Confira aqui como a área da odontologia ajuda com a identificação humana
Para resolver casos investigativos nos quais não há identificação dos envolvidos, os profissionais podem recorrer à técnicas de identificação humana.
Na área da odontologia, os odontolegistas são os responsáveis pela identificação humana. Dessa forma, eles trabalham junto com os profissionais de justiça. E o que é a identificação humana, afinal?
A identificação humana é um conjunto de técnicas que, como o próprio nome já sugere, serve para conhecer a identidade de um indivíduo que já está morto.
Se você ficou interessado no assunto fique ligado neste artigo! Isso porque vamos tirar todas as suas dúvidas e mostrar curiosidades sobre a identificação humana em odontologia legal.
Vamos começar?
Conhecendo mais sobre a odontologia legal
Os odontolegistas atuam dentro da odontologia forense, que também é conhecida como odontologia legal. E, como já vimos, essa área trabalha em conjunto com a justiça.
O odontolegista pode se envolver com processos administrativos e éticos, além de trabalhar nas varas cível, trabalhista e criminal. Além disso, os profissionais dessa área são responsáveis por:
- Identificar corpos humanos em acidentes e crimes;
- Analisar os processos de pacientes contra os profissionais. Isso acontece por conta de possíveis erros;
- Estimar a idade de indivíduos;
- Verificar a marca de mordidas;
- Analisar os acidentes que envolvam o sistema estomatognático;
- Estudar as doenças bucais que são originadas pelas condições de trabalho;
- Participar de processos éticos;
- Participar de processos administrativos;
- Participar de testes de produtos que ainda não estão sendo comercializados;
- Fiscalizar os não pagamentos dos serviços prestados pelo dentista; e
- Participar de julgamentos que analisam a conduta ética do dentista.
Curiosidade: o campo da odontologia legal nas investigações criminais é o que mais possui demandas. E como já sabemos, essa área tem a habilidade de realizar a identificação de corpos humanos, principalmente.
Como é realizada a identificação humana?
Para você entender mais sobre os procedimentos identificação odontolegal, fizemos uma lista. Confira!
Análise de DNA
A análise de DNA é realizada com a coleta de uma amostra do material genético de um indivíduo. Esse material pode ser encontrado na saliva. Dessa forma, o profissional consegue fazer a identificação da pessoa.
Queiloscopia
A queiloscopia é a ciência que estuda e registra os lábios de forma particular e detalhada. Dessa forma, é possível fazer a identificação. Os principais pontos observados durante a queiloscopia são:
- Posição dos sulcos ou estrias dos lábios;
- Variações da morfologia dos lábios;
- Marcas ou impressões deixadas por batom. Essas impressões podem ser encontradas em copos, garrafas, canudos, guardanapos, cigarros, entre outros;
- Marcas ou impressões latentes. Elas podem ser encontradas por meio da ajuda de substâncias químicas.
A queiloscopia auxilia com a identificação de corpos, análise da cena do crime e na análise de provas.
Análise da arcada dentária
Uma vez que todas as arcadas dentárias são diferentes, os profissionais conseguem fazer o reconhecimento. Isso porque cada uma tem características específicas e material genético próprio.
Dessa forma, os odontolegistas fazem o reconhecimento de arcada e procuram no banco de prontuários as arcadas compatíveis com as reconhecidas.
Com as análises, os profissionais conseguem realizar a identificação humana. Assim, a área da odontologia forense ajuda a Justiça em casos mais complexos.