Matriz dérmica acelular é usada para tratamentos em periodontia

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Cirurgiões dentistas usam matriz dérmica acelular como alternativa no tratamento de recessões gengivais

Existem muitas pesquisas em torno do uso de enxertos nas cirurgias periodontais. Por conta da quantidade limitada, novas soluções são testadas, como a matriz dérmica acelular (Alloderm®).

Desenvolvida inicialmente na medicina para tratar queimaduras na pele de pacientes, a matriz dérmica acelular vem apresentando resultados positivos na odontologia. Principalmente na periodontia.

Matriz dérmica acelular funciona como uma substituta para a derme (camada mais profunda da pele). É considerada um material alógeno, retirado de doadores de bancos de tecidos.

Para sua obtenção, são removidos os elementos celulares que resultam em uma matriz de colágeno e elastina.

O Que é a Matriz Dérmica Acelular?

Por ser acelular, ou seja, não conter uma estrutura celular, a MDA apresenta um dos principais benefícios que é o seu diferencial. O fato de não causar nenhum tipo de rejeição quando utilizada.

Além disso, a matriz funciona também como um arcabouço para que possa ser formada um tipo de arquitetura tecidual normal. Dessa forma, ela age como um molde para a regeneração do tecido.

É um enxerto de pele que repõe tecidos que foram perdidos em pacientes que sofreram queimaduras na derme.

Ela é obtida a partir de pele humana retirada de cadáveres. Em seguida, é processada por meio da remoção da epiderme e suas células, congelada e por fim desidratada.

Para Que Serve a MDA?

Conhecida também pelo seu nome técnico Alloderm, ela tem sido muito utilizada e apresentado ótimos resultados em alguns procedimentos específicos. São eles:

  • Preenchimento de defeitos anatômicos;
  • Aumento de lábio;
  • Enxertos em cirurgias oftálmicas;
  • Correção de defeitos em paredes abdominais;
  • Reconstrução da membrana timpânica;
  • Regeneração do septo nasal.

O principal benefício do uso desse tipo de procedimento, é que ele consegue então prevenir que ocorram reações inflamatórias em resposta ao enxerto local.

Matriz Dérmica Acelular em Periodontia

Como mencionamos anteriormente, o uso da MDA é aplicado principalmente na periodontia. Essa especialização trata do sistema de suporte e implantação dos dentes.

Os periodontistas podem diagnosticar casos de retração gengival ou perda óssea, e por isso recorrem ao uso de enxertos em certos tipos de tratamentos odontológicos.

O primeiro uso da matriz dérmica acelular foi feito no ano de 1994, e o procedimento realizado foi o de recobrimento de recessões na gengiva, muito aplicado em casos como o de retração gengival.

Além disso, fora o uso na cirurgia plástica periodontal, alguns outros processos odontológicos apresentam bons resultados a partir desse tipo de método. Podemos citar então:

  1. Aumento da faixa da gengiva que está inserida ao redor dos dentes naturais ou ainda de implantes;
  2. Enxerto para remoção de manchas melânicas;
  3. Preenchimento de defeitos anatômicos gengivais.
  4. Substituta de enxerto conjuntivo subepitelial palatino;
  5. Membrana para reconstituição de alvéolo e rebordo;
  6. Tratamento de deformidades na crista alveolar;
  7. Usada associada ao osso autógeno e/ou biomateriais.

Muitos dos profissionais da odontologia apreciam os resultados que esse procedimento com o uso de matriz dérmica acelular oferece, por isso sua utilização é tão comum, desde que surgiu como alternativa no mercado.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.