O que vem no kit ortodôntico? Saiba como utilizar cada instrumento

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

É necessário possuir uma boa higiene bucal, em especial quando o paciente utiliza aparelho ortodôntico

Quando um paciente inicia o tratamento ortodôntico, diversas dúvidas surgem, principalmente sobre como será a higiene bucal. Então, o kit ortodôntico auxilia durante esse processo.

O kit ortodôntico reúne todos os instrumentos necessários para que seja feita uma boa limpeza dental.

Kit ortodôntico é uma solução prática para o paciente que usa aparelho ter em suas mãos um conjunto completo de instrumentos de limpeza. Normalmente, ele é composto por cinco itens: fio dental, passa fio, escova interdental, escova ortodôntica e enxaguante bucal.

Dessa forma, o paciente consegue evitar problemas bucais.

O que vem no kit do aparelho ortodôntico?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que vem no kit do aparelho ortodôntico. Como dissemos, ele é constituído por cinco ferramentas. Vejamos para que elas são indicadas:

  1. Fio dental: faz a limpeza dos resquícios de alimentos e de placa bacteriana no espaço interdental;
  2. Passa fio: ferramenta em forma de agulha que, como o nome diz, ajuda a passar o fio dental entre os fios do aparelho;
  3. Escova interdental: tipo de escova que permite a limpeza entre os dentes e nos ferros do aparelho;
  4. Escova ortodôntica: diferente da escova convencional, apresenta cerdas em formato de “V” que permitem maior limpeza nas laterais dos dentes e do aparelho;
  5. Enxaguante bucal: produto importante para a higiene bucal porque funciona como proteção para os dentes.

Portanto, percebemos que ele é muito mais que um kit de escova de dente para aparelho ortodôntico, como é facilmente confundido. Cada apetrecho tem uma particularidade. Quando agem em conjunto, conseguem proporcionar uma limpeza integral.

Como usar o kit de escova para aparelho dentário?

Agora que você já sabe a composição do kit, vamos explicar como usá-lo.

Esse é um ponto importante porque dependendo de como for feita a higiene, a pessoa pode se machucar.

Em primeiro lugar, você pode combinar o fio dental com o passa fio enquanto estiver usando aparelho ortodôntico. Basta colocar o fio dental no buraco do passador para, então, atravessar com mais facilidade o espaço entre o fio ortodôntico e o dente.

Depois, passe o fio normalmente, enrolando-o no dedo e fazendo movimentos suaves de deslize para frente e para trás. Lembre-se de ultrapassar a linha da gengiva para limpar a sujeira acumulada ali.

Já para as escovas interdental e ortodôntica, o recomendado é fazer movimentos com a mão leve, sem aplicar forças desproporcionais.

A escova interdental deve ser colocada nos espaços entre os dentes e fazer movimentos de vai e vem.

A ortodôntica funciona igual a convencional nesse aspecto. Realize movimentos circulares sobre poucos dentes por alguns instantes, partindo para os seguintes na sequência. Para a região oclusão, movimente a escova para frente para trás.

Para completar a higienização, use o enxaguante bucal. Coloque uma quantidade sem exagerar na boca. Faça bochechos para o produto alcançar todas as áreas da cavidade e cuspa-o em seguida. Não o engula, isso pode prejudicar o estômago.

O dentista pode dar um kit ortodôntico ao paciente?

Apesar de ser algo que alguns pacientes enxergam como obrigação do dentista, não existe nenhuma regulamentação sobre o dentista entregar algum conjunto ortodôntico para os pacientes.

Todos os instrumentos podem ser comprados em farmácias e mercados. Assim, o próprio paciente pode montar seu kit ortodôntico personalizado.

Para quem desejar montá-lo, pergunte ao dentista quais os melhores modelos de escova e de enxaguante bucal para você.

Qual é a melhor escova de dentes para quem usa aparelho?

A pergunta que fica é: qual é a melhor escova de dentes para quem usa aparelho?

No entanto, segundo profissionais, o melhor modelo é o interdental, que faz parte do kit do aparelho ortodôntico.

Afinal, através deste tipo de escova é possível introduzi-la entre os fios do aparelho e os dentes, limpando os lugares onde a escova convencional não consegue, o que evita problemas como cárie e tártaro.

Agora que você conhece o kit ortodôntico, que tal montar um e melhorar a higiene bucal independente de onde estiver?

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.