DENTISTAS

Benefícios da fotografia odontológica para os dentistas

Benefícios da fotografia odontológica para os dentistas

Aprenda algumas dicas sobre como tirar as melhores fotografias odontológicas

Talvez poucos saibam dessa informação, mas os dentistas utilizam bastante a fotografia odontológica.

A fotografia odontológica vem ganhando espaço entre os profissionais da área da saúde bucal nos últimos anos.

Realizar a fotografia odontológica é uma atividade extremamente importante. É por meio dessas imagens que o dentista pode acompanhar a evolução e o resultado do tratamento odontológico proposto.

Além disso, o uso desse recurso pode auxiliar no marketing do consultório ou da clínica com fotos “antes e depois”.

Vantagens da Fotografia Odontológica

Essa modalidade serve tanto para registrar a estética facial dos pacientes durante uma consulta inicial quanto para registrar o resultado final e divulgar o consultório na internet.

É importante frisar que, para realizar essas divulgações, o profissional deve estar atento às regras estipuladas pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO).

Assim, é fundamental que o paciente esteja ciente e concorde que sua imagem seja divulgada. A partir daí, o dentista pode utilizar e se beneficiar de boas fotos, fidelizando novos clientes e registrando os seus principais trabalhos.

Além disso, registros odontológicos garantem um diagnóstico e planejamento mais preciso possível. Isso pode até mesmo inibir a necessidade de um mock up para a realização dos tratamentos.

Ao analisar as fotos, o dentista também pode identificar os maiores problemas e melhorias que podem ser realizados no próximo procedimento.

Outra propriedade bem bacana da modalidade é que elas podem ser enviadas junto com os moldes de gesso para os laboratórios, facilitando a comunicação destes com os dentistas.

Por fim, podemos dizer que o paciente fica muito mais confortável quando consegue ver o antes e depois de seu tratamento de forma bastante detalhada.

Como tirar fotos de qualidade

É verdade que quase todos os smartphones  conseguem tirar fotos em alta definição, com foco e nitidez perfeitos.

Mas devemos ressaltar que imagens profissionais demandam muito mais do que lentes acopladas ao seu telefone podem proporcionar.

Desse modo, a saída é investir em equipamentos profissionais. Isso irá te ajudar a capturar com propriedade o que você deseja exibir ao seu público alvo. Para tirar fotografias odontológicas é necessário extrema precisão.

Logo, não é recomendado utilizar lentes padrão como uma Reflex, pois seria necessário aproximar muito a câmera do paciente, dificultando a regulagem do foco e da nitidez, deixando as imagens menos profissionais.

Por conta disso, o primeiro passo é adquirir lentes macro, de 100 ou 150 mm. O ideal é buscar um flash circular ou macro, que ajudam a clarear a cavidade bucal com maior precisão.

Uma dica é realizar os registros de forma rápida. Assim, o paciente não fica muito tempo com a boca aberta e você evita qualquer incomodo.

Deixar a câmera no modo automático pode ser uma boa. Assim você não precisa parar para ajustar o fotômetro ao colocar o equipamento em uma nova posição.

Cursos de profissionalização

Você pode conversar com profissionais da área da fotografia e pedir indicações dos melhores cursos de profissionalização ou até sobre como tirar fotos boas.

Claramente não é necessário que você seja um expert em fotografia. Porém possuir um conhecimento técnico pode ajudar bastante na hora de tirar uma fotografia odontológica.

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também