Gengivite infantil é risco para saúde bucal das crianças

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Inflamação coloca em risco a gengiva das crianças

Que as crianças são apaixonadas por doces e guloseimas todo mundo sabe. Contudo, a ingestão exorbitante desse tipo de alimento pode acarretar uma série de problemas bucais, como a gengivite infantil.

Assim como  infecção na gengiva de adultos, a gengivite infantil é responsável por uma série de desconfortos e incômodos e precisa receber tratamento adequado.

Gengivite infantil é uma inflamação na região da gengiva tanto de crianças, quanto de bebês.

Causas da gengivite infantil

A gengivite é uma doença oral causada pela ação de bactérias nocivas em nossa boca. No caso das crianças, essa inflamação na gengiva da criança é frequentemente relacionada a falta de uma boa higiene oral.

Além disso, hábitos alimentares que não são saudáveis também podem acarretar o desenvolvimento da doença.

Dessa maneira, a ingestão de alimentos com grande quantidade de açúcar ou amido de milho, como balas, sorvetes, refrigerantes e salgadinhos, combinada com a má higiene bucal, coloca em risco a saúde da gengiva das crianças!

Características da gengivite infantil

A gengivite na criança se assemelha à doença que acomete os adultos em muitos fatores. Desse modo, seus principais sintomas também estão associados à vermelhidão, dor nas gengivas e sangramento.

Além disso, assim como para os adultos, a doença também pode evoluir para um quadro de periodontite, caso não receba tratamento adequado.

Contudo, entre as possíveis diferenças podemos citar o fato de que a placa bacteriana se acumula com maior facilidade na boca das crianças.

Isso porque os dentes ainda estão erupcionado, além de ser muito comum o hábito de chupar os dedos nessa idade, colocando as bactérias em contato direto com a cavidade oral.

Ainda, dentes em estado de má oclusão facilitam o acúmulo e proliferação dos microrganismos nocivos.

Tratando e evitando a gengivite infantil

O tratamento de um quadro de gengivite infantil acontece dentro do consultório odontológico, através de um procedimento de profilaxia e retirada da placa bacteriana.

Contudo, a melhor forma de fugir da gengivite infantil é evitando o desenvolvimento da doença! A orientação dos pais quando falamos na saúde bucal dos filhos é extremamente importante.

Por isso, é crucial ensinar, desde novo, que o pequeno deve prezar e cuidar da sua saúde bucal. Esses cuidados consistem em:

  • Escovar os dentes ao menos três vezes por dia, incluindo os momentos após refeições, antes de dormir e, principalmente após ingerir doces e guloseimas!;
  • Optar por escovas de cerdas macias e a realização de movimentos leves e circulares. Isso é importante para evitar que sejam feitas feridas na gengiva das crianças;
  • Posteriormente à escovação, passar fio dental. Essa ferramenta é uma ótima auxiliar na hora de retirar placa bacteriana e restos de alimentos que se mantiveram presos ao dente mesmo após a escovação;
  • Complementar a higiene oral com o uso de um enxaguante bucal adequado e indicado por um profissional da odontologia. Esse tipo de produto auxilia no controle químico das bactérias na boca.

A ação de um médico dentista especializado em odontopediatria é crucial nos casos de gengivite infantil. Isso porque o profissional é instruído às melhores maneiras de abordar o pequeno e realizar os procedimentos necessários para manter sua saúde bucal.

Silmara Alves Rozo Ducatti
Silmara Alves Rozo Ducatti
Silmara Alves Rozo Ducatti é cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS). Possui registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 121811 e integra a equipe odontológica da RD Design Oral, que fica na Alameda Grajaú, 98 - sala 1207 - Alphaville, Barueri - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.