Importância da Política Nacional de Saúde Bucal para o brasileiro

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Política Nacional de Saúde Bucal foi lançada pelo Ministério da Saúde

A saúde bucal é essencial para o bom funcionamento do corpo humano. E a promoção da mesma, por programas como a Política Nacional de Saúde Bucal, é fundamental para o bem-estar do brasileiro.

Conheça mais sobre a Política Nacional de Saúde Bucal e como ocorre a sua atuação.

A Política Nacional de Saúde Bucal foi lançada pelo Ministério da Saúde em 2003. Ela visa promover a saúde oral do povo brasileiro!

Também conhecido como Programa Brasil Sorridente, ele estabelece uma série de medidas. Elas garantem a promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal dos brasileiros.

Dessa maneira, entre as medidas se destaca a Atenção Especializada. Ela conta com ações como a promoção dos Centros de Especialidades Odontológicas, os Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias e a Assistência Hospitalar.

Centros de Especialidades Odontológicas (CEO):

Os Centros de Especialidades Odontológicas são estabelecimentos de saúde participantes do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – CNES.

Elas podem ser classificadas como Clínica Especializada ou Ambulatório de Especialidade e oferecem à população serviços como:

  • Diagnóstico bucal, como o diagnóstico e detecção do câncer de boca;
  • Endodontia;
  • Cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros;
  • Periodontia especializada;
  • Atendimento a portadores de necessidades especiais.

Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias (LRPD):

Os laboratórios regionais de próteses dentárias são financiados pelo Ministério da Saúde. Além disso, esses estabelecimentos são fundamentais para a saúde bucal do brasileiro.

Isso porque eles realizam o serviço de prótese dentária total, prótese dentária parcial removível, prótese coronária/intrarradiculares e fixas/adesivas.

Desse modo, é possibilitada a recuperação da função oral e estética da cavidade bucal de diversas pessoas.

Qualquer município com base populacional pode ter o LRPD. Não há restrição quanto sua natureza jurídica. Isso significa que a Secretaria Municipal ou Estadual de Saúde pode optar entre um estabelecimento próprio (público) ou pela contratação da prestação do serviço (privado).

Assistência Hospitalar:

A Assistência Hospitalar possibilita cirurgias odontológicas em hospitais públicos, sendo a necessidade de internação definida apenas pelo dentista.

Ainda, o projeto conta com a a dedicação dos profissionais da odontologia nos cuidados de pacientes oncológicos e com necessidades especiais.

Importância da saúde bucal

Mas, afinal, por que o programa de saúde bucal brasileiro representa um grande avanço social? Durante muito tempo, a área da odontologia esteve fora do alcance de boa parte da população brasileira.

Isso porque ela foi mantida fora das políticas de saúde pública! Desse modo, era frequente ver a extração dentária como solução única para todo e qualquer problema odontológico.

Contudo, a falta de cuidados com a saúde bucal não é apenas um risco para os dentes e gengivas, e sim para o corpo como um todo.

Assim, deixar a saúde bucal de lado proporciona a proliferação de fungos e bactérias. Esses microrganismos nocivos, por sua vez, podem acabar atingindo outros órgãos e suas funções, trazendo doenças graves.

Diversas doenças mais sérias podem ser causadas por infecções que começam na boca, afetando todo o organismo humano, e órgãos como o pulmão ou até mesmo o coração.

É por isso que a Política Nacional de Saúde Bucal eleva a qualidade de vida da população e muda a realidade de muitas pessoas.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.