Hemorragia requer atenção de cirurgiões-dentistas

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira casos de hemorragia na odontologia e como controlar

Muitos procedimentos da área da odontologia mexem com os nossos vasos sanguíneos. Inclusive, o profissional precisa ficar atento à uma possível hemorragia.

Procedimentos cirúrgicos são os que mais apresentam casos de complicações na coagulação. Isso porque os tecidos da boca e dos maxilares são muito vascularizados. Assim, é preciso que o profissional tome muito cuidado e analise possíveis quadros de hemorragia.

A hemorragia é a perda excessiva de sangue. Nesse cenário, o sangue não coagula e a hemostasia, que mantém o sangue no vaso, não funciona.

Na área odontológica é muito comum casos de hemorragia após extrair o dente.

Pré-cirurgia

As cirurgias são os procedimentos mais comuns da odontologia em que a perda excessiva de sangue ocorre. Por isso, antes de qualquer processo invasivo, o profissional precisa:

  • Fazer um exame clínico;
  • Descobrir se o paciente tem histórico de sangramento excessivo;
  • Analisar o histórico familiar;
  • Ver se o paciente toma algum remédio que possa interferir na coagulação; e
  • Descobrir se o paciente tem doenças que interferem na coagulação.

Só após essas análises que o profissional pode indicar a cirurgia.

Classificação da hemorragia

A hemorragia na odontologia é categorizada como:

  • Local: tem pouca gravidade e pouco fluxo de sangue. São causadas normalmente pela infecção ou lesão de tecidos e vasos sanguíneos; e
  • Geral: tem maior gravidade e apresentam um fluxo maior de sangue. Normalmente ocorrem depois de uma cirurgia;

Também pode ser classificada como:

  • Primária: ocorre durante ou logo depois de um procedimento cirúrgico. Por isso, são mais fáceis de serem contidas; e
  • Secundária: ocorre depois de algumas horas ou até dias depois do procedimento cirúrgico. Ela é grave e o controle dela é mais difícil.

Procedimentos cirúrgicos

A hemorragia dentária é muito comum na odontologia, principalmente depois do dentista extrair um ou mais dentes do paciente.

A extração também é conhecida como exodontia. Esse procedimento mexe com elementos muito próximos de vasos sanguíneos e tecidos. Por isso, é comum que ocorra uma hemorragia no dente.

A hemorragia pós exodontia é comum, mas precisa ser tratada pelo profissional o mais cedo possível.

Como tratar a hemorragia?

Alguns dos métodos para parar com a perda excessiva de sangue são:

  • Compressões: é importante fazer pressão forte na área com intenso sangramento para estancar o sangue. Para isso, é necessário o uso de gazes esterilizadas;
  • Hemostáticos locais: eles são absorvíveis e colocados no local de sangramento intenso com a função hemostática. Eles podem ser: esponja de fibrina, celulose oxidada e esponja de gelatina absorvível;
  • Processo hemostático por meio de cirurgia: pode ser pela pinçagem, que aperta os vasos até o estancamento do sangue; pela ligadura, que faz um nó no local de intenso sangramento para parar o sangue; e pela sutura, que “costura” o local afetado, protege e faz o estancamento e cicatrização; e
  • Medicamentos de coagulação: são métodos locais que promovem o estancamento do sangue;

Em casos mais graves em que a hemorragia faz o paciente perder muito sangue, o profissional pode indicar uma transfusão de sangue. Isso para que o volume ade

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.