partes do rosto, como ocorre no caso do músculo da expressão do sofrimento, é muito importante.

Isso porque alguns tratamentos odontológicos que não pretendem interferir na manutenção da tensão muscular, podem acabar provocando alterações na expressão facial e na morfologia da face.

Portanto, é fundamental que o profissional se atente a essas questões!

Agora você já conhece um pouco mais sobre o músculo corrugador do supercílio e os muitos outros presentes em nossa face. Eles desempenham um papel fundamental, auxiliando nas expressões faciais, fonação e visão.

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também