Entenda quais cuidados de higiene são necessários após a realização de uma bifurcação lingual
A língua bifurcada é uma prática bastante adotada pelos fãs do body modification, que engloba todas as transformações corporais realizadas sem necessidade médica.
Apesar de bastante difundida, diversos especialistas alertam sobre as consequências de uma língua bifurcada.
Língua bifurcada ou tongue splitting é uma técnica que consiste em seccionar a ponta da língua, tornando-a semelhante ao órgão lingual dos répteis.
Trata-se de um procedimento estético, mas que pode deixar os pacientes vulneráveis, impulsionando riscos de hemorragia, infecção e danos em alguns nervos.
A bifurcação pode ser realizada de inúmeras maneiras, utilizando desde um fio de nylon até um laser ou bisturi.
Entretanto, apesar de sua popularidade, profissionais acreditam que as pessoas que realizam essa prática estão sujeitas a diversos problemas de saúde a longo prazo.
Perigos da língua bifurcada
É importante dizer que a bissecção lingual pode danificar sua saúde tanto durante o procedimento quanto a longo prazo.
Além dos danos já citados, como perda de sangue, infecções e problemas nos nervos, a bifurcação da língua ainda pode causar fraturas nos dentes, lesões graves na gengiva e dificuldades para engolir ou respirar.
Portanto, a alteração é meramente estética e não traz benefício algum para o indivíduo.
Assim, nenhum cirurgião respeitável realizaria um procedimento dessa maneira, uma vez que ele representa diversos riscos ao paciente.
Em um procedimento estético convencional, realizado nos consultórios odontológicos, o paciente costuma passar por uma avaliação pré-operatória completa. E que pode incluir inclusive uma avaliação psicológica.
Mas os profissionais que realizam a separação lingual não possuem a preparação e habilidade necessárias para a realização de tais avaliações.
Também é interessante citar que em alguns países, como a Inglaterra e o País de Gales, qualquer pessoa oferecendo o serviço de tongue splitting estará realizando uma prática ilegal.
Entretanto, essa situação ainda não está muito clara, uma vez que a legislação muda de país para país. Assim, podemos dizer que esse procedimento invasivo é basicamente não regulamentado.
Cuidados com a língua bifurcada
Como já foi dito, o recomendado é que os pacientes não realizem qualquer tipo de rachadura lingual. Porém, uma vez que o paciente tenha feito, existem algumas recomendações que devem ser seguidas:
- Realizar uma higienização mais complexa, se esforçando para evitar o acúmulo de alimento no “meio” da língua;
- Verificar alterações na fala, respiração e possíveis reposicionamentos dentários;
- Consultar um dentista regularmente. Assim, o impacto na sua saúde pode ser monitorado.
Também existem alguns cuidados que você pode tomar com uma língua recém bifurcada:
- Certifique-se que as feridas não reabram;
- Evitar que sua língua sofra alguma infecção;
- Reaprender os movimentos básicos com o seu novo órgão lingual bifurcado;
No primeiro dia após a cirurgia é interessante que o paciente permaneça de repouso em um ambiente estéril. Também é recomendado que se alimentando basicamente de mingau.
É bacana que nos dias seguintes a dieta se apoie em alimentos bem macios ou permaneça líquida. Boas opções são milk shakes, sopas e afins.
A bifurcação é reversível
Sim. Para isso a pele da parte interna do corte é removida e as duas metades são suturadas forçando a língua a cicatrizar do jeito “normal”. No entanto, são raros os casos onde a pessoa quer reverter a bissecção lingual.
Além disso, a reversão é um processo bem mais doloroso, leva mais tempo para cicatrizar e está mais sujeito a maiores complicações do que a própria bifurcação.