Implante dentário em diabéticos é um procedimento delicado

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Precisando de maiores cuidados, é importante que o dentista conheça as limitações do paciente com diabetes

A diabetes é uma doença que atinge boa parte da população no Brasil e no mundo. Por isso, fazer um tratamento de implante dentário em diabéticos exige cuidados.

Assim, nos casos em que o cirurgião-dentista se depara com a necessidade de colocar implante dentário em diabéticos, ele deve passar todas as informações para o paciente.

O implante dentário em diabéticos é um procedimento um pouco mais complicado devido a diversos fatores que falaremos mais sobre ao longo deste artigo.

Principalmente no pré e no pós-operatório, os cuidados devem ser então redobrados.

Diferença de Implante Dentário em Diabéticos

O que difere o processo de colocação da prótese dentária para diabéticos é o fato de o paciente estar ou não com um nível normalizado de glicose no sangue.

Caso a resposta seja sim, todas as etapas do tratamento são as mesmas do que nos pacientes não portadores dessa doença, sem causar nenhum tipo de complicação relacionado à diabetes.

Porém, caso não estejam controlados, o mais recomendado é que esses níveis sejam primeiro equilibrados para depois tratar o paciente.

Colocando Implante Dentário em Diabéticos

Não é permitido que esse tipo de procedimento seja iniciado sem uma preparação, uma vez que a diabetes na implantodontia é algo bem sério.

Dessa forma, o essencial para o pré-operatório é que a doença esteja então controlada para que a cicatrização óssea e gengival ocorra normalmente.

A cirurgia consiste basicamente em inserir os pinos de titânio. As orientações são de que ela seja realizada também logo nas primeiras horas da manhã.

O começo do dia é um período em que os níveis de glicose no sangue estão mais baixos, facilitando o procedimento e trazendo um maior conforto ao paciente.

Pós-operatório de Implante Dentário em Diabéticos

Normalmente, o mais comum é que sejam colocados pinos de titânio com superfície hidrofílica no implante, uma vez que essa é uma opção que apresenta um processo de cicatrização mais rápido e fácil.

O que acontece é que, essa relação de diabéticos e implante dentário essa etapa para cicatrizar ocorre mais lentamente, tomando um tempo muito maior do que o comum.

Por isso, é essencial que, após o procedimento, o paciente se comprometa a cumprir com uma rotina de higiene bucal eficaz.

Evitando assim complicações como o acúmulo de placa bacteriana e infecções, prolongando a recuperação. O que os dentistas costumam recomendar para esse momento é:

  1. Realizar no mínimo três escovações por dia;
  2. Não esquecer jamais do uso do fio dental e fazê-lo com cuidado;
  3. Aplicar enxaguante bucal no mínimo duas vezes ao dia.

Além disso, é preciso também manter as consultas com o cirurgião-dentista sempre em dia. Porém, caso a diabetes não esteja controlada, elas devem ocorrer com um menor intervalo de tempo de 3 em 3 meses.

Colocar um implante dentário em diabéticos pode ser um pouco mais complicado. Mas se você está prestes a passar por esse procedimento, não se preocupe! Tome os cuidados recomendados e converse com seu dentista.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.