Grânulos de Fordyce não causam dor nos pacientes

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Os grânulos de Fordyce surgem nos lábios, no interior das bochechas e nas genitálias

É muito comum olhar o desenvolvimento de pequenas bolinhas na boca e determinar que são aftas. Mas existem outros tipos de causas e diagnósticos para a ferida amarela ou esbranquiçada: grânulos de fordyce.

Os grânulos de Fordyce não causam dor e surgem de forma natural. Tem prevalência em adultos, por conta do estímulo hormonal.

Grânulos de Fordyce são pequenas bolinhas brancas ou amareladas que surgem nos lábios, no interior das bochechas e, até mesmo, nas genitálias.

Esses grânulos são glândulas sebáceas aumentadas. Elas são responsáveis por secretar uma matéria oleosa, cujo nome é sebo, e servir como impermeabilizante para a pele e para os pelos.

Seu tamanho fica entre 0,1 e 1mm de diâmetro. É importante ressaltar que eles nada tem a ver com o HIV, herpes, doenças sexualmente transmissíveis, verrugas genitais ou câncer.

As bolinhas brancas na boca não possuem uma causa específica. Elas também não são contagiosas, já que não há uma bactéria ou vírus que desencadeie o problema.

  1. Causas dos Grânulos de Fordyce
  2. Sintomas dos Grânulos de Fordyce
  3. Tratamento dos Grânulos
  4. Evite o Aparecimento dos Grânulos
  5. Procure um Profissional

Causas dos Grânulos de Fordyce

O que muitos dos especialistas que tratam essa patologia observam é que, sua origem mais comum é o sebo, um tipo de gordura que está presente nas glândulas que lubrificam e protegem a pele.

Essas glândulas sebáceas produzem o sebo e ficam localizadas na parte interna dos folículos pilosos.

Além disso, é comum que esses grânulos surjam naturalmente no nascimento. Ainda assim, tendem a aparecer mais especificamente na puberdade e demonstram um significativo aumento com o passar dos anos.

Existem ainda alguns casos específicos de pessoas que têm uma maior tendência a desenvolver essa patologia:

  • Pessoas que têm altos níveis de lipídios no sangue;
  • Pessoas com alta quantidade de triglicerídeos;
  • Pacientes que apresentam colesterol alto.

O recomendado para esses casos é algo simples: manter uma dieta equilibrada e saudável. Essa medida básica e que tem uma boa influência para manter a aparência da pele.

Essas manchas aparecem naturalmente, como já explicamos anteriormente. Dessa forma, entende-se que não têm nenhum tipo de relação com vírus ou doença, como é o caso da herpes.

Porém, em alguns casos os grânulos de Fordyce saem com o tempo. O que não ocorre com os grânulos de Fordyce em pacientes com herpes.

Herpes ou Grânulos de Fordyce?

Levando em consideração os critérios clínicos, há uma grande diferença da herpes labial e os grânulos. Principalmente, quando falamos sobre a origem de cada um.

Normalmente, a herpes tem lesões amareladas conhecidas como vesículo-bolbosas que se localizam na região perioral.

Já os grânulos, são pápulas pálidas, de coloração amarela ou esbranquiçada que costumam ficar na linha pele-vermelhão do lábio. Porém, podem ainda se espalhar para outras regiões.

Além disso, a herpes labial é uma manifestação secundária que é causada pelo vírus da herpes. Esse pode ter aparecido pela primeira vez ainda na infância ou não.

Ele se manifesta a partir de vesículas que se rompem e acabam formando um tipo de úlcera.

Porém, isso ocorre depois dos sintomas iniciais, que são:

  • Sensação forte de queimação;
  • Coceira;
  • Ardência;
  • Vermelhidão.

A área que está afetada costuma ficar muito dolorida, sensível e inchada.

Os grânulos, ao contrário da herpes, não são lesões. Como já citamos anteriormente, são apenas glândulas sebáceas ectópicas. Essas se manifestam no lábio superior e na mucosa oral e jugal das bochechas.

