Confira aqui como ter uma franquia odontológica de sucesso
Muitos cirurgiões-dentistas sonham em ter o seu próprio negócio na área. Por isso, sempre surge a dúvida: será que uma franquia odontológica é o melhor caminho?
Neste artigo iremos tirar todas as suas dúvidas e suas curiosidades sobre como ter sucesso com a franquia odontológica. Mas primeiro: o que é uma franquia odontológica?
Franquia odontológica é um modelo de negócio empresarial. Nele, um modelo de operação de um negócio é copiado e transferido para um outro ponto comercial. Assim, o franqueador faz um acordo com o franqueado e libera o uso da marca e os direitos operacionais já existentes.
Antes de falarmos sobre os trâmites para adquirir uma franquia e como administrá-la, vamos conversar um pouco sobre o mercado de franquias no Brasil e como deve ser o comportamento do franqueador?
Mercado de franquias no Brasil
A Associação Brasileira de Franchising (ABF), que mede o desempenho do setor de franquias do país, divulgou em janeiro de 2019 o balanço do mercado em 2018.
A associação fez as projeções para o ano de 2019**, os quais evidenciaremos a seguir.
Balanço do mercado
Em 2018, as quatro mensurações feitas pela ABF tiveram resultados positivos, quando comparados ao ano anterior. Os pontos analisados foram: faturamento, unidades, redes e empregos.
- Faturamento o faturamento das franquias brasileiras subiu, em média, 7%, quando contraposto ao ano anterior. As principais justificativas foram os índices de confiança do público, a inovação, a retomada da expansão e o segmento de serviços.
- Unidades: a quantidade de unidades novas que foram abertas aumentou 5%. As razões foram os novos formatos e modelos de negócios e a confiança e investimento do público.
- Redes: houve um aumento de 1% no número de novas redes de franquia, com novas marcas brasileiras de segmentos variados.
- Empregos: a geração de empregos cresceu 8%, já que novos estabelecimentos surgiram. Com isso, abriu a possibilidade para contratos intermitentes e contratos temporários.
Projeções para 2019
As expectativas para o ano de 2019 são positivas. A tendência é que o faturamento suba de 8 a 10%, as unidades, 5 a 6%, as redes, 1% e os empregos, 5%.
Saúde, Beleza e Bem Estar
O franchising odontológico está inserido no segmento de Saúde, Beleza e Bem Estar, que no 3º trimestre de 2018 viu seu desempenho subir, passando de R$ 7,071 bilhões, no mesmo período do ano anterior, para R$ 7,760 bilhões.
Agrupando todos os ramos em um ranking, Saúde, Beleza e Bem Estar toma a 2ª colocação. Ficando atrás apenas do segmento Alimentação, de acordo com os números do trimestre.
E se levar em consideração a classificação da mesma época, mas com os 12 meses acumulados, a especialidade subiu de R$ 28,974 bilhões, em 2017, para R$ 31,445 bilhões, em 2018, também se mantendo em 2º lugar.
Crescimento das franquias odontológicas e de saúde
Observemos quais são os motivos que podem ter levado ao crescimento das franquias odontológicas e de saúde:
- Longevidade da população brasileira: em 2018, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou que a população brasileira atingiu sua maior longevidade: 76 anos. Dessa forma, há a possibilidade de abrir clínicas com atendimento especializado em idosos.
- Mercado odontológico brasileiro: o mercado odontológico do Brasil é um dos maiores do mundo, ficando atrás apenas de China e Estados Unidos. Além disso, somos o país que mais tem dentistas no mundo. E o número já vem crescendo há alguns anos. Em 2010, contávamos com 219.575 profissionais. 9 anos depois (dados contabilizados até 17 de março, data de fechamento deste artigo), 556.298. Ou seja, houve um crescimento aproximado de 153%. Para checar o número de dentistas total e por especialidade, clique aqui e consulte os dados do Conselho Federal de Odontologia.
