Hipomineralização é risco para saúde bucal de crianças

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Manchas esbranquiçadas ou amareladas prejudicam a autoestima das crianças

Não é incomum encontrarmos crianças com pequenas manchas nos dentes. Essas manchas são sinal da hipomineralização, e podem durar para o resto da vida caso não recebam tratamento adequado.

Contudo, ao contrário do que muitos pensam, as manchas da hipomineralização não são apenas um problema estético, podendo colocar em risco a saúde bucal dos pequenos!

Hipomineralização se manifesta através do aparecimento de manchas brancas, amareladas ou acastanhadas na estrutura dental, principalmente em crianças.

Causas da Hipomineralização

São diversas as causas desse tipo de mancha branca no dente dos pequenos. Isso porque esse aparecimento tem causa externa.

Isso significa que, algum acontecimento externo durante a formação dos dentes, seja no decorrer na gestação ou dos primeiros anos de vida, agrediu as células que fabricam o esmalte dentário.

Essas células recebem o nome de ameloblastos. Desse modo, entre os possíveis motivos para o aparecimento das manchas, podemos citar uma febre muito alta, infecções, traumas ou deficiências nutricionais.

Características da Hipomineralização

A principal característica desse defeito na mineralização do esmalte dentário é o desenvolvimento de manchas com limites bem definidos na estrutura dentária.

Sendo mais comum em crianças, ele pode afetar tanto os dentes decíduos, quanto os dentes permanentes.

Ainda, o problema é mais comum nos dentes incisivos ou molares. Por isso, também pode receber o nome de hipomineralização incisivo-molar.

São chamados de incisivos os dentes frontais. Já os molares estão localizados na parte posterior dos ossos maxilares.

Riscos das Manchas nos Dentes

O principal risco do problema é o enfraquecimento e perda da estrutura dental, nos casos mais graves. Assim, o dente pode chegar até mesmo a esfarelar.

Além disso, o aumento da sensibilidade dentária também é uma das consequências negativas. Isso acontece por conta da exposição da dentina que ocorre pela perda do esmalte.

O aparecimento de cavidades do esmalte também deixa os dentes mais propícios ao desenvolvimento de lesões cariosas.

Uma vez que o problema está presente ainda antes da erupção dentária, é possível o desenvolvimento de fraturas assim que o dente nasce na arcada dentária da criança.

Ainda, é importante ressaltar que a hipomineralização de molares e de incisivos pode prejudicar a autoestima da criança, interferindo na sua qualidade de vida.

Por isso, o problema não deve ser ignorado, e os pais devem recorrer a um tratamento junto ao dentista.

Tratamentos da hipomineralização

O tratamento para a hipomineralização varia de acordo com a sua gravidade. Esse tratamento pode consistir na aplicação de selantes ou na realização de restaurações preventivas com cimento de ionômero de vidro.

No intuito de melhorar a estética dentária, o profissional pode indicar clareamentos, a colocação de facetas de porcelana ou lentes de contato nos dentes.

As medidas para controlar e prevenir a cárie dentária também fazem parte do tratamento do problema.

Nos casos mais avançados, pode ser indicada a extração do dente afetado. Por isso, o diagnóstico precoce se faz relevante para evitar o avanço do problema.

O profissional da odontologia que cuida e trata a hipomineralização é o odontopediatra. Procure um dentista especializado ao aparecimento das primeiras manchas esbranquiçadas nos dentes de seu filho.

Rodrigo Venticinque

Rodrigo Venticinque

Graduado pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e especialista em Prótese e Reabilitação Oral Integrativa, Biofísica Quântica, Biorressonância Aplicada e Ortomolecular. Pós-graduado em Estética Dental e Reabilitação Oral, com certificação em Remoção Segura da Amálgama e Odontologia Biológica pela Academia Internacional de Medicina Oral e Toxicologia. Professor da pós-graduação em Biofísica e Ortobiomolecular da QuantumBio. Também atua nas áreas de Ozonioterapia, Odontologia Sistêmica, Sedação Consciente com Óxido Nitroso e Hipnose. Diretor da clínica Venticinque Odontologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.