Isotônico em excesso causa alterações na saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira quais os problemas bucais são causados pelo isotônico

Quando praticamos atividades físicas, precisamos nos manter hidratados. Isso porque nós suamos e perdemos água e nutrientes. Para reverter esse quadro pode recorrer a alguns métodos como isotônicos.

No entanto, é sempre ideal você conversar com o seu dentista de confiança. O odontologista esportivo é o profissional especializado na saúde bucal de atletas, por exemplo. Mas, afinal, o que é o isotônico?

O isotônico é uma bebida que repõe os minerais e equilibram os níveis do açúcar no nosso sangue. Ela é constituída por água, sais minerais e carboidratos.

Inicialmente pode parecer inofensivo, mas se consumida em excesso, essa bebida pode causar danos ao nosso organismo e também aos nossos dentes.

Há perigo no consumo do isotônico?

Sim! O consumo exagerado da bebida esportiva pode causar:

  • Hipoplasia do esmalte: é uma doença que não permite a formação completa do esmalte do dente. O esmalte é a estrutura dura, a barreira que protege nossos dentes de muitas doenças. Com essa barreira enfraquecida, estamos sujeitos a muitas doenças e a perda do dente.
    A) Sintomas: dificuldade ou atraso na fala, manchas brancas e acastanhadas nos dentes.
    B) Tratamento: cremes dentais, branqueamento dentário, enchimento dentário e implantodontia.

Assim, é preciso ficar atento e tomar cuidado com os isotônicos e desgaste dental. Isso porque eles alteram o pH da nossa cavidade bucal

Beba água!

Uma substituição para o a bebida isotônica é a água. Ela é um líquido transparente e inodoro. Ele é refrescante e auxilia na hidratação da nossa pele e da nossa boca.

Além disso, ela evita a proliferação das bactérias e assim, nos ajuda a manter uma saúde bucal adequada.

Para quem faz esporte e tem receio de trocar o isotônico, não se preocupe! Você pode tirar todas as suas dúvidas com o seu dentista de confiança.

Mas, já adiantamos as inúmeras vantagens de beber água. Aqui, listamos algumas delas:

  • Mantém a mineralização do esmalte dentário;
  • Estimula a produção de saliva;
  • Limpa os dentes e toda a boca;
  • Hidrata a boca; e
  • Equilibra os níveis de flúor.

Cuidados bucais

Discutir sobre isotônicos e saúde bucal são temas importantes, mas ter uma atenção minuciosa com a higiene oral também é essencial. Assim, você diminui os riscos de problemas futuros.

Por isso, separamos algumas recomendações para você seguir.

Escove os dentes 30 minutos depois das refeições e do consumo da bebida isotônica e antes de ir dormir. Mas, cuidado: faça movimentos suaves e circulares em torno de todos os dentes.

Lembre de sempre escovar a língua também, porque ela também tem bactérias bucais que podem fazer mal a saúde. É importante tentar não passar a escova bruscamente.

O uso do fio dental pelo menos uma vez ao dia é recomendado pelos dentistas. Mas, lembre: não precisa passar o fio de forma bruta, mas é preciso que você limpe toda a área ao redor do dente e perto da gengiva.

O seu dentista também pode passar algum enxaguante bucal ideal para você manter e completar a limpeza bucal todos os dias.

Na hora da alimentação, também é preciso ter uma dieta regulada. Por isso, consuma bastante vitaminas e nutrientes. Não esqueça de se manter hidratado sempre que puder.

Além disso, faça consultas ao seu dentista de confiança de seis em seis meses.

Com uma higiene oral em dia, você pode manter uma saúde bucal agradável. Se previna, não exagere no isotônico, tome bastante água e tenha um sorriso perfeito!

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.