Micro-robôs têm um papel importante na odontologia?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Esse tipo de tecnologia vem sendo usada em pesquisas para a retirada da placa bacteriana

Os avanças da tecnologia impactam muitas áreas, incluindo a odontologia. Novos procedimentos, novas técnicas e equipamentos surgem todos os dias. Os micro-robôs, por exemplo, fazem parte desse crescimento.

Uma nova geração, os micro-robôs já são uma aposta de muitos dos cirurgiões-dentistas que estão por dentro das novidades e gostam da modernidade.

Os micro-robôs, como o próprio nome diz, são micro acessórios de limpeza robótica e microscópica que auxiliam na limpeza profunda e completa dos dentes.

Eles servem exatamente para alcançar lugares mais difíceis e garantir que a a sujeira seja eliminada completamente.

O Que São os Micro-Robôs?

Desenvolvido nos Estados Unidos por biólogos, dentistas e engenheiros, é uma nova tecnologia criada com o objetivo de limpar e lidar com a placa bacteriana.

Dessa forma, existem dois sistemas diferentes que servem para casos e funções distintas. São eles:

  1. Para trabalhar em superfícies;
  2. Projetado para atuar em espaços mais confinados.

No primeiro dos sistemas, esses robôs são colocados no local necessário e, com alguns movimentos removem as placas bacterianas sem grande esforço.

Já no segundo, por ser mais voltado aos espaços limitados, essa nanotecnologia permite que, por meio da formação em formato de brocas, os robôs destruam a maior parte da placa acumulada nos canais dentários.

Placa Bacteriana VS Micro-Robôs

Muitos pesquisadores conseguiram observar que, principalmente no combate às placas bacterianas, esses nano-robôs são muito úteis e trazem ótimos resultados.

Um dos principais motivos para isso, é sua habilidade de destruir o biofilme que fica acumulado na superfície dos dentes.

Apenas com uma escovação, mesmo que bem feita, essas placas são muito pegajosas e acabam grudando no dentes. Por isso, mesmo com a ajuda do fio dental e de um enxaguante bucal, pode ainda restar algo.

Como o próprio nome já diz, eles são micro, dessa forma, têm também uma maior facilidade em chegar até locais mais apertados e difíceis de alcançar, garantindo assim que nenhum resquício fique na boca.

Quais os Perigos da Placa Bacteriana?

Porém, se esses robôs foram criados somente com a intenção de acabar de vez e de uma forma efetiva com essas placas, você deve estar se perguntando: o que de tão ruim elas fazem?

A grande maioria de problemas com a saúde bucal tem como origem esse problema, como é o caso das doenças periodontais e também da cárie.

Porém, o biofilme em si, em pouca quantidade, não traz sérios riscos para a saúde da boca. O problema está em quando sai de controle e um acúmulo acontece.

Todos os tratamentos odontológicos precisam de sua devida atenção e, sempre que houver uma melhor e mais avançada opção de realizá-lo, deve ser considerada.

E assim, proporciona mais conforto tanto o paciente quanto para o profissional que está realizando os procedimentos de limpeza nos dentes.

Dessa forma, a remoção das placas bacterianas é fundamental para que essas diversas patologias possam ser então prevenidas, com a ajuda dos micro-robôs, esse trabalho ficou mais fácil para os profissionais.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.