Por não evoluir para maiores complicações, provocar dores, ardências, ou outros tipos de incômodos nas pessoas que os têm, não precisam de nenhum tratamento sério com uso de medicamentos, por exemplo.

Normalmente, os pacientes que procuram por profissionais que tratem a situação, o fazem buscando soluções estéticas para uma pele mais bonita.

Sintomas dos Grânulos de Fordyce

manifestações clínicas dos grânulos de Fordyce

A irritação e coceira na área afetada são os principais sintomas primários do Fordyce. Além disso, é muito comum que a pessoa portadora se sinta estressada, com ansiedade e até mesmo um pouco depressiva.

Porém, isso só ocorre nos casos em que o paciente faz uma confusão e acaba achando que esses podem ser sinais de algum tipo de doença sexual transmissível.

Dessa forma, é normal que muitos se sintam constrangidos e muito preocupados sobre o que os parceiros sexuais, amigos, família irão pensar sobre as manifestações aparentes.

Durante a relação sexual pode haver um sangramento dessas manchas caso sejam feridas. Na região dos genitais, geralmente aparecem no corpo do pênis ou do escroto nos homens.

Já nas mulheres, as manchas podem ser observadas na região dos lábios vaginais.

Os sintomas são os mesmos da região da boca, coceira e leve incômodo. Essa são as principais manifestações clínicas dos grânulos de Fordyce.

Como São as Manchas dos Grânulos?

A primeira pessoa a descrever clinicamente a aparência dessas manchas foi o dermatologista John Addison Fordyce, daí o nome para os grânulos. Os categorizou como uma situação de dermatologia cirúrgica.

Essas manchas costumam ser muito confundidas com pápulas penianas peroladas, uma outra condição dermatológica que também não é classificada como sexualmente transmissível.

Ou ainda com as manchas de Koplik, presentes no sarampo.

Sendo assim, ambos os casos, as manchas e as pápulas penianas não são transmissíveis e não apresentam nenhum problema para a saúde. São completamente de cunho estético.

Como já citamos anteriormente, aparecem com mais ênfase a partir da puberdade e tem um aumento significativo na fase adulta. Isso se dá, pois são mais facilmente vistas quando a pele é esticada.

Os pacientes com uma quantidade de gordura no sangue mais elevada também estão mais suscetíveis e costumam apresentar uma maior quantidade de manchas do que os que têm níveis sanguíneos normais.

Tratamento dos Grânulos

Cândida Albicans

Embora eles não precisem de tratamentos, pois não causam nenhum mal à saúde, algumas pessoas preferem removê-los por questões estéticas.

O diagnóstico é clínico, então não é preciso realizar nenhum exame complementar que faça análises mais profundas sobre o caso.

Os métodos que fazem com que sumam funcionam por meio da aplicação de cremes, cirurgia a laser e técnica de micro punção. Veja como elas atuam.

Procure um Dermatologista!

Se as manchas estão te incomodando, esse é o primeiro passo. O dermatologista, médico especialista em peles, poderá identificar se realmente é um caso de Fordyce.

A partir disso, a condição correta será diagnosticada e ele irá te tranquilizar dando todas as informações sobre a situação, uma vez que podem causar um estresse por parecerem com verrugas ou até mesmo um surto de herpes.

Se as bolinhas forem notadas na genitália ou da região da boca, em conjunto com o dermatologista, os cirurgiões-dentistas e ginecologistas também podem ser procurados.

Diferente da candidíase que é causada pela bactéria Cândida Albicans, o Fordyce não possui uma origem bacteriana ou de vírus.

Mas não se preocupe, pois trata-se de um fenômeno bastante comum e que, de uma hora para outra pode afetar uma boa parte da população.

Porém, os homens estão mais propensos a desenvolvê-los do que as mulheres.

Por serem mais perceptíveis quando a pele está esticada, algumas situações os evidenciam. Nos homens isso ocorre durante uma ereção, por exemplo.

