Lidocaína é considerada anestésico padrão na odontologia

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Descubra como esse composto atua em nosso organismo e quais são suas contraindicações

Você já precisou realizar uma pequena cirurgia no dentista e ficou com medo de sentir alguma dor ou incômodo? Não se preocupe, é para inibir essas sensações que existe a lidocaína.

A lidocaína é um medicamento bastante simples, pode ser encontrado em qualquer farmácia ou loja online e possui um preço médio entre 4 e 12 reais.

Lidocaína é um  anestésico local em gel ou spray. O elemento possui como principal função auxiliar em procedimentos cirúrgicos de pequeno porte.

Além de ser anestésico, uma característica bastante importante dessa substância é a sua propriedade lubrificante.

Lidocaína na odontologia

A lidocaína é considerada um anestésico padrão no meio odontológico. O anestésico local costuma ser utilizado em procedimentos cirúrgicos de média duração.

Sua ação começa em 2 minutos e o efeito costuma durar entre 15 a 30 minutos.

O composto costuma agir rapidamente nas mucosas da pele, logo ele é totalmente indicado para realização de procedimentos em nossa cavidade bucal, uma vez que também não é tóxico.

Outro fator importantíssimo de ser dito é que sua propriedade lubrificante facilita os procedimentos cirúrgicos, reduzindo a fricção.

O medicamento não é tão agressivo. Assim, entre todas as anestesias odontológicas, ele é o mais indicado para a utilização de gestantes.

Como a anestesia odontológica atua em nosso organismo

Inicialmente, a anestesia odontológica irá deixar a região de atuação adormecida. Caso ela seja mal manejada, pode acometer outras partes, como língua, lábios e até mesmo o rosto do paciente.

Com o passar do tempo, a dormência ficará maior, fazendo com que você pare de sentir a área. É comum que a pessoa apresente dificuldades para falar e mastigar durante o período.

Além disso, o paciente pode ter espasmos musculares, que são aquelas contrações involuntárias, e sensações de formigamento, quando o efeito estiver passando.

Outras indicações da lidocaína

Além da atuação da lidocaína na odontologia, ela também é indicada em outras situações. É comum que a anestesia local seja utilizada em cistoscopias, introdução de sondas vesicais ou endoscopias.

O composto também é comumente utilizado para tratar dores provenientes de cistites ou uretrites.

Como a lidocaína é aplicada?

É importante ressaltar que o medicamento deve ser manuseado e aplicado apenas por um profissional de saúde treinado.

A aplicação é feita por utilização de um spray ou por meio de um algodão molhado na substância em gel.

Contraindicações e possíveis efeitos colaterais da lidocaína

A contraindicação vale para pacientes alérgicos a algum componente da fórmula da lidocaína. Por isso, ela também não deve ser aplicada na laringe do paciente.

Crianças até 5 anos de idade ou pessoas com menos de 20kg devem ficar longe dessa droga. A sua concentração alta e rápida absorção podem trazer complicações para esses indivíduos.

Pessoas cardíacas, com problemas de fígado ou epilepsia devem conversar com um profissional de confiança antes de utilizar o medicamento.

Alguns dos efeitos colaterais de Lidocaína podem incluir reações de alergia, nervosismo, tontura, visão embaçada, queda da pressão, dor de garganta e batimento mais lento do coração.

Em resumo, podemos dizer que a lidocaína proporciona mais conforto para os pacientes durante as consultas odontológicas, além de auxiliar pessoas com fobia de dentista a cuidar de sua saúde bucal.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.