Doenças causadas por fungos são bastante comuns na odontologia

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

As principais doenças fúngicas na odontologia são a candidíase, a blastomicose e a paracoccidioidomicose

Doenças bucais podem possuir inúmeras causas. Elas podem ser causadas por vários organismos danosos ao nosso corpo. Mas, neste artigo, falaremos sobre as doenças causadas por fungos.

Apesar de não parecer, doenças causadas por fungos são bastante comuns e recorrentes na odontologia. É normal que um paciente chegue ao consultório odontológico apresentando candidíase, popularmente conhecida como sapinho.

Doenças causadas por fungos podem se manifestar a qualquer momento em nossa cavidade bucal. A verdade é que muitos fungos já estão acomodados nesta região. Eles apenas aguardam o momento mais apropriado para se manifestar, quando normalmente há uma queda na imunidade, por exemplo.

Doenças causadas por fungos

Agora, vejamos quais são as principais doenças causadas por fungos na odontologia.

Candidíase oral

A candidíase oral é uma infecção causada pelo acúmulo do fungo Candida, principalmente do Candida albicans. Os lugares mais recorrentes do desenvolvimento da candidíase são a região interna da boca e a mucosa da língua.

Apesar do nome assustador, ela é curável e uma das doenças fúngicas na odontologia mais recorrentes. Crianças pequenas e idosos são os mais suscetíveis a desenvolverem a infecção por causa da baixa imunidade.

Mas é bom ficar bem atento. O fungo já habita o nosso organismo. Por isso, a candidíase pode aparecer em qualquer pessoa. Ela apenas precisa ser impulsionada por algum fator, como a deficiência no sistema imunológico.

Seus principais sintomas são:

  • Dificuldade em engolir;
  • Manchas brancas nos elementos da cavidade bucal;
  • Vermelhidão;
  • Ardência;
  • Diferença no paladar;
  • Pequenas rachaduras;
  • Dor na boca;
  • Mau hálito;
  • Secura na boca.

Os tratamentos mais eficazes envolvem uma higienização bem feita, com escova de cerdas macias, e a ingestão de antifúngicos orais, previamente indicados pelo seu profissional de confiança.

Existem algumas medidas que podem ser tomadas para prevenir o aparecimento da candidíase oral, que são:

  • Consumir bastante iogurte ou cápsulas de acidófilos enquanto consome antibióticos;
  • Consultar regularmente seu dentista de confiança;
  • Evitar ao máximo o tabagismo;
  • Limitar a ingestão de alimentos que contenham muito açúcar ou leveduras.

Blastomicose

Trata-se de uma infecção geralmente adquirida através da inalação de esporos do Blastomyces dermatitidis.

Seus sintomas lembram bastante os de uma pneumonia. Entretanto, a doença também se manifesta em nossa cavidade bucal.

Essas infecções fúngicas se apresentam como uma superfície intacta eritematosa ou branca e irregular, mas podem aparecer como ulcerações de bordas elevadas irregulares e dor variável.

A principal forma de tratamento é por meio de medicações como itraconazol e, em casos mais agressivos, anfotericina B.

Paracoccidioidomicose

Essa doença é causada pelos fungos Paracoccidioides brasiliensis e costuma afetar principalmente homens agricultores.

Ocorre com maior incidência na América do Sul, já que nessa região os agricultores possuem o hábito de mascar gravetos e folhas que podem estar contaminados.

Como principal sintoma, ocorre o desenvolvimento de úlceras bucais com o aspecto semelhante ao de uma amora. Nessas situações, o mais indicado é combater o problema é por intermédio do itraconazol.

Agora, você já conhece as principais doenças causadas por fungos e suas características. Ao detectar qualquer distúrbio na boca, consulte o seu dentista de confiança, ele poderá te ajudar da melhor maneira possível!

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.