Gosto salgado na boca indica problemas com a saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Caso você sinta esse gosto desagradável o ideal é procurar um médico o quanto antes

Logicamente, consumir grandes quantidades de alimentos salgados pode te deixar com um gosto salgado na boca.  O problema acontece quando esse gosto persiste durante longos períodos na cavidade bucal.

Normalmente um gosto salgado na boca não é motivo de tanta preocupação. Contudo, a recorrência desse sintoma pode se tornar um incômodo e até mesmo indicar que existe algo de errado com a sua saúde bucal.

Um gosto salgado na boca pode possuir origem localizada ou sistêmica. Em algumas situações, a anomalia pode exigir, inclusive, uma investigação mais profunda para que seja descoberta a real causa do problema.

Assim, podemos dizer que existem inúmeras causas para o surgimento dessa adversidade. Apesar disso, nesse artigo iremos falar prioritariamente sobre as relacionadas ao meio odontológico.

Falta de higiene bucal e o gosto salgado

Negligenciar a higiene bucal é o principal fator causador da maioria das anomalias da boca. E esse aspecto também é marcante quando falamos da presença do gosto salgado.

A higienização mal feita ou não realizada permite o acúmulo de vários organismos danosas em nossos dentes e gengivas, que podem propiciar uma boca com gosto salgado.

Disfunções nas glândulas salivares e o gosto salgado na boca

Disfunções ou infecções nas glândulas salivares podem acarretar no surgimento do desagradável gosto salgado em nossa boca.

Assim, a pessoa é acometida por uma doença conhecida como xerostomia. A saliva começa a ser produzida em menor escala, além de apresentar um gosto estranho, geralmente salgado e amargo.

Além da desidratação, alguns medicamentos ainda podem causar a boca seca. Tabaco e produtos similares também estão diretamente relacionados a esta condição.

Em alguns casos, a boca seca pode não ser proveniente de problemas nas glândulas. O simples fato de estar com o nariz entupido pode desencadear o problema.

Gosto salgado pode indicar desidratação

Uma vez que seu corpo está desidratado, pode ser que saliva se torne rica em minerais e salgados. Isso ocorre pois a desidratação promove um desequilíbrio nos níveis de sal e água de nosso corpo.

Assim, é possível que o indivíduo sofra com alguns sintomas:

  • Fadiga extrema;
  • Tontura;
  • Urina pouco frequente, amarela e escura;
  • Sede extrema.

Sangramento bucal tem gosto salgado

Nesse caso, o salgado é acompanhado de um gosto metálico. O sangramento pode ser proveniente de uma lesão gengival durante a utilização do fio ou da escova de dente.

Ainda é importante ressaltar que o sangue na boca pode ser um forte indício de gengivite. Entretanto, para saber melhor sobre o que se trata, o ideal é consultar seu dentista de confiança.

Tratamento para gosto salgado na boca

O tratamento para essa anomalia depende de seu fator causador. Em alguns casos, se hidratar com alguns copos a mais de água durante o dia é o necessário para algumas pessoas.

Outro indivíduos podem necessitar do acompanhamento do dentista ou médico. O profissional geralmente examina a boca do paciente, além de perguntar sobre a sua dieta, estilo de vida e medicamentos utilizados.

Uma vez que ele analise detalhadamente a boca da pessoa, poderá indicar o melhor tratamento para o caso em questão.

Evitar ou negligenciar o tratamento pode levar a progressão e agravamento dos sintomas. Assim, qualquer um que experimentar gosto salgado na boca deve procurar o seu profissional de confiança o quanto antes.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.