Limpeza do expansor palatino requer cuidado e atenção

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Localizado no céu da boca, é um tipo de aparelho ortodôntico com variadas funções e benefícios

Assim como na maioria dos aparelhos, a limpeza do expansor palatino deve ser rigorosa e eficiente, realizada no mínimo três vezes ao dia, após cada refeição.

A limpeza do expansor palatino muitas vezes é mais complicada, pelo simples fato deste tipo de aparelho se localizar no palato (céu da boca), uma área com acesso mais limitado.

Porém, realizar a limpeza do expansor palatino é essencial para evitar o acúmulo de restos de alimentos, que podem ocasionar na proliferação de fungos e bactérias. Assim, trazendo problemas à saúde bucal.

O que é o expansor palatino?

Antes de falar sobre como higienizá-lo, é importante entender para que serve e qual sua importância nos tratamentos ortodônticos.

Sua função é expandir o arco do maxilar. Dessa forma, o espaço do céu da boca aumentará, possibilitando que a arcada dentária superior seja alinhada em seguida.

É indicado para a correção de mordidas cruzadas e dentes apinhados e tortos, principalmente em jovens. Em adultos, muitas vezes, o tratamento exige uma intervenção cirúrgica.

Problemas relacionados à má limpeza do expansor palatino

Por estar instalado no céu da boca e logo apresentar dificuldade na hora da escovação, muitos pacientes que usam o aparelho acabam pecando na limpeza do expansor palatino.

O acúmulo de placa bacteriana principalmente nos modelos em que há resina e as bandas ficam em contato direto com a mucosa, é perigoso. Por isso, nesse tipo, a escovação dessa área deverá receber ainda mais atenção.

É importante ressaltar que problemas ocasionados pelo expansor palatino podem fazer com que o paciente tenha de retirá-lo antes do final do tratamento, o que interfere no resultado.

Mas independente das adversidades, é imprescindível que a higiene bucal seja a melhor possível!

Como limpar o expansor palatino

Algumas dicas são valiosas no momento de realizar a limpeza do expansor palatino, veja quais são:

  1. Use a escova de dente eficientemente. Faça movimentos repetitivos de vibração enquanto escova o aparelho, especialmente nas bandas que seguram o disjuntor no dente;
  2. Não se esqueça do fio dental. Apesar de parecer um pouco complicado, você pode facilmente manuseá-lo com a ajuda do passa fio dental. É importantíssimo higienizar as áreas que ficam entre o expansor e a mucosa, já que a placa acumulada ali pode resultar em inflamações;
  3. Pode-se ainda utilizar uma seringa sem agulha para administrar o enxaguante bucal em áreas menores e de acesso difícil.

Na rotina do dia a dia é fundamental conseguir encaixar. entre um compromisso e outro, um tempo para escovar o expansor palatino.

Carregar uma escovinha menor, além da escova de dente comum, auxilia na remoção de alimentos em casos que não permitem uma limpeza tão completa.

Há também o irrigador oral Waterpick, que realiza praticamente a mesma função da seringa. Porém, foi criado especialmente para uso odontológico.

Acima de tudo, é preciso tomar cuidado ao fazer a limpeza do expansor palatino, já que é um aparelho bastante sensível. Assim, você evita danos no material.

Valdir de Oliveira
Valdir de Oliveira
Valdir de Oliveira é cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Possui especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Também é professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilofacial e Harmonização Orofacial e voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA Brasil). Com o registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 52860, Valdir integra a equipe odontológica do Instituto Bernal e Oliveira, que está localizado na Avenida dos Imarés, 572A - Indianópolis, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.