Nas mulheres, quando realizam algum tipo de depilação, deixando a pele mais exposta.

Uso de Pomadas e Cremes

Normalmente, são recomendados cremes ou pomadas que contenham as substâncias tretinoína ou ácido dicloracético. Eles agem para eliminar as alterações na pele.

Porém, não é indicado comprar qualquer produto que possua esses componentes sem uma receita médica. Sua prescrição deve ser feita por meio de um dermatologista.

Algumas evidências podem surgir por:

  • Um desequilíbrio hormonal causado pela puberdade;
  • Pela gravidez;
  • Pela menopausa

Todos esses casos podem contribuir para o surgimento dos grânulos de Fordyce ou também para o surgimento da acne.

Uma das pomadas mais recomendadas pelos dermatologistas é a clindamicina. Ela costuma ser bastante eficaz no tratamento da inflamação dessas glândulas sebáceas.

Existem ainda alguns médicos ginecologistas que, para as mulheres mais jovens, indicam o uso de contraceptivos orais como a pílula anticoncepcional.

Esses podem reduzir e agir até mesmo livrando-se dos grânulos e da acne.

Técnica de Microagulhamento

A técnica consiste em uma caneta que tem acoplada nela uma peça descartável, que tem agulhas muito curtas e finas. Essas agulhas fazem múltiplos furos quase imperceptíveis na superfície da pele.

Dessa forma, os produtos ativos que estão nelas conseguem penetrar. O procedimento pode ser feito mediante uma pequena aplicação anestésica.

Trata-se de um processo que normalmente é utilizado para transplantes capilares. Porém, pode ser muito eficiente e apresentar bons resultados na remoção dos grânulos, principalmente os localizados na genitália.

Nesse caso, é necessária a aplicação de um tipo de anestésico para que seja evitada a dor. A anestesia local é a mais optada pelos profissionais.

Outra característica desse tratamento é que, o tecido que é removido pelo microagulhamento não é destruído, como ocorre com o uso do laser.

Dessa forma, pode ser analisado através de um microscópio para descartar problemas mais sérios de pele.

Costuma ser um tratamento bem rápido e que remove vários grânulos de uma vez só, em poucos minutos. Por isso, é ideal para os pacientes que tenham uma quantidade maior de bolinhas, independente da área.

Esse tipo de procedimento é bastante recomendado, pois a chance de formação de cicatrizes é muito menor e as bolinhas não voltam a surgir. O que pode acontecer no tratamento com laser.

Laser de CO2

É extremamente importante que o paciente não esprema as manchas de Fordyce, pois isso só irá prejudicar a pele e não eliminará a bolinha.

tratamento com laser de C02 é um dos mais comum para se livrar da condição e outras manchinhas que possam aparecer na pele.

É realizado por meio da ação de laser pulsado e o de dióxido de carbono (CO2), e oferece boas taxas de sucesso.

Uma curiosidade sobre ele, é que os lasers de CO2 foram os pioneiros a serem desenvolvidos com uso de gases. Até hoje são os tratamentos que têm uma maior potência para as mais diversas condições de pele.

Porém, seu preço elevado não é muito atrativo. Ele costuma ser mais caro que as outras opções de tratamento, devido a todos seus benefícios, mas principalmente por ter menores chances de deixar cicatrizes.

Terapia Fotodinâmica

Trata-se de um tratamento ativado com luzes. No procedimento, ácido aminolevulínico é aplicado diretamente na pele e ativado com uma fonte de luz, como um laser pulsado ou uma luz negra.

Além de ser bastante utilizado nos casos de Fordyce, a TFD também pode ser utilizada para casos em que o paciente tenha:

  • Doença de Bowen
  • Carcinomas espinocelulares e basocelulares superficiais
  • Acne vulgar
  • Micose fungoide
  • Doença de Paget.

Além disso, é de extrema importância nos procedimentos que envolvem o rejuvenescimento da pele que foi fotodanificada.

