Neoplasia da glândula salivar afeta a saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui os tipos mais comuns de neoplasia de glândula salivar na área odontológica

Muitas alterações no nosso organismo podem trazer prejuízos para a nossa saúde, inclusive para a saúde bucal. A neoplasia de glândula salivar é um exemplo disso.

Ela é causada por exposição à radiação, tabagismo e fatores genéticos. Além disso, é ideal a confirmação do diagnóstico da neoplasia de glândula salivar para o planejamento adequado do tratamento.

A neoplasia de glândula salivar é um grupo de tumores que podem ser benignos ou malignos.

Os tumores de glândulas salivares, como o próprio nome já indica, são formados nos tecidos da glândula salivar.

Nesse artigo vamos resolver todas as suas dúvidas sobre a neoplasia de glândula salivar. Vamos começar?

Tipos de neoplasia de glândula salivar

Como vimos, os tumores são formados nos tecidos das glândulas salivares. No entanto, há dois tipos de glândulas: as maiores e as menores. As glândulas maiores representam a submandibular, as parótidas e as sublinguais.

Enquanto isso, as menores representam as glândulas que secretam mucocelas e são encontradas nas cavidades oral e nasal e ainda no palato.

Fizemos uma lista com os tipos mais comuns de neoplasias de glândulas salivares para você conhecer mais sobre o assunto.

  • Carcinoma mucoepidermoide – é um tipo bastante comum de câncer de glândulas salivares. Normalmente, ele se localiza nas parótidas. Na maioria dos quadros clínicos se apresenta como câncer de grau baixo, mas pode atingir o grau intermediário e até o intermediário.
  •  Carcinoma adenoide cístico – esse tipo de tumor é, na maioria das vezes, localizado nas parótidas. O seu crescimento é lento e, normalmente, o seu grau é considerado baixo.
  • Carcinoma de células acinares – esse tipo de tumor se manifesta mais no palato e na mucosa jugal. Tem como características o crescimento lento. Além disso, o paciente normalmente sente dores.
  • Adenocarcinoma Polimorfo de Baixo Grau (PLGA) – ele é um tipo de tumor que se desenvolve nas glândulas salivares menores. Normalmente, o grau desse tumor é considerável baixo. Além disso, as chances de recuperação dos pacientes com esse câncer são altas.

Como o diagnóstico da neoplasia é feito?

O diagnóstico é feito a partir de exames. Assim que o paciente sentir algum dos sintomas – dor e sensibilidade à palpação -, ele deve procurar pelo profissional de confiança.

Assim, o dentista faz o exame clínico. Nessa etapa, a anamnese e o exame físico são realizados.

Para confirmar o diagnóstico, o profissional pede por exames complementares, como radiografias, biópsias e tomografias computadorizadas.

Melhores tratamentos para neoplasias de glândulas salivar

Assim que o diagnóstico da neoplasia for confirmado, o profissional começar a planejar o melhor tratamento.

A primeira etapa é acompanhar o crescimento e desenvolvimento do tumor. Se ele afetar gravemente o quadro clínico do paciente, o cirurgião-dentista pode indicar procedimentos cirúrgicos.

Na cirurgia, ele tenta a retirada parcial ou total do tumor. Além disso, se o tumor for muito agressivo, o paciente passará por sessões de radioterapia.

Lembre de sempre fazer visitas ao profissional de confiança. Assim, você garante a recuperação ideal da neoplasia de glândula salivar.

Rodrigo Venticinque

Rodrigo Venticinque

Graduado pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e especialista em Prótese e Reabilitação Oral Integrativa, Biofísica Quântica, Biorressonância Aplicada e Ortomolecular. Pós-graduado em Estética Dental e Reabilitação Oral, com certificação em Remoção Segura da Amálgama e Odontologia Biológica pela Academia Internacional de Medicina Oral e Toxicologia. Professor da pós-graduação em Biofísica e Ortobiomolecular da QuantumBio. Também atua nas áreas de Ozonioterapia, Odontologia Sistêmica, Sedação Consciente com Óxido Nitroso e Hipnose. Diretor da clínica Venticinque Odontologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.