Queiloscopia: a área de estudo que pode resolver crimes

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Seus lábios são únicos: e a Justiça pode usar essa informação para resolver crimes!

Você sabia que existem características dos lábios que não se alteram e são únicas de cada indivíduo? É justamente esse detalhe da anatomia da nossa boca que orienta os estudos da queiloscopia.

Neste artigo vamos conversar sobre a queiloscopia. Para começar, devemos entender o conceito: afinal, o que é a Queiloscopia?

Queiloscopia é a ciência que estuda e registra os lábios em detalhes, com objetivo de identificação. Foca nas particularidades da mucosa externa e tem aplicações na odontologia forense e na Justiça.

O que é estudado nos lábios?

O estudo dos lábios é mais complexo do que se imagina. Isso porque ele é focado nos detalhes, em pontos que não podem ser alterados por intervenções estéticas ou cirurgias plásticas.

Em primeiro lugar, é preciso esclarecer que cada indivíduo possui lábios únicos, com pontos permanentes e imutáveis. Não existe duas pessoas com os mesmos lábios!

Os pontos observados no estudo queiloscópio são:

  • Posição dos sulcos/estrias dos lábios;
  • Variações da morfologia labial;
  • Impressões deixadas por batom: em copos, garrafas, guardanapos, roupas, cigarros, etc;
  • Impressões latentes: que podem ser encontradas com a ajuda se substâncias químicas.

Qual o objetivo da Queiloscopia?

A queiloscopia nasceu com o intuito de entender e investigar a anatomia dos lábios e suas especificidades. No entanto, a constatação de que é possível identificar um indivíduo através dos lábios ampliou os usos dessa ciência.

Agora, o estudo dos lábios pode ser usado na medicina legal. Essa área é composta por profissionais da saúde que utilizam conhecimentos científicos para analisar corpos, cenas de crimes e provas.

Nesse caso, por exemplo, um copo usado por um suspeito pode se tornar a prova que comprove seus crimes ou envolvimentos.

Os lábios na medicina legal

É verdade, o estudo dos lábios não é muito usado na medicina legal. No entanto, ela não deixa de ser uma carta na manga.

Além de um possível divisor de águas para a Justiça, por conta da enorme quantidade de informações que traz.

A análise dos lábios é feita por odontologistas especializados na prática forense. Separamos algumas situações de uso da queiloscopia na odontologia forense, confira:

  • Identificação de corpos: as vítimas podem ser identificadas pelos seus lábios, assim como é pelas digitais e arcada dentária;
  • Análise da cena do crime: uma análise nos objetos da cena do crime apontam impressões latentes ou deixadas por batom, o que indica quem esteve na cena do crime;
  • Análise de provas: essa é outra forma de ligar o suspeito (ou suspeitos) a cena do crime, objetos usados no crime ou contato com a vítima.

Queiloscopia: uma área pouco aproveitada

Os estudos queiloscópios não são tão explorados como poderiam. Há uma carência de trabalhos, pesquisas e revisões a cerca do tema.

É inclusive uma possibilidade para dentistas que desejam se especializar na área de Odontologia Legal ou estudantes que estão buscando diferentes temas para o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

O número reduzido de estudos sobre a queiloscopia acaba prejudicando sua aplicação na odontologia forense. É preciso que se invista mais na área, para estimulo de produções científicas com essa temática!

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.