Reposicionamento labial é solução para o sorriso gengival

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Veja as vantagens de se fazer o reposicionamento labia

O sorriso gengival é caracterizado pela grande exposição da gengiva durante o sorriso. Essa particularidade pode desagradar, por isso diversos tratamentos foram desenvolvidos, sendo um deles o reposicionamento labial.

O nosso sorriso é um elemento importante. Para estar em harmonia com nosso rosto é necessário equilíbrio entre dentes, gengiva e lábios. No entanto, em alguns casos, esses elementos não conversam. Por isso, o reposicionamento labial se torna uma opção.

O reposicionamento labial é um procedimento cirúrgico que corrige a posição do lábio superior. Ou seja, a cirurgia faz um reposicionamento da parte interna do lábio superior, aproximando-o mais do inferior. Isso impede a exposição exagerada da gengiva.

O nosso sorriso é essencial para elevar nossa autoestima. Quando temos um sorriso gengival, ou seja, quando nossa gengiva fica muito exposta, ficamos incomodados. Por essa razão, procedimentos para corrigi-lo são tão procurados.

Preciso da cirurgia?

Os cirurgiões-dentistas são os recomendados para fazer a cirurgia para reposicionamento labial. Eles indicam o procedimento para pacientes que estão incomodados com o sorriso.

E, essa é a principal razão para as pessoas passarem por esse processo. Ou seja, a questão estética é a parte que mais pesa na hora de optar pelo procedimento cirúrgico.

O que causa o sorriso gengival?

Algumas situações que causam o sorriso gengival são:

  • A erupção alterada dos dentes;
  • Fatores genéticos;
  • Crescimento excessivo do osso maxilar;
  • Hiperplasia gengival; e
  • Músculos do lábio inferior com atividade muscular abundante.

Pós- cirúrgico

O procedimento é rápido e prático. O profissional irá fazer uma incisão na parte interna do lábio superior, o que limita o movimento muito brusco do lábio quando for expor a gengiva.

E, por fim, é feita uma sutura próxima aos dentes. O pós-operatório também não é agressivo.

O paciente pode apresentar inchaço e vermelhidão no local operado, assim como dor. No entanto, o cirurgião-dentista pode recomendar remédios para diminuir os sintomas.

É recomendado que o paciente fique em repouso. O tempo de recuperação é de cerca de 5 dias.

Outros tratamentos

A cirurgia para reposicionar os lábios é uma alternativa para corrigir a exposição da gengiva e nos deixar confortável com o nosso sorriso. No entanto, esse não é o único tratamento que existe na área de odontologia.

Outros procedimentos são:

  • Gengivectomia ou Gengivoplastia: apesar de serem diferentes, elas são intervenções cirúrgicas que corrigem ou alteraram o contorno e a proporção da gengiva, principalmente em relação aos dentes. Em ambos os processos ocorre a remoção cirúrgica de uma porção de gengiva, o que diminui o sorriso gengival.
  • Cirurgia Ortognática: é um tratamento mais invasivo. Ele consiste em reposicionar os maxilares.
  • Botox: é uma toxina que é aplicada nos músculos responsáveis pela elevação do lábio. Ele relaxa o músculo e dá a sensação que a gengiva não aparece muito. Esse método é reversível, e só continua presente no corpo do paciente se ele fizer reaplicações.

Como há mais tratamentos do que o reposicionamento labial, consulte seu profissional de confiança para ver qual o melhor recurso. Aproveite seu novo sorriso!

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.