Lactobacilos podem ser grandes aliados da nossa saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Lactobacilos reduzem o acúmulo de microrganismos nocivos em nossos dentes

Nem todas as bactérias trazem malefícios para o nosso organismo. Algumas podem auxiliar nossa saúde, como é o caso dos lactobacilos.

Você sabe como os lactobacilos se relacionam com a nossa cavidade bucal?

Lactobacilos são um grupo de bactérias vivas que beneficiam o funcionamento da flora intestinal. Eles se alimentam de matéria orgânica e estão presentes nos iogurtes, no leite fermentado e em alguns tipos de queijo.

Eles são considerados as “bactérias do bem“, uma vez que impedem a ação de outras bactérias nocivas em nosso organismo. Isso acontece devido a presença de antibióticos naturais nesses microrganismos.

Além disso, o fato de serem ingeridos vivos permitem a os lactobacilos seja grandes auxiliares para todo o sistema corporal humano.

Desse modo, entre algumas das vantagens que o consumo das bactérias que produzem ácido lático traz ao organismo do ser humano, podemos citar:

  • Aumento da resistência a doenças infecciosas;
  • Alívio da tolerância à lactose;
  • Prevenção de infecções intestinais;
  • Prevenção à gastrite;
  • Regulação da hipertensão;
  • Regulação do colesterol;
  • Redução de alergias;
  • Redução das infecções respiratórias;
  • Aumenta resistência a quimioterapia.

Contudo, o que muita gente não sabe é que esses probióticos podem ajudar a impedir o avanço de doenças orais.

Isso porque esses microrganismos atuam na aglutinação e colonização oral por parte de outras bactérias e evitam que elas se fixem aos dentes.

Dessa maneira, doenças dentárias ou periodontais, como a cárie dentária e a gengivite, têm o seu desenvolvimento retardado.

Por isso, alguns profissionais da odontologia já estudam até mesmo a administração dos microrganismos do gênero Lactobacillus como forma de tratamento de doenças bucais.

Assim, diminuindo a ação das bactérias nocivas e, consequentemente, seus sintomas.

Essa administração pode ser feita de diferentes formas, inclusive por meio do consumo de balas e chicletes especiais por conterem o probiótico.

Outras formas de garantir a saúde oral

A presença dos lactobacilos em nossa cavidade oral pode ajudar, mas não impede por completo o desenvolvimento de doenças orais.

Em geral, elas são causados pela ação de microrganismos nocivos que se acumulam em nossa boca devido aos maus hábitos de higiene oral.

Assim, preservar a saúde bucal é a única maneira de garantir que sua boca está longe de doenças como a cárie dental. Para isso, existem algumas dicas cruciais.

A primeira delas é a mais simples de todas e se refere à escovação dentária. Escovar os dentes ao menos três vezes por dia deve ser o suficiente para manter a boca mais saudável.

É importante que o paciente opte por escovas de cerdas macias. Isso porque as escovas de cerdas duras podem chegar a agredir e danificar as estruturas da arcada dentária.

Após realizada a escovação, não esqueça de complementar a limpeza oral com o uso de fio-dental e enxaguante bucal.

Ambos produtos são essenciais para retirar aquelas bactérias que se mantiveram na boca mesmo após a escovação. Ainda, o enxaguante bucal atua no extermínio das bactérias de forma química.

Por último, mas não menos importante, realize visitas periódicas ao dentista. Assim, o profissional poderá indicar as melhores maneiras de preservar seus dentes e a saúde de sua boca.

Seguindo essas dicas e incluindo os lactobacilos em sua alimentação, você se afasta do risco de doenças que podem colocar em risco os seus dentes.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira é cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Possui especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Também é professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilofacial e Harmonização Orofacial e voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA Brasil). Com o registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 52860, Valdir integra a equipe odontológica do Instituto Bernal e Oliveira, que está localizado na Avenida dos Imarés, 572A - Indianópolis, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.