São diversas as fontes de luz que podem ser usadas na TFD, entre as mais comuns temos: luz intensa pulsada, luz azul, luz vermelha, diodo emissor de luz (LED) e pulsed dye lasers (PLD).

A terapia fotodinâmica é composta por três características:

  1. Fonte de luz com comprimento de onda ideal;
  2. Agente fotossensibilizante tópico ou sistêmico;
  3. Ambiente rico em oxigênio.

Ainda assim, é importante estar ciente de que o tratamento pode ser bastante caro. Alguns cuidados também deverão mudar, pois, temporariamente, o procedimento torna a pele mais sensível ao sol.

Tratamento com Isotretinoína

Por mais que seja uma forma de tratamento mais longa e pode levar meses, é muito eficiente e consegue produzir resultados mais duradouros.

Além das situações envolvendo os grânulos de Fordyce, também funciona bem com casos de acne e outros tipos de problemas envolvendo as glândulas sebáceas.

De forma geral, a isotretinoína apresenta alguns riscos sérios e possíveis efeitos colaterais. É possível observar nos pacientes que fazem seu uso, o surgimento de problemas congênitos.

Dessa forma, seu uso só deve ser indicado e prescrito sob indicação de um médico profissional de área e em casos mais críticos.

As mulheres que fizerem o uso da substância, deverão se abster de relações sexuais durante o período de tratamento, ou ainda, utilizar de algum método contraceptivo eficaz.

Crioterapia

Esse é um procedimento que funciona realizando um congelamento das bolinhas utilizando nitrogênio líquido.

A crioterapia tem como principal agente o frio que é proporcionado e aplicado na lesão. Desse modo, ele é muito eficaz para o tratamento de disfunções inflamatórias e traumáticas, principalmente agudas.

Apresentam muitos benefícios na diminuição do edema e indução do relaxamento muscular, quando o calor superficial não apresenta efetividade.

Esse tipo de terapia ocasiona uma vasoconstrição por aumento da atividade neurovegetativa simpática e pela atuação direta do frio nos vasos sanguíneos.

Assim, ele causa um relaxamento muscular e uma analgesia por conta da diminuição das atividades dos fusos musculares, junção neuromuscular, velocidade de condução dos nervos periféricos e redução da atividade muscular.

Pode ser feita de duas maneiras:

  1. Aplicação de bolsas de gelo – são pequenas bolsinhas feitas de um material plástico e moldável e são reutilizáveis. Durante sua aplicação, é importante se atentar ao tempo em que ficará posicionada para não colar na pele e causar queimaduras;
  2. Imersão em gelo e água – esse procedimento é muito comum de ser feito nos ambientes esportivos. Após os atletas realizarem provas, por exemplo, é uma alternativa muito eficaz para o alívio de toda força aplicada nos membros. Por atingir uma área maior do corpo, é comum que cause um impacto e desconforto nas pessoas que não estão habituadas a realizar esse tipo de tratamento.

Como já citamos anteriormente, esse procedimento é muito utilizado pelos atletas que fazem muito esforço físico e muscular diariamente.

Porém, ainda assim não está restrito a esse público, uma vez que é algo mais acessível e fácil de se realizar.

No entanto, deve ser recomendada e realizada por um profissional. Afinal, imersões em temperaturas muito baixas sem indicações ou orientação podem fazer mal à saúde.

Eletrodissecação e Cauterização

Esse é o procedimento que consiste basicamente na queima dessas saliências na pele, muito parecidas com verrugas virais. Por isso, esse processo é muito parecido com o de remoção delas.

Ele pode ser realizado por meio do uso de um instrumento elétrico específico para esse tipo de remoção, que a partir de ondas de calor intenso e lasers, removem a mancha.

Ou ainda contando com a ajuda de um composto ácido que é aplicado na região afetada. Algumas pessoas também podem optar por realizarem o método de remoção por congelamento com aplicações de jatos de nitrogênio líquido.