- Convênio: no Brasil, cerca de 70% da população não tem plano de saúde particular. Por isso, muitos deles terão de recorrer a serviços odontológicos particulares. Principalmente em situações mais complexas, pois o atendimento público em diversas localidades é precário.
- Novas tecnologias: com o passar do tempo, novas tecnologias surgem. Normalmente, o intuito delas é combinar um tratamento eficiente com a preservação da estética, como é o caso do alinhador transparente, uma tipo de aparelho ortodôntico invisível.
Como tornar-se um franqueador em 2019?
Embora o Brasil esteja vivendo um período de retomada econômica, o franqueador deve se atentar às demandas do consumidor e às oportunidades que surgem concomitantemente.
Assim, se os hábitos das pessoas mudam por conta da austeridade financeira, os serviços precisam estar adequados a essa nova medida.
Sabemos que franquear um negócio não é fácil. Primeiramente, alguém terá de se interessar pelo serviço que você oferece, enxergando que há um diferencial e uma oportunidade de investimento.
E a partir do momento em que o objetivo for atingido, é necessário que o franqueador saiba transmitir seu modelo de negócio para o investidor e esteja de prontidão para fornecer assistência.
Caso exista revenda de mercadorias para o contratante, o contratado precisa se capacitar para conseguir abastecer todas as unidades.
Se preferir, o franqueador pode solicitar auxílio profissional de consultorias especializadas, que realizarão um diagnóstico individualizado, o que permite que o empresário tenha mais conhecimento sobre suas virtudes e suas fraquezas.
O processo para franquear um serviço leva de quatro meses a um ano, por conta de toda estruturação e organização exigida.
4 passos para franquear seu negócio
Agora, confira 4 passos para franquear seu negócio:
- Analisar a franqueabilidade: entender qual a capacidade de um negócio tornar-se franqueado é peça fundamental. Por isso, estude bem a possibilidade de franchising e identifique fatores como a viabilidade financeira, o potencial de mercado e a maneira de atender às solicitações dos donos das franquias;
- Oferecer um foco empresarial e jurídico: isso possibilita estimar a totalidade dos investimentos, estabelecendo taxas, normas, regras, perfil, visual, estrutura jurídica, planejamento da marca, elaboração da Circular de Oferta de Franquia, entre outros;
- Organizar a atuação da franquia: depois que há a firmação do contrato, a nova franquia deve delimitar seus passos. Suas atividades são independentes. Então, será preciso fazer a seleção dos funcionários, pensar na comunicação da empresa e acertar a relação com os fornecedores;
- Monitorar o andamento das franquias: fique de olho no rumo das franchises, isso permite que você estreite as relações com os franqueados, trocando experiências e orientando-os quando necessário.
Quem pode investir em uma franquia odontológica?
Muitas pessoas acreditam que apenas dentistas podem investir em uma franquia odontológica, devido ao conhecimento da área. No entanto, isso não é uma regra. Qualquer pessoa que tenha interesse pode comprá-la.
Mas quanto mais ela tiver conhecimento sobre empreendedorismo, maiores são as chances do investimento ser bem sucedido.
Como dissemos, o mercado odontológico apresenta boas condições para quem deseja adentrar à área. O setor está repleto de profissionais qualificados. Porém, para ter sucesso, é preciso saber selecioná-los de acordo com seus objetivos e com as necessidades odontológicas da região.
Além disso, priorize uma franquia que tenha histórico de sucesso. Afinal, o respeito que ela tem no mercado diminui o prazo de retorno do investimento.
Investigue se ela oferece uma ótima estrutura, com suporte para os franqueados em tudo o que for essencial, como marketing, treinamento dos funcionários, gestão e planejamento.
Atualize seus conhecimentos de administração de empresas sempre que possível. O mercado é muito volátil e está em constante mudança.
