PACIENTES

Queimadura bucal pode ser tratada por estomatologista

Queimadura bucal pode ser tratada por estomatologista

Todos, ao menos uma vez na vida, passamos pelo desgosto de uma queimadura bucal

Imagine aquele seu lanche predileto. Ou aquela sopa que acabou de ficar pronta. Você dá uma abocanhada e, de repente, sente aquele calor flamejante em sua boca. Essa é a sensação de um queimadura bucal.

A queimadura bucal é intensa e normalmente se estende por dias, incomodando na hora de ingerir alimentos, principalmente se estiverem quentes. E dependendo da gravidade, deve ser tratada por um estomatologista.

A queimadura bucal é a ferida causada pelos alimentos quentes quando entram em contato com a nossa boca.  Ela é semelhante à queimadura de pele, sendo bastante sensível e ocasionando em um inchaço na região.

Se a queimadura for na língua, é comum sentir um grosseiro nela, que faz com que ela perca um pouco o paladar, voltando ao normal logo após estar totalmente curada.

Tratamento para queimadura bucal

Métodos caseiros

Alguns métodos caseiros ajudam muito a tratar as queimaduras bucais.

Primeiramente, é necessário colocar algo frio sobre a queimadura. Além da sensação de gelado agir como um calmante natural para a dor, refrescando-a, ele ajuda a diminuir o inchaço.

Mas atente-se: não coloque gelo sofre a ferida! Assim nos casos de queimadura na pele, o gelo funcionará de maneira contrária. Ao invés de acalmar a lesão, ele a estimulará, já que o gelo também queima. Um copo com água gelada é uma boa pedida.

De momento, evite ingerir alimentos ácidos, quentes e picantes. Eles só machucarão ainda mais o local. Dê preferência aos gelados ou espere que esfriem até atingirem temperatura ambiente.

Evite fumar e consumir bebidas alcoólicas durante o período porque ambos agridem o ferimento e retardam a cicatrização.

Se quiser, faça gargarejo por cerca de 30 segundos com água fria e sal para ajudar a diminuir a dor.

Uma colher de mel por dia pode ser benéfica para o tratamento. Ele diminuirá o incômodo e promoverá a recuperação. Deixe que o mel dissolva na boca.

Pomadas

Se a ferida bucal estiver incomodando a ponto de prejudicar a alimentação, você pode optar por passar uma pomada tópica com benzocaína sobre ela, pois é bastante efetiva em aliviar a dor.

Remédios

Medicamentos à base de ibuprofeno ou paracetamol podem servir de analgésicos para a dor. No entanto, consulte um especialista e não de automedique.

Laserterapia

Dependendo da situação, a laserterapia de baixa potência pode ser fundamental para regenerar a área porque possui propriedades terapêuticas que agem como bioestimulantes.

Prevenção de queimaduras

Tome cuidados ao consumir alimentos e bebidas quentes, especialmente no inverno. A temperatura lá de fora pode nos enganar, nos deixando desatentos.

Fora a sensação de desconforto que fica por um tempo, eles também ocasionam em lesões bucais que doem abundantemente.

Entretanto, alguns hábitos podem causar ferimentos na boca bem parecidos com queimaduras.

Ter uma baixa salivação, por exemplo, em decorrência do uso de medicamentos, da idade ou da falta de hidratação, deixa a mucosa mais frágil e sujeita a lesões mais facilmente, visto que a saliva é um agente protetor natural da nossa boca.

Mas como são ocasionados por fatores diferentes, a queimadura bucal e os machucados adotam intervenções distintas.

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também