DENTISTAS

Fonoaudiologia pode auxiliar seu tratamento odontológico

Fonoaudiologia pode auxiliar seu tratamento odontológico

Os fonoaudiólogos podem auxiliar os dentistas em diversos tratamentos

O corpo humano é dividido em diversas áreas e existem profissionais da saúde que tratam cada uma delas. No entanto, algumas especialidades podem trabalhar em conjunto. É o caso da fonoaudiologia e da odontologia.

Por conta disso, vamos conversar sobre a fonoaudiologia nesse artigo. Confira mais sobre a profissão e sobre sua relação com a odontologia.

A fonoaudiologia é a área da saúde que estuda, cuida e trata de problemas relacionados a audição, fala, respiração, mastigação e sucção. Ou seja, o fonoaudiólogo possui diversas partes de trabalho que se comunicam diretamente com a odontologia. Esse especialista pode atuar em hospitais, clínicas ou consultórios particulares.

Quando as duas áreas se cruzam?

Mesmo sabendo que ambos trabalham com os mesmos setores, parece difícil encaixar, por exemplo, a fala com a saúde bucal.

Por isso, trouxemos alguns exemplos de situações onde o trabalho conjunto de fonoaudiólogos e dentistas podem melhorar e acelerar o tratamento.

Má oclusão

O uso de aparelhos por conta da má oclusão pode atrapalhar a fala e, consequentemente, a relação do individuo com a sociedade. Um tratamento com uma fonoaudióloga pode restaurar a fala do paciente.

Outro fator é que a língua pode empurrar os dentes por não estar na posição correta. O fonoaudiólogo fará o tratamento para que esse músculo se comporte da maneira adequada.

A própria fala pode ser um fator que leva a má oclusão. Pessoas com problemas na fala podem ter problemas odontológicos – e, mais uma vez, ambos os profissionais devem atuar em conjunto.

Nós também já conversamos aqui sobre como a amamentação e alguns hábitos na primeira infância podem prejudicar a postura dos dentes. Ambos os casos podem ser tratados na fonoaudiologia com indicação, ou até tratamento conjunto, de um odontopediatra.

Implantodontia

Colocar um novo dente na boca pode mudar toda sua relação com a mastigação. É por isso que a fonoaudiologia pode ser tão útil nessa área. É ela que vai cuidar da mastigação do paciente no pós operatório, por exemplo.

Bruxismo e má mastigação

Os dois problemas acima atingem diretamente as duas áreas. É quando fonoaudiologia e saúde bucal se encontram e um tratamento em conjunto se torna mais efetivo.

Buco-maxilo

As cirurgias ortognáticas, resumindo, corrigem deformidades ósseas no rosto.

Ou seja, após essa cirurgia, o paciente precisará se readaptar na fala, mastigação, etc. Até mesmo a musculatura local pode não estar preparada para os novos movimentos ou sua intensidade.

É nesse momento que a terapia fonoaudiológica se torna indispensável no tratamento odontológico. Sem as duas áreas trabalhando juntas, o paciente jamais irá conseguir retomar suas funções com facilidade, rapidez e segurança.

Fonoaudiologia e odontologia mais fortes

Com a junção dos conhecimentos e práticas de ambos os lados, o paciente sai com o tratamento mais completo possível.

Por isso, converse com seu dentista ou com seu fonoaudiólogo sobre a eficácia do tratamento conjunto no seu caso. É importante reforçar que as duas áreas podem conversar em outros quadros não citados aqui.

A fonoaudiologia, assim como a odontologia, nos acompanha do nascimento até a morte. Não deixe de aproveitar o melhor das duas áreas!

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também