Por essa razão, cursos de modelo de gestão são bastante proveitosos. Eles expõem como calcular as métricas e os indicadores da empresa, fazendo com que o empresário possa verificar se está indo para o caminho certo.
Construa uma relação de parceria com os franqueadores. O seu crescimento relaciona-se com o crescimento deles, o que torna-se recíproco. Seja transparente, passe confiança e deixe claro que o progresso deve ser mútuo.
Por fim, tenha consciência de que nada se conquista sem trabalho. Trace suas metas e busque-as! Pode levar um tempo, mas, com preparação e organização, cedo ou tarde elas chegarão.
Otimismos do mercado de franquias
Com a alternância de poder na política, o mercado brasileiro atualmente vive momentos de otimismo, buscando uma retomada econômica.
Na atualidade, a expectativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) está em 2%. E mesmo que o número não seja alto, isso era inimaginável há pouco mais de dois anos, quando entre abril de 2014 e dezembro de 2016 o país teve onze trimestres de quedas consecutivas.
Fora isso, a estimativa do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação, para o ano de 2019 é de 3,87%.
Uma pesquisa divulgada em 11 de novembro de 2018 mostrou que 97% dos empresários desejam continuar investindo, enquanto praticamente a metade têm a intenção de criar novos postos de trabalho.
E como aproveitar o otimismo?
Dessa forma, há muitas oportunidades para o empreendedorismo. Mas, para isso, é preciso se alertar nos seguintes pontos:
- Acompanhar as tendências do mercado
Observar o comportamento do mercado é fundamental para saber como proceder. Por isso, algumas dicas são ficar de olho nos índices citados anteriormente e ler notícias de finanças.
- Coragem para investir
A volatilidade do mercado é alta. Mesmo estando otimista, pode ser que a maré vire repentinamente.
Assim, o empreendedor deve ter em mente que investir é assumir riscos, o que significa que ele deve estar preparado para todos ambientes que possam existir, sabendo agir da maneira correta.
- Planejamentos sólidos
Sem planejamento não há como algo dar certo. E isso serve tanto para aqueles que pretendem adquirir uma franquia ou para aqueles que pretendem expandi-la.
- Trocar experiências com outros empreendedores
Buscar um ponto de vista diferente do seu é sempre uma excelente medida. Você poderá ter novos insights e pensar fomas diferentes de resolver problemas, que não havia pensado antes.
- Conhecimento em gestão
Como já abordamos, investir em aprendizado nunca é demais. Eles serão primordiais quando você tiver que enfrentar períodos de recessões, pois saberá como se comportar.
Em uma pesquisa divulgada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em 2014, que tinha como intuito revelar as principais causas que levam ao fechamento de empresas, foi evidenciado que o empreendedor muitas vezes não se planeja e não tem conhecimentos sobre gestão empresarial.
5 dicas indispensáveis para quem quer comprar uma franquia
Exibiremos algumas dicas que podem ser benéficas para quem quem está pensando em comprar uma franquia.
- Identificação com a marca: para ver qual marca mais se adéqua às suas concepções e ao seu poder financeiro, efetue uma ampla pesquisa. É o único modo de escolher o melhor segmento;
- Suporte oferecido: ao final da pesquisa, o possível contratante saberá os pontos fortes e fracos da empresa. Mas, se quiser, há a possibilidade de conversar com atuais e ex-franqueados. E o suporte deve ser uma das premissas da franquia, por ter papel importantíssimo. Sem ele, o sucesso facilmente não será atingido;
- Circular de Oferta de Franquia (COF): a COF é um documento que fornece todas as informações necessárias sobre a franquia, ou seja, como irá funcionar a parte comercial, financeira e jurídica. Funciona como uma espécie de contrato formal que deve ser entregue pelo menos dez dias antes da assinatura do pré-contrato (se houver);
- Escolha da localização: fazer um estudo da região é uma das melhores formas de conseguir vender seu produto. Por exemplo, se um determinado local não conta com um implantodontista e existe uma procura por esse profissional, o empreendedor deverá contratar ao menos um especialista. Além disso, identifique o respaldo que a franqueadora apresenta na escolha do ponto comercial;
- Viabilidade financeira: dentro da viabilidade financeira do negócio, não se esqueça de colocar todos os investimentos, inclusive o capital de giro e os custos de reforma e de aquisição da localidade.
Tenha foco no cliente
São diversos pontos que precisam ser analisados quando decide-se comprar uma franquia odontológica. Entretanto, um merece foco especial: o cliente.
Se o cliente não se interessar pelo produto, não há como a empresa dar certo. E como fazer isso? Muitas pessoas acreditam que para conquistar o cliente é preciso se concentrar no produto.
Mas isso é errado! Quem foca no produto irá, cedo ou tarde, tratar o cliente como um problema.
É claro que o serviço fornecido deve ser de qualidade. Mas tratar o cliente como alvo não é o melhor a se fazer. Nenhum cliente quer se sentir apenas como uma fonte de renda para a clínica.
Ele quer acumular experiências, recebendo um atendimento personalizado e humanizado, sem protocolos. Esse conceito carrega o nome de Customer Success (Sucesso do Cliente).
Sua finalidade é compreender as necessidades e os dissabores dos clientes, trazendo soluções para responder essas questões, o que gera engajamento e satisfação.
Portanto, visar o relacionamento com o cliente consequentemente trará o lucro tão esperado.
Etapas da jornada do cliente
A jornada do cliente é o trajeto que ele percorre desde o primeiro contato até o recebimento do serviço.
- Descoberta
O momento da descoberta é aquele em que o cliente descobre a marca da sua empresa. Por isso, é importante criar uma boa impressão de primeira, chamando a atenção e encantando o consumidor.
Para fazer isso, o empreendedor necessita criar canais com conteúdos inteligentes, esquematizando uma maneira de entregar ao usuário, que pode ser por meio das redes sociais, por exemplo.
- Consideração
A consideração é o segundo passo da apresentação da marca para o cliente. Nele, ele irá considerar o investimento no serviço e se receberá um atendimento que vale a pena.
- Hora da compra
Neste instante, é o momento da área comercial da empresa entrar em ação. Isto é, seus vendedores desempenharão o papel fundamental de vender a experiência para o comprador, mostrando que aquele produto é diferente dos demais, por isso merece destaque.
- Fidelização
Fidelizar um cliente não é uma tarefa tão simples. Para conseguir isso, o profissional terá de ouvir tudo o que o consumidor tem a dizer sobre o produto.
Somente a comunicação será capaz de gerar críticas construtivas, que corrigirão todas as imperfeições indesejadas.
Em função disso, uma indicação é a criação de um SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor). Essa área pode atuar digitalmente ou através de um número telefônico, com funcionários capacitados em lidar com o público.
A fidelização de clientes é indispensável para uma marca, pois resulta em empatia e comprometimento com ela. Dessa forma, funcionam como divulgadores orgânicos dos produtos e dos serviços.
Em um estudo feito pela Nielsen, 8 em cada 10 pessoas confiam nas recomendações de amigos e de familiares. Por esse motivo, uma sugestão dessas pessoas pode ser mais efetiva que um comercial.
O papel do marketing na captação de clientes
Além de planejar as estratégias de comunicação das marcas, o marketing tem um grande ofício no Costumer Success: a mensuração, que avaliará a eficiência das ações.
E nesse tópico entra também o poder do SAC, que notabilizará a percepção que os pacientes estão tendo com as consultas.
Fora isso, parcerias com personalidades e influenciadores sempre são bem-vindas, porque aumentam a representatividade da marca no mercado e ajudam a criar sua identidade.
Odontologia e Empreendedorismo
Empreender também faz parte do ramo odontológico. Afinal, o consultório e a clínica nada mais são do que empresas. Esse conceito é dividido em três vertentes:
- Comportamental: essa linha esclarece quais são os comportamentos dos empresários quando obtêm êxitos. Independente do segmento do empreendimento, todos os empreendedores possuem condutas que se interligam;
- Gerencial: associa-se às atitudes dos empreendedores que se comportam como um, mas não conseguem gerenciar o negócio. Então, é uma vertente que estuda como deve funcionar a gestão de uma empresa.
- Conjuntural: esta última examina o comportamento do investidor, seus conhecimentos, suas habilidades e suas capacidades, que devem operar como uma engrenagem. Caso contrário, colocará a efetividade do negócio em risco.
Planejamento é o primeiro passo em Franquias Odontológicas!
Antes de fechar o negócio, você precisa levar em consideração alguns critérios. Por isso, o planejamento é a chave de ouro. Mas como fazê-lo?
A resposta é simples. Uma das primeiras etapas é estabelecer o quanto de dinheiro você pretende investir na franquia. Além do investimento, você deve pensar no tempo de retorno e também no faturamento médio mensal que você pretende ganhar.
Para ter a franquia, você provavelmente precisará investir mais de R$200.000,00. Veja o seu limite e anote-o em seu planejamento.
Em seguida, veja em quanto tempo você espera receber o retorno do seu investimento. A maioria das franquias odontológicas começam a ter retorno dentro de 24 meses a 36 meses.
Por fim, confira o quanto você espera faturar por mês. Tenha em mente que a maioria das franquias conseguem mensalmente cerca de R$220.000,00.
É importante você saber que precisará pagar algumas taxas para ter uma franquia. As principais são:
- Taxa de franquia;
- Royalties;
- Taxa de publicidade.
Agora que você já estabeleceu seus valores, crie uma lista dos pontos que você pretende promover na sua franquia, como:
- Atendimento ao cliente;
- Marketing;
- Tecnologias;
- Método de gestão.
Assim que você tiver determinado esses pontos, chegou a hora de pesquisar sobre os melhores franqueadores!
Descubra qual a linha de franqueadores que mais se assemelha aos seus objetivos no mercado odontológico. Depois, é só fechar o negócio!
Vantagens e desvantagens da Franquia Odontológica
Uma das principais vantagens de ser um franqueado é a que o sistema de negócio do franqueador já é testado. Assim, a marca é conhecida de antemão pelos consumidores e tem relevância no campo do mercado odontológico.
Fora isso, o franqueado terá apoio do franqueador. Dessa forma, treinamentos e suportes, por exemplo, serão garantidos pelo franqueador.
Todo o processo de inauguração da franquia é acompanhado pelo franqueador. Por essa razão, detalhes como onde será o ponto comercial e todo o design visual são promovidos com altas chances de sucesso.
Outra vantagem é que o produto da marca é aceito no mercado, o que faz os consumidores terem confiança.
Por outro lado, existem duas desvantagens. A primeira é que você não poderá ter um modelo de negócio próprio. Será necessário seguir o protocolo de operações do franqueador.
A segunda diz respeito ao investimento para conseguir a franquia, que é alto e tem um retorno financeiro demorado.
E não se esqueça: a imagem da sua franquia impacta a imagem das outras unidades e vice-versa. Então, entenda quais são os riscos com a imagem para que possa gerenciá-la da melhor maneira possível.
Como faço para minha clínica virar uma franquia?
Caso você já tenha uma clínica odontológica, mas queria expandir os negócios, tente montar uma franquia de clínica odontológica!
O planejamento deve ser bem detalhado. Você precisa ter noção do quanto quer investir na franquia das clínicas odontológicas.
Além disso, você precisa realizar a análise de franqueabilidade.
Caso ela seja positiva, siga em frente! Trace o plano de expansão e formalize a empresa. Por fim, você precisa procurar por franqueados interessados.
Portanto, cuide do seu marketing pessoal e monte a linha da sua franquia odontológica!
**Informação retirada deste balanço!