A implantodontia é a terceira especialidade de mais atuação no país
A perda de dentes possui diversos fatores. Alguns estão atrelados a acidentes, outros, à má higienização. E isso pode afetar a vida do paciente com relação à sua saúde e ao seu emocional. Por isso, existe a área de implantodontia.
Os benefícios atingidos pela implantodontia ultrapassam qualquer valor: devolve ao paciente a qualidade do sorriso e aumenta sua autoestima. O avanço da medicina e a popularização da área têm auxiliado na redução dos custos de tratamento.
A implantodontia é uma especialização ortodôntica que consiste em anexar à mandíbula ou ao maxilar um implante que substituirá o dente perdido. Assim, ele funcionará como um suporte e será abotoado por cima, podendo ser fixo ou removível.
Devemos sempre levar em consideração que as despesas dependem da complexidade de cada caso, da quantidade de implantes instalados na cirurgia e da escolha dos materiais utilizados na confecção da prótese.
A instalação de implantes passa pelas seguintes etapas:
- Consulta para estabelecer o plano de tratamento;
- Retorno com exames complementares;
- Moldagens;
- Instalação do implante;
- Retorno do pós-operatório.
Os cuidados com o novo dente são os mesmos. Mas ressaltamos que as orientações dos especialistas devem ser seguidas à risca, pois podem ter ponderações especiais para o pós-operatório.
Especialização em implantodontia
Atualmente, segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), o Brasil conta com 14.722 implantodontistas, sendo a terceira especialidade de mais atuação no país.
Se você já é formado em odontologia e deseja seguir para a área de implantodontia, o primeiro passo é pesquisar uma boa especialização. Procure as recomendações dos cursos e indicações.
Existem milhares de formações, que podem ter diferentes seguimentos, como para área científica e para mestrado. Compare e reconheça qual tem mais a ver com o que quer seguir.
Antes de bater o martelo, pesquise para saber se o curso está credenciado no CFO. A duração da especialização em implantodontia tem em média dois anos, com aulas somente em alguns dias da semana.
Depois de estar especializado, faça seu registro no conselho regional e federal. Dessa forma, dará maior credibilidade ao seu trabalho, transmitindo maior confiança aos pacientes.
Quanto mais conhecer a fundo a área, mais capacitação terá.
Saiba quais os principais conhecimentos de implantodontia:
- identificar problemas nas estruturas ósseas do maxilar e da mandíbula;
- diagnosticar alterações nas mucosas da boca e nas estruturas dos dentes;
- conhecer técnicas e procedimentos de laboratórios relacionados aos tipos de prótese;
- dominar as técnicas cirúrgicas utilizadas para implantes;
- manutenção dos implantes;
- fazer enxertos ósseos, gengivais e implantes dentários.
Invista em qualidade técnica e em conhecimento na implantodontia
Como em qualquer profissão, manter-se atualizado sobre técnicas e materiais é importantíssimo porque também deposita maior credibilidade ao trabalho. Ainda mais no âmbito medicinal, onde há constante invenção de medicamentos e procedimentos.
Afinal, a satisfação do paciente é o que mais importa para um dentista. Logo, é necessário investir em materiais de qualidade, que ajudam muito em cirurgias que demandam maior precisão, por exemplo.
Realizar parcerias pode ser um grande diferencial. Ela pode auxiliar nos preços e na atualização dos materiais.
Além disso, encontrar um ótimo laboratório também ajuda a dar credibilidade ao trabalho. Ele precisa ser de qualidade e pontual, para que não comprometa o andamento do processo.
O mercado se renova periodicamente. Possuir scanners intraorais e ter bons equipamentos de radiologia odontológica apresentam uma qualidade única ao tratamento de implantodontia.