Porém, apesar de serem opções que estão sim disponíveis, é importante informarmos que todos esses processos podem ser dolorosos.

Isso se dá principalmente uma vez que, congelar ou ainda queimar as áreas, que são as duas origens desses procedimentos citados, podem deixar a pele vermelha por um bom tempo ou até mesmo em carne viva, dependendo da situação.

Opções de Receitas Caseiras Para o Tratamento

Como já explicamos em outros tópicos desse artigo, o tratamento para os grânulos de Fordyce não é algo necessário e que prejudica a saúde. O que a maioria das pessoas busca, é por soluções estéticas.

Dessa forma, escolher por recursos de origem natural pode ter resultados eficazes quando falamos da redução das manchas na pele.

Os óleos saudáveis são uma ótima opção para esses casos. Adicionar esses componentes em uma dieta saudável, por exemplo, pode fazer uma grande diferença. Um deles é o ômega 3. Algumas opções de remédios naturais são:

  • Alho. Esse é um alimento que funciona como um poderoso antioxidante. Além disso, é ainda muito eficaz na remoção e redução das manchas que tanto incomodam;
  • O óleo de coco é um hidratante natural que ajuda a hidratar bem a pele e, portanto, nos ajuda a reduzir os pontos causados pela reação da pele;
  • O óleo de jojoba também pode ser usado e é muito bem recomendado. Com todas as suas propriedades antibacterianas e esteres de cera, funciona então como um ótimo hidratante, melhorando assim os resultados na pele;
  • O limão também é um dos alimentos que pode funcionar muito bem nos cuidados com a pele, uma vez que funciona como um desinfetante natural tratando infecções bacterianas. Sua aplicação pode ser feita em gotas no lenço e aplicando-o delicadamente sobre as áreas mais inflamadas e com manchas;
  • Manter uma alimentação balanceada, optando por alimentos que proporcionem uma dieta rica em nutrientes e vitaminas pode ser a chave para os resultados que você busca.

Além disso, existem ainda alguns outros tipos de produtos que em sua composição contenham cremes tópicos, lavagens de tretinoína e o ácido sacro, que são ótimos na função de reduzir as manchas.

Evite o Aparecimento dos Grânulos

Evite o Aparecimento dos Grânulos

Ainda não está satisfeito com todas essas opções que citamos? Ou está procurando por algo mais simples que possa ser incorporado na rotina do dia a dia e faça diferença no tratamento do Fordyce?

Então, não se preocupe, nós temos mais algumas dicas com mudanças mais simples já irão ser de grande ajuda para evitar essas manchinhas que tanto incomodam.

Como todos sabemos e ouvimos diariamente, se manter hidratado é bom não somente para nosso organismo, mas também essencial para uma pele bonita e saudável.

Dessa forma, consumir no mínimo dois litros de água por dia é importante. Isso nos ajuda a diminuir a quantidade de gordura no sangue, o que afeta diretamente na oleosidade da pele, cabelo etc.

O uso de muitos produtos químicos pode afetar a pele, uma vez que desequilibra o PH.

Por isso, optar por cosméticos de origem natural e que não causem futuras inflamações pode ser também uma alternativa eficaz.

Procure um Profissional

procure um profissional

Apesar de tudo isso que explicamos, as dicas, opções e até mesmo alguns procedimentos e medicamentos que são recomendados, cada caso é um caso!

O importante é nunca realizar a automedicação e estar sempre em tratamento junto com um profissional que possa recomendar os tratamentos que serão mais benéficos para você.

Muitas vezes o problema pode envolver mais do que simples mudanças, pode necessitar de exames complementares que indiquem e fundamentem a real raiz do que está causando aquilo.

Por isso, se você tem problemas com os grânulos de Fordyce, consulte todos os médicos e profissionais que cuidam da área que possam te ajudar a tratar de uma vez e fazer com que a situação não volte mais a te incomodar.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

2 Replies to “Grânulos de Fordyce não causam dor nos pacientes”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.