Gaston Delabarre e sua importância na odontologia

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entre os diversos nomes influentes na área odontológica, sua contribuição foi um divisor de águas

Hoje em dia, o uso de aparelhos ortodônticos, seja para fins estéticos ou não, é algo muito comum e de fácil acesso. Antes de Gaston Delabarre as coisas não eram assim tão simples.

Mas você conhece um pouco da história dos aparelhos? Aposto que não sabia da influência de Gaston Delabarre, nesse assunto, não é mesmo? Já existiram modelos totalmente diferentes do que temos agora. Muitos deles causavam um grande desconforto físico e um impacto visual desagradável em quem usava.

Gaston Delabarre foi o francês que inventou o uso dos conhecidos fios metálicos, que são fixados entres os dentes para corrigi-los. Em 1819, foi quando surgiu o primeiro esboço dos atualmente tão famosos, aparelhos ortodônticos.

Influência de Gaston Delabarre

Pelo fato de os registros sobre serem bastante antigos, decidimos preparar e reunir para você algumas informações importantes sobre os principais pilares da história dos aparelhos dentários.

Uma grande curiosidade é que: o primeiro registro de algo relacionado ao aparelho ortodôntico foi feito por arqueólogos ingleses.

Os pesquisadores encontraram uma múmia no Egito com idade aproximada de 3.000 anos. No corpo, havia uma espécie de aparelho e um tipo de fio de metal que prendia seus dentes que eram mais tortos.

Porém, quem começou de fato com os estudos foram os gregos. Estudavam as maneiras de cuidar e desentortar os dentes. Assim, com ajuda do fisiologista romano Aurelius Cornelius Celsus, o assunto deslanchou.

Foi ele quem deu o passo mais concreto ao criar uma técnica de pressão digital manual para corrigir dentes ainda no século 1 a.C. Alguns dos principais nomes e mais influentes na história dos aparelhos ortodônticos são:

  • Pierre Fauchard;
  • Gaston Delabarre;
  • Joachim Lafoulon;
  • Norman W. Kingsley;
  • Craven Kurz;
  • Zia Chishti.

Evolução dos Aparelhos Ortodônticos

Logo que esse novo acessório surgiu na odontologia, até os anos 70, usar aparelho não era visto como hoje. Pelo contrário, era considerado algo constrangedor e uma situação complicada.

O motivo para que as pessoas que precisavam fazer uso do aparelho ortodôntico estarem descontentes era o fato de não ter um visual nada agradável e muitas peças ficarem expostas.

Foi nessa época inclusive, que surgiram as expressões desagradáveis e ofensivas a quem precisava utilizar, como por exemplo, “estribo” e o “freio de burro”.

Dessa forma, as evoluções não pararam de acontecer. Criar aparelhos cada vez mais discretos e visualmente agradáveis fazia parte do foco nas criações.

Foi então que chegamos ao que temos nos dias de hoje. Com diferentes tipos de aparelhos, cada vez mais eficientes e que não causam impacto para quem está usando, tanto em aspectos estéticos quanto em físicos.

Linha do tempo do aparelho ortodôntico com Gaston Delabarre

Uma série de mudanças, alterações, correções e muitas pessoas passaram pelo processo de criação e desenvolvimento dos aparelhos até chegarmos a situação atual.

Em uma ordem, os principais acontecimentos foram:

  1. Os primeiros registros mumificados;
  2. Influência dos gregos e romanos;
  3. Desenvolvimento do aparelho Bandeau, criado pelo francês Pierre Fauchard;
  4. Chegada do metal, implementado por Gaston Delabarre;
  5. Surgimento do termo ortodontia pelo francês Joachim Lefoulon.

Com certeza o aparelho ortodôntico ainda vai evoluir muito e, no futuro, quando nossa época for estudada por outros doutores assim como Gaston Delabarre, irão achar nossos aparelhos muito estranhos e antiquados.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!