Glândula salivar: conheça os tipos e neoplasias comuns

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Você sabe quantas glândulas salivares existem na sua boca? Vem conhecer essa parte essencial da anatomia bucal

Nós já falamos diversas vezes sobre a anatomia bucal e seus elementos mais importantes. Entender o funcionamento da nossa boca nos ajuda a prevenir doenças! Por isso, o assunto deste artigo é: glândula salivar.

Afinal, um dos pontos mais importantes para a saúde bucal é a saliva. E a responsável por sua produção é a glândula salivar.

Glândula salivar é uma glândula exócrina, que secreta a saliva e outras substâncias. Existem oito tipos de glândulas salivares na boca dos mamíferos, espalhadas em pontos estratégicos de estimulação e proteção.

Tipos de Glândula Salivar

As glândulas salivares podem ser separadas em dois grupos principais: as maiores e as menores. Para você entender a disposição delas na boca, também sinalizamos onde cada uma delas pode ser encontrada.

Glândulas salivares maiores

As glândulas maiores da saliva são três:

  • Glândula Parótida: está localizada na parte posterior da boca, próxima as articulações temporomandibulares (ATM), mas seus ductos chegam até o meio das bochechas;
  • Glândula Submandibular: está localizada abaixo do revestimento da mandíbula, portanto, só pode ser encontrada na parte inferior da boca;
  • Glândula Sublingual: das três, essa é a mais visível e fácil de ser encontrada. Como o próprio nome aponta, ela está localizada embaixo da língua.

Glândulas salivares menores

As glândulas menores da saliva são cinco e estão espalhadas por certos pontos da boca:

  • Labial: pode ser encontrada na região dos lábios, tanto na porção superior quanto na inferior;
  • Vestibular;
  • Glossopalatina: localizadas na região do palato;
  • Palatina: localizadas na região posterior do palato;
  • Lingual: estão espalhadas por toda a língua, órgão que precisa estar constantemente úmido com saliva.

Neoplasias das Glândulas Salivares

Infelizmente, existe uma série de neoplasias nas glândulas salivares. No entanto, elas são raras quando comparadas a outras neoplasias que acometem a região oral.

Uma característica das neoplasias das glândulas da saliva é que, na grande maioria dos casos, elas se concentram nas glândulas maiores.

Existe um motivo simples para isso: as glândulas maiores envolvem mais tecidos, ductos e produção. Isso triplica as chances de ocorrerem neoplasias nesses pontos.

Das glândulas maiores, a parótida e a submandibular são as que mais têm casos registrados de neoplasias. Em ambos casos, há grandes chances de ser uma neoplasia ser benigna.

Já nas glândulas menores, apesar do baixo índice de neoplasias, o cenário muda. As chances da neoplasia ser maligna nas glândulas menores é muito maior, sendo a grande maioria dos casos.

Também é importante ressaltar que as glândulas menores do palato são as que mais sofrem com neoplasias bucais.

Tipos de neoplasias salivares

Separamos alguns tipos de neoplasias das glândulas salivares, confira:

  • Adenocarcinoma;
  • Carcinoma adenoide cístico (cilindroma);
  • Carcinoma de células acinares;
  • Carcinoma mucoepidermoide;
  • Osteossarcoma.

É importante ressaltar que essas neoplasias só são identificadas em exames clínicos ou laboratoriais. Por isso, a importância de visitar regularmente seu cirurgião-dentista!

Gostou de saber mais sobre as glândulas salivares? Fique ligado no site da Simpatio para conhecer mais sobre as estruturas da boca!

Ramiro Murad
Ramiro Murad
Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.