Líquido de Dakin é importante para tratamentos endodônticos

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda como você pode fazer e utilizar essa substância antisséptica

Alguma vez você já ouviu falar sobre o líquido de Dakin? Trata-se de uma substância, com diversas utilidades, criada pelo Henry Drysdale Dakin em conjunto com o cirurgião francês Alexis Carr.

Há quem diga que o composto pode ser utilizado até mesmo em tratamentos de beleza. Entretanto, o mais indicado é que o líquido de Dakin seja aplicado na área da saúde.

Líquido de Dakin é uma solução composta por hipoclorito de sódio, bicarbonato de sódio e água. Ele é aplicado principalmente na medicina e na odontologia.

Então, para conhecer um pouco mais sobre a mistura, que tal entendermos sobre os seus componentes? Vamos começar com o hipoclorito de sódio.

Hipoclorito de Sódio e Líquido de Dakin

O hipoclorito de sódio é uma espécie de sal que possui um notável poder oxidante. Na odontologia, ele está dentro do grupo das soluções irrigadoras.

Assim, o elemento geralmente é utilizado como agente alvejante e desinfetante. A concentração da solução, que varia de 0,5% a 5,25%, e o pH, que fica entre 7 e 11, ditarão onde será a aplicação.

Entretanto, é importante dizer que no caso do líquido de Dakin, ele representa apenas 0,5 da solução. Até mesmo por isso, muitas pessoas chamam o antisséptico de hipoclorito de sódio 0,5%.

Bicarbonato de Sódio e o Líquido de Dakin

Bicarbonato de sódio é uma substância alcalina, frequentemente citada em receitas caseiras que visam promover a saúde bucal. Ele pode reduzir drasticamente a acidez do pH de nossa boca.

Além disso, possui potente ação antibactericida, sendo utilizado principalmente em profilaxias dentárias. Pprocedimento que normalmente é realizado de 6 em 6 meses no consultório odontológico.

Onde Entra a Água?

Como todos nós sabemos, a água é um solvente universal, que pode dissolver a maioria das substâncias. Além disso, ela favorece a ocorrência das reações químicas necessárias para a formação do líquido de Dakin.

Ela atua como uma espécie de catalisador, quebrando as moléculas dos nutrientes que estão reagindo na mistura.

E Qual o Papel do Líquido de Dakin na Odontologia?

Ao misturar todas essas substâncias, o objetivo principal é a obtenção de uma solução irrigadora potente e eficaz. Estas, geralmente, são utilizadas na preparação biomecânica de canais radiculares desvitalizados.

Assim, seus principais objetivos são:

  • Lubrificar as paredes radiculares, facilitando a instrumentação e ação do dentista;
  • Eliminar a flora bacteriana ou qualquer microrganismo nocivo;
  • Remover a camada residual da região;
  • Eliminar resíduos pulpares, sangue e raspas da dentina;
  • Diminuir a tensão residual das paredes do canal radicular.

Alem disso, para ser considerada uma solução irrigadora funcional, é necessário que a substância possua algumas propriedades, por exemplo:

  • Permeabilidade dentinária;
  • Poder bactericida;
  • Biocompatibilidade;
  • Ser hidrossolúvel, para facilitar a sua limpeza;
  • Poder para dissolver tecidos.

E, como pudemos acompanhar, o líquido de Dakin compreende todas essas características em sua composição.

Sobre a Irrigação Radicular

Inicialmente, é importante ressaltar que a irrigação radicular ocorre em 3 momentos diferentes. O primeiro passo é a realização da biopulpectomia e a necropulpectomia.

Durante a biopulpectomia, ocorre uma penetração mecânica asséptica do canal radicular. Enquanto na necropulpectomia, o objetivo é a neutralização parcial de produtos tóxicos e restos orgânicos ali presentes.

É importante saber que, durante a instrumentação, o propósito é a manutenção da umidade nas paredes do canal. Desse modo, o trabalho do dentista é bastante favorecido e facilitado.

Por fim, após a instrumentação, o dentista utiliza os irrigadores endodônticos para remover detritos mecânicos, evitando seu acúmulo sobre o coto pulpar ou tecidos periapicais.

Assim, o canal radicular está preparado para a realização de qualquer procedimento que seja necessário, que será definido pelo profissional da odontologia.

Um Pouco Mais Sobre a Endodontia

Trata-se de uma especialidade da odontologia responsável pelo estudo da polpa dentária, de todo o sistema de canais radiculares e dos tecidos periapicais.

Em casos de cárie, fraturas dentárias, trauma dentário ou ortodôntico, lesões endo-periodontais, necessidades protéticas e outras doenças, o tratamento endodôntico é o mais indicado.

O tratamento de canal, como é popularmente conhecido, é exercido por um profissional especializado em endodontia.

Dependendo da sua complexidade e gravidade, pode exigir a intervenção de profissionais de outras áreas.

O tratamento endodôntico é feito na parte interna do dente, ou seja, em seu canal. Assim, trata-se da extração da polpa.

Esse tecido pode estar inflamado, infectado ou até mesmo morto, como ocorre em casos de necrose pulpar.

Após a remoção, o endodontista preenche o canal com a obturação, uma placa que protege a abertura de outras infecções e bactérias. Com essa técnica, o dentista mantém a funcionalidade e estética do dente.

Como Fazer o Líquido de Dakin?

Para que você realmente saiba tudo sobre o líquido de Dakin, é preciso entender como desenvolvê-lo. Por isso, nós da Simpatio elaboramos um passo a passo, explicando tudinho o que você deve fazer.

Acompanhe:

  1. Para começar, separe os ingredientes. Como dito, a solução é composta por hipoclorito de sódio 0,5%, bicarbonato de sódio e água;
  2. Higienize um recipiente apropriado para realizar a mistura. Pode ser um tanque, por exemplo;
  3. Adiciona 35 litros de água deionizada no ambiente escolhido. Não se esqueça de medir, pois a fórmula necessita de precisão;
  4. Pese 2500 gramas de hipoclorito de sódio e adicione ao tanque. Nessa hora você deve começar a agitar a solução;
  5. Mantenha a movimentação até a mistura ficar homogênea;
  6. Pese 125 gramas de bicarbonato e adicione o produto de forma lenta e gradativa na solução, mantendo a agitação até tudo ficar homogêneo;
  7. Pare de mexer o produto e adicione mais 15 litros de água, até obter 50 litros de solução;
  8. Envase o obtido em sacos plásticos;
  9. Armazene o produto final em um ambiente longe da luz, umidade e calor, visando não danificar sua funcionalidade;
  10. Também é importante guardar a solução longe do alcance de crianças e animais.

Outras Utilizações Para o Líquido de Dakin

Além de ser largamente empregado na odontologia, para a preparação do canal radicular, o líquido de Dakin ainda pode ser utilizado em outras funções externas

A principal delas é como antisséptico local para curativo de úlceras e feridas. Assim, o líquido de Dakin atua prevenindo que ocorra qualquer infecção por bactérias nessas lesões.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.