Ginástica laboral e seus diversos benefícios para os dentistas

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Ajudando significamente na melhora do desempenho da equipe, traz ainda benefícios para a saúde

É cada vez mais comum as empresas priorizarem o bem-estar e saúde de seus funcionários. Desse modo, entre essas mudanças, a ginástica laboral é uma das implementações recorrentes.

Com diversas modalidades, a ginástica laboral afeta positivamente o desenvolvimento no dia a dia de um colaborar em seu local de trabalho. No caso das clínicas e consultórios, por exemplo, pode significar clientes felizes e fiéis.

Ginástica laboral é uma série de exercícios físicos destinados aos funcionários durante o expediente de trabalho. Seu objetivo é melhorar a saúde e evitar lesões por esforço repetitivo e algumas doenças ocupacionais.

O Que é Ginástica Laboral?

Esse tipo de atividade física se baseia em alongamentos de diversas partes do corpo, como tronco, cabeça, membros superiores e membros inferiores.

Os alongamentos são diferentes para cada função exercida pelo trabalhador. Esse tipo de ginástica não é de alta intensidade e ocorre num curto período de tempo, assim não cansa e nem sobrecarrega o funcionário.

Por todas essas características que já citamos, os exercícios de ginástica laboral têm algumas especificações e características adequadas para o local e tempo. Podemos citar, então:

  • Técnicas de alongamento;
  • Melhora na forma de respiração;
  • Aprimorar as técnicas de percepção corporal;
  • Permite uma reeducação postural;
  • Oferece uma compensação dos músculos .

Dessa forma, esta atividade tem como principais objetivos: prevenção de patologias e incentivar os colaboradores à prática de atividades físicas.

Além disso, ressalta a importância para a melhora na qualidade de vida e manutenção da saúde.

Qual a Importância da Ginástica Laboral?

Essa prática é tão importante pois, imagine essa situação: um colaborar sentado por 8 horas na mesma posição, fazendo seu trabalho, até que sente uma dor nas costas.

A dor começa então a incomodá-lo e isso o desconcentra, fazendo com que finalize rápido o que está fazendo para poder descansar de tal posição.

Porém, acelerar esse processo pode acabar em resultados não tão bons quanto ele ofereceria se aquele incômodo não existisse, concorda? E é para corrigir problemas como esse que a ginástica laboral entra.

Essas circunstâncias são caóticas e comprometem o bom funcionamento da empresa como um todo, imagine então se isso se torna recorrente e comum entre toda a equipe?

Além disso, a empresa tem uma responsabilidade com os funcionários que se dedicaram bastante para o desenvolvimento dos seus negócios. A saúde ocupacional é um importante aspecto da gestão.

Qual o Conceito de Ginástica Laboral?

A palavra laboral vem de labor, que significa trabalho. E é por esse motivo que esse tipo de ginástica é realizado no ambiente de trabalho.

Ainda assim, conseguimos definir essa prática como um programa que foca na saúde e boas condições físicas durante o expediente.

Dessa forma, é basicamente um programa de recuperação e manutenção da qualidade de vida. Promove também o lazer, é planejada e aplicada no local de trabalho.

Classificações da Ginástica do Trabalho

Entre os principais ramos que as técnicas de ginástica laboral abordam, todos tem como visão focar no objetivo principal conforme a necessidade dos colaboradores.

Então, a partir do tempo disponibilizado, podem ser trabalhos que sejam específicos para que eles possam atingir cada um desses objetivos.

Ficou curioso para saber quais são então suas modalidades? Nós te explicamos melhor. As classificações podem ser feitas pelo horário de realização, como por exemplo:

Fase Preparatória

Neste contexto, o principal objetivo é preparar o organismo para o trabalho físico. Então, o foco principal dessa primeira fase está em:

  1. Melhorar a oxigenação tecidual;
  2. Aumentar a frequência cardíaca;
  3. Melhorar disposição;
  4. Oxigenar a musculatura;
  5. Despertar a mente;
  6. Desenvolver exercícios de estímulo à concentração.

Os exercícios podem ser realizados no início da ciclo e, geralmente, têm uma duração de 10 a 20 minutos. Os funcionários são preparados para suas tarefas.

Dessa forma, de acordo com o que será solicitado em suas tarefas, têm seus grupos musculares aquecidos, fazendo então com que se sintam mais dispostos.

Compensatória

Já essa fase, ocorre durante a jornada de trabalho. Ela busca o alívio de qualquer tensão muscular que tenha sido ocasionado a partir da má postura ou ainda pelo esforço excessivo.

Também auxilia na remoção de resíduos do metabolismo, faz a correção postural e prevenção de fadiga muscular.

Por ser uma fase compensatória, trabalha especificamente exercícios de correção de postura, flexibilidade, alongamentos e exercícios respiratórios.

Relaxamento

É realizada ao final da jornada de trabalho e tem como principal objetivo o alivio de tensões e a diminuição do estresse.

Aqui, mais do que exercícios, como nas outras fases, é onde são feitas auto-massagens, exercícios respiratórios, alongamentos e meditação. Ou seja, foca mesmo no descanso do corpo e da mente.

Ginástica Terapêutica

Existem ainda alguns outros tipos de ginástica laboral, como é o caso da terapêutica. Ela é mais objetiva e envolve o tratamento de distúrbios, patologias e alterações posturais conforme as queixas dos pacientes.

Esse caso toma mais tempo e precisa de algumas especificações, como por exemplo um local apropriado e tem a duração média de trinta minutos.

Ginástica de Manutenção ou c=Conservação

É um programa onde se busca manter os resultados decorrentes de um trabalho de condicionamento físico, após alcançar o equilíbrio muscular e as correções necessárias.

Assim como a terapêutica, necessita de uma sala especial para o treinamento, utiliza, normalmente, o tempo de folga e é com duração média entre quarenta e cinco e noventa minutos.

Qual a Relação da Ginástica Laboral com a Odontologia?

É muito comum que, com a correria do dia a dia, a falta de tempo seja uma realidade principalmente para os profissionais da saúde.

Dessa forma, fica claro que, além de envolver também o cansaço, por terem um agenda lotada e uma rotina intensa no consultório, as atividades físicas acabem ficando de lado.

Longas jornadas de trabalho de um dentista, por exemplo, podem ser um sinônimo de má postura. O que é algo muito preocupante e compromete a saúde.

Principalmente na odontologia, esse quadro é mais sério, pois o cirurgião-dentista é um profissional que trabalha mantendo posturas repetitivas e exaustivas durante horas a fio.

Por isso a ginástica laboral para dentistas é tão importante, para que sejam amenizadas então os malefícios causados, oferecendo:

  • Melhoria na qualidade de vida;
  • Mais concentração;
  • Aumento de produtividade;
  • Mias disposição para os atendimentos

A ginástica laboral no consultório odontológico é ainda uma ótima alternativa para as secretários, os técnicos e auxiliares em saúde bucal.

Depois de citarmos todos esses benefícios e darmos dicas, conseguiu decidir qual o melhor tipo de ginástica laboral para você e seus funcionários?

Silmara Alves Rozo Ducatti
Silmara Alves Rozo Ducatti
Silmara Alves Rozo Ducatti é cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS). Possui registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 121811 e integra a equipe odontológica da RD Design Oral, que fica na Alameda Grajaú, 98 - sala 1207 - Alphaville, Barueri - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.