Mecânica 4×2 é opção de tratamento durante dentição mista

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Aparelho pode fazer parte do tratamento de ortodontia interceptiva

O acompanhamento odontológico desde a infância é necessário para evitar o desenvolvimento de danos na arcada dentária. Desse modo, alguns casos podem precisar do aparelho com mecânica 4×2.

Conheça mais sobre a utilização da mecânica 4×2 na odontologia. Leia este artigo até o fim!

A mecânica 4×2 é um tipo de aparelho ortodôntico muito versátil, indicado para casos de má oclusão dentária em dentadura mista.

Dentadura mista é aquela que conta tanto com dentes decíduos, popularmente conhecidos como dentes de leite, quanto com dentes permanentes.

Sendo assim, a dentadura mista é uma característica da transição da fase da infância para a adolescência.

Características da Mecânica 4×2

Esse tipo de aparelho fixo e parcial é uma das técnicas utilizadas pela ortodontia interceptiva.

A ortodontia interceptiva visa a correção de problemas oclusais/dentais e ósseos que já se manifestam na arcada dentária do paciente. Evitando o agravamento dos mesmos e desenvolvimento de danos permanentes.

Indicações da mecânica 4×2

Primeiramente, é importante ressaltar que o profissional da odontologia deve estar sempre atento às verdadeiras condições dentárias do paciente antes de recomendar o uso do aparelho 4×2.

Isso porque o paciente jovem pode entrar no segundo período transitório.

Nessa fase, ocorre a queda dos caninos e molares decíduos, o que pode provocar alterações na estrutura dentária que desmotivam o tratamento de má oclusão.

Em geral, o aparelho com mecânica 4×2 é utilizado para promover o alinhamento e nivelamento ortodôntico em casos de:

Mordida aberta anterior após primeiro período transitório

Mordida aberta é um tipo de má oclusão dentária. Ela é caracterizada, principalmente, pela falta de contato entre os dentes inferiores e superiores da arcada dentária.

Sendo assim, ela pode afetar tanto os dentes anteriores, que se localizam à frente, quanto os dentes posteriores, localizados na parte de trás da boca.

É comum que a mordida aberta tenha relação com problemas dentários ou até mesmo com problemas no desenvolvimento da estrutura óssea do rosto da pessoa.

Apinhamento definitivo ambiental

São considerados casos de apinhamento definitivo aqueles que contam com incisivos irrompidos fora do rebordo alveolar.

Dessa maneira, não sobra espaço para seu alinhamento junto ao arco dentário.

Ainda, os casos nos quais os dentes incisivos se encontram na linha do rebordo alveolar também podem ser incluídos.

Esse apinhamento pode tanto ter causas genéticas, quanto ambientais. O apinhamento ambiental apresenta diferenças entre o tamanho dos dentes e a forma da arcada.

Diastema inter-incisivos

Diastema consiste em um espaço extra na separação entre os dentes. Seu desenvolvimento é mais comum nos dentes centrais superiores, inclusive nos incisivos.

Apesar de representar incômodo para alguns, raramente esse espaço traz grandes prejuízos para a saúde bucal. Em geral, a causa do diastema pode estar relacionada a:

  • Questões genéticas;
  • Má formação ou desenvolvimento dos dentes;
  • A falta de um dente;
  • Diferença no tamanho dos dentes;
  • Uma anomalia no tamanho do freio labial.

No caso dos diastemas interincisivos, o tratamento com aparelho 4×2 tem como objetivo o ganho de espaço para a erupção dos dentes incisivos laterais superiores.

Além disso, outros possíveis motivos para a utilização da mecânica 4×2 são: abertura de espaço na arcada dentária, retração ântero-superior, sobremordida profunda no segundo período transitório ou protrusão de incisivos superiores.

Rodrigo Venticinque

Rodrigo Venticinque

Graduado pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e especialista em Prótese e Reabilitação Oral Integrativa, Biofísica Quântica, Biorressonância Aplicada e Ortomolecular. Pós-graduado em Estética Dental e Reabilitação Oral, com certificação em Remoção Segura da Amálgama e Odontologia Biológica pela Academia Internacional de Medicina Oral e Toxicologia. Professor da pós-graduação em Biofísica e Ortobiomolecular da QuantumBio. Também atua nas áreas de Ozonioterapia, Odontologia Sistêmica, Sedação Consciente com Óxido Nitroso e Hipnose. Diretor da clínica Venticinque Odontologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.