Índice CPOD: veja como é realizada a medida no Brasil

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui a importância do índice CPOD para a área da odontologia no Brasil

Entender as condições de saúde da população é essencial para conseguir ampliar programas de estímulo à saúde bucal. Um dos meios para analisar a saúde oral da população, por exemplo, é a partir do índice CPOD.

Ele é essencial para os profissionais da área odontológica estudarem cuidados, tratamentos e prognósticos bucais. Mas, afinal, o que é o índice CPOD?

O índice CPOD é um padrão que avalia a prevalência da cárie dentária nas diversas regiões do mundo. Esse índice é usado pela Organização Mundial de Saúde, também conhecida como OMS.

Neste artigo iremos conhecer mais sobre o índice CPOD e a sua importância. Vamos lá!

História do Índice CPOD

O índice foi formulado em 1937 pelos estudiosos Klein e Palmer. As siglas CPOD indicam então:

  • C: cariado;
  • P: perdido;
  • O: obturado; e
  • D: dente, que serve como base de medida.

O índice de ataque de cárie, como também é conhecido, estabelece que a idade de referência internacional para as análises é de 12 anos.

Isso porque, na maioria dos casos, é nessa idade que a dentição permanente já está completa. Mas como é feita essa análise? A análise é feito com o seguinte cálculo matemático:

Número de índice cpo em indivíduos de 12 anos dividido pelo número total de indivíduos de 12 anos.

Os resultados da divisão confirmam os graus de prevalência e de severidade da saúde pública. Os valores do cpod variam de acordo com a seguinte classificação:

  • 0,0 até 1,1: muito baixo;
  • 1,2 até 2,6: baixo;
  • 2,7 até 4,4: moderado;
  • 4,5 até 6,5: alto; e
  • 6,6 para mais: muito alto.

Quanto mais alto der o valor, maiores são as chances da saúde pública estar em más condições.

Importante: o cálculo é usado em escala internacional. Por isso, o CPOD Brasil segue as mesmas avaliações.

O que causa o valor alto?

O valor alto do índice significa, como vimos, que a saúde pública enfrenta más condições sanitárias e de higiene bucal.

Entre as causas que impulsionam isso está a dificuldade de acessar serviços básicos de saúde. Além disso, as condições socioeconômicas desfavoráveis também é fator para o valor elevado do índice.

Outras causas são:

Importância do índice

A partir das análises do índice, os profissionais da área da saúde odontológica conseguem criar programas de incentivo à saúde bucal.

Com o cpo odontologia, por exemplo, os profissionais conseguem planejar políticas e gestões para melhorar o acesso a cuidados bucais.

Os profissionais podem, por exemplo, fazer campanhas de incentivo à escovação adequada, uso do fio dental e do enxaguante bucal.

Além disso, podem criar tipos de gestão que permitem a visita da população a um dentista de confiança.

Com isso, a população consegue se prevenir da cárie dentária. Campanhas de ensino da saúde bucal também preparam a população para conhecer e entender sobre os possíveis tratamentos de combate à cárie dental.

Desse modo, é a partir do índice cpod que os profissionais odontológicos conseguem incentivar medidas de melhoria da saúde bucal.

Ramiro Murad
Ramiro Murad
Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.