Alimentos líquidos são recomendados após cirurgias

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira a importância de uma alimentação cheia de alimentos líquidos depois de uma cirurgia

Quando saímos de uma cirurgia bucal, é comum apresentar dificuldades de fazer alguns movimentos faciais como a mastigação, fala e até a respiração. Por isso, certos cuidados no período pós-cirúrgicos são essenciais. Uma das maneiras de manter tudo em ordem é consumir apenas alimentos líquidos.

No entanto, isso não quer dizer que você deve apenas tomar sorvete e refrigerante! Esses produtos estão liberados, mas é preciso lembrar que também devemos consumir alimentos líquidos ricos em nutrientes e vitaminas. Isso porque a sua recuperação será saudável, e assim você consegue manter um sorriso perfeito.

Alimentos líquidos são todos aqueles que não exigem o esforço da mastigação para serem engolidos. Você pode também usar um canudo para se alimentar e evitar transtornos no período pós-cirurgia.

Além de não forçar a musculatura da face, esses alimentos ajudam na hidratação e na readaptação do processo digestivo e absortivo do corpo.

Quais alimentos líquidos posso consumir?

sopas são ideais para se comer após cirurgia

Se você está pensando “Não posso mastigar, e agora?”, fique tranquilo porque isso é normal. Como vimos, as cirurgias podem afetar a nossa mastigação. Por isso, devemos recorrer a alimentos não sólidos.

Eles impedem que movimentos muito bruscos, como o ato de mastigar, causem algum trauma na nossa face depois da cirurgia na boca. Além disso, esses alimentos evitam que o paciente engasgue.

Mas lembre: seu cirurgião-dentista de confiança também pode liberar uma alimentação com alimentos pastosos e alimentos cremosos depois de algumas semanas pós-cirurgia.

Assim, não deixe de conversar com o profissional responsável e seguir todas as orientações.  Alguns dos alimentos para se comer após cirurgia são:

  • Caldos;
  • Sopas;
  • Sucos;
  • Vitaminas;
  • Frutas amassadas;
  • Leguminosas amassadas;
  • Água;
  • Leite;
  • Iogurte;
  • Queijos cremosos;
  • Mingau;
  • Aveia;
  • Chá;
  • Sorvete;
  • Gelatina;
  • Geleia;
  • Pudins;
  • Margarina;
  • Manteiga; e
  • Purê

É importante frisar que no caso de idosos ou pessoas acamadas que se engasgam com certa frequência, o ideal é optar por alimentos mais cremosos. Principalmente, quando estes estiverem deitados.

Pudins ou purês de legumes são ótimas opções! Outra dica é mastigar com bastante calma e não engolir depressa nenhum alimento evitando assim complicações ou engasgos.

É provável que o dentista recomende evitar certos alimentos de consistência mais firme ou ácidos, que possam trazer sensibilidade e desgaste do esmalte. Desse modo, devemos ficar distantes de:

  1. Bolachas, cereais crocantes e torradas;
  2. Pedaços de frutas mais rígidas como maçã;
  3. Legumes ou alimentos crus crocantes;
  4. Carnes e frangos;

 Cuidados bucais

cuidados bucais depois do consumo de alimentos

Dar atenção à higiene oral é essencial para manter a saúde bucal e evitar o complicações pós-cirúrgicas. Assim, separamos algumas recomendações para você seguir e ter uma vida mais saudável.

Escove os dentes depois de acordar, depois das refeições e antes de ir dormir. Mas lembre: faça movimentos suaves e circulares em torno de todos os dentes.

Use escovas de cerdas macias.  Lembre de sempre escovar a língua também porque ela tem bactérias bucais que podem fazer mal a saúde. Mas fique atento, é importante tentar não passar a escova bruscamente.

O uso do fio dental pelo menos uma vez ao dia é recomendado pelos dentistas. Não precisa passar o fio de forma bruta, mas é preciso que você limpe toda a área ao redor do dente e perto da gengiva.

O seu dentista também pode passar algum enxaguante bucal ideal para você manter e completar a limpeza bucal todos os dias.

Além disso, fique atento para evitar o consumo de alimentos e bebidas que mancham os dentes. Com uma saúde bucal em dia, você se previne e garante um sorriso perfeito!

Faça visitas regulares ao dentista para checar se está tudo certo e tire todas as dúvidas sobre quando a sua dieta de alimentos líquidos pode